Meu Timão

Entrar

Após fechar com a Falconi e a KPMG, o Corinthians fechou com a empresa Gelson Ferrareze Sociedade de Advogados para implementação do Compliance

Rodrigo Vessoni/ Meu Timão

16K 138

Gestão

Corinthians define empresa para implementação do compliance; Duílio manda recado

visualizações 16K comentários 138 91

Uma das principais promessas de campanha de Duilio Monteiro Alves na eleição presidencial do Corinthians sairá do papel e está perto de ser oficializada pelo clube. Trata-se da implementação do compliance - veja o que significa abaixo.

A reportagem do Meu Timão apurou que a empresa escolhida é a Gelson Ferrareze Sociedade de Advogados, que tem escritório na Zona Oeste da capital paulista.

Minutos após a publicação da matéria, Duilio Monteiro Alves divulgou um vídeo em sua redes sociais confirmando o acordo com o escritório e explicando a importância disso para o Corinthians. A vigência será válida até dezembro de 2023.

"Fala, Fiel. Muito feliz em dar hoje mais um passo importante para o nosso clube. Acabo de assinar o contrato com o escritório de advocacia Gelson Ferrareze, um dos melhores do Brasil no setor de compliance. Esse escritório vai orientar o Corinthians na montagem da governança interna do clube. O que isso significa? Significa que cada contrato com possíveis parceiros será avaliado rigorosamente antes de ser assinado seguindo requisitos previamente estabelecidos, o que vai aumentar a transparência e diminuir os riscos para o clube. Isso é o Corinthians ficando mais forte a cada dia. Em breve, eu conto mais para vocês. Abraços e vai, Corinthians!", disse o mandatário.

Segundo o site da GFSA, que tem doze anos de experiência no mercado, o escritório cuida de diversas áreas, como contratos, direitos desportivo, trabalhista e tributário, além é claro do compliance e ética empresarial, que será sua área de atuação no Corinthians.

A estruturação foi capitaneada pelo diretor jurídico Heroi Vicente que, por sua vez, montou uma comissão de advogados de sua confiança para definir as principais diretrizes do acordo. Quatro empresas especializadas em compliance apresentaram seus sistemas de trabalho e a Gelson Ferrareze foi a escolhida.

Estruturação foi capitaneada pelo diretor jurídico Heroi Vicente (à esquerda)

Agência Corinthians

Assim como ocorreu com as entradas das empresas Falconi (especializa em gestão) e KPMG (especializada em renegociação de dívida), o compliance é visto pela nova diretoria como uma etapa importante para melhorar a gestão do clube.

A diretoria acredita que a implementação das normas e diretrizes do compliance, entre outros benefícios, aumentará a credibilidade no mercado e ajudará capitação de recursos, além de trazer mudança nas mentalidades administrativa e financeira dos gestores.

Para entender a importância, o compliance poderia analisar, por exemplo, a contratação de Jô em junho de 2020. O atacante deixou o Nagoya Grampus em litígio com o clube japonês. O risco de um processo na Fifa, como ocorreu meses depois, poderia ter sido analisado pelo compliance, além do departamento jurídico do clube.

Gelson Ferrareze Sociedade de Advogados, escritório que será responsável pelo Compliance do Corinthians, tem doze anos no mercado

Reprodução/Internet

Entenda o compliance

A palavra

Origem na língua inglesa, do verbo “to comply” (para cumprir). Quando uma empresa está cumprindo as normais e leis (externas e internas), está em compliance.

O que é

Conjunto de medidas voltadas a garantir relações éticas e transparentes, mantendo a empresa dentro de todas as normas legais.

Por que é bom?

Significa que existe transparência e um elevado grau de maturidade de gestão.

O que evita

Muitos problemas com a lei podem ser detectados e prevenidos, evitando desgastes de toda ordem para a empresa.

Pontos básicos

  • Elaborar um código de conduta com regras claras e objetivas;
  • Mitigar, identificar e remediar os riscos de violações das Leis, normas e procedimentos;
  • Conscientizar e identificar as condutas indesejadas dos colaboradores, favorecendo pronta resposta da empresa (ou organização);
  • Evitar custos e contingências com investigações, multas, publicidade negativa, interrupção das atividades, perda de contratos, indenizações, impedimento de acesso a recursos públicos ou de participação em licitações públicas;
  • Criar um canal de denúncia e de comunicação acessível, para permitir ao colaborador informar o descumprimento de alguma norma.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Parque São Jorge.

Confira mais novidades do Corinthians

138 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop