Meu Timão

Entrar

Rede Globo comentou a Lei do Mandante e deu margem para negociações amigáveis com os clubes

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

4.5K 28

Importante

Globo publica carta aberta aos clubes das Séries A e B e se coloca a favor da Lei do Mandante

Por Meu Timão

visualizações 4.5K comentários 28 2

Na manhã desta segunda-feira, a Rede Globo publicou uma carta aberta ao Corinthians e demais clubes que disputam as Séries A e B do Brasileirão. No documento, a empresa destacou a parceria com as equipes em meio a um novo rumo das negociações de transmissão.

Ao longo da carta, a Rede Globo pontuou que tem sido parceira do futebol brasileiro há 50 anos, mas pontuou que a chamada "Lei do Mandante", que altera o modelo de negociação de venda dos direitos de transmissão, é um avanço para o futebol brasileiro.

Atualmente, conforme previsto na Lei Pelé, para que uma partida seja transmitida na televisão, ambos os clubes envolvidos precisam ter um contrato com uma emissora. No último final de semana, por exemplo, o Corinthians entrou na Justiça por conta dos moldes de transmissão definidos pelo Athletico-PR .

Enquanto o Timão tem contrato com a Globo, o clube paranaense não tem nada firmado com a emissora e, portanto, vendeu seus direitos para a Rádio Jovem Pan e ao streamer Nobru na Twitch. O problema para o Corinthians era que a equipe adversária não negociou junto com o Timão.

Ainda é válido destacar que, na carta aberta, a Rede Globo se colocou à disposição dos clubes para negociar novos contratos na nova legislação, caso as equipes assim desejem. A emissora, porém, pediu para que os atuais contratos de transmissão (válidos até 2024) sejam respeitados "em prol da segurança jurídica de todo o sistema".

Confira a carta aberta da Rede Globo aos clubes das Séries A e B do Brasileirão

Aos 40 clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol 2021,

Nos últimos meses muito tem se falado da relação da Globo com o futebol. Alguns tentam nos colocar como opositores de vocês, clubes. Em quase cinco décadas de parceria e investimentos, temos certeza que nossos caminhos foram convergentes e tiveram objetivo comum: um futebol forte e equilibrado para o torcedor. Como em toda parceria, existiram divergências que foram resolvidas com diálogo e negociação, sem perder de foco o objetivo de fortalecer a maior paixão nacional.

Não podemos deixar de lembrar dessa história, que foi dedicada à valorização do esporte que é a paixão de todos nós. Desde a década de 70, a Globo transmite as competições dos clubes do futebol brasileiro. Na década de 90 ajudamos na organização do calendário e na padronização do sistema de disputas das competições nacionais. Em 1997 criamos com vocês o PPV do futebol nacional, do qual somos sócios. Em 2003 foi criada a fórmula de disputa atual do Campeonato Brasileiro, com o sistema de pontos corridos e, mais recentemente, a partir de 2019, construímos juntos um novo modelo mais justo e equilibrado de divisão de receita dos direitos transmissão, seguindo as experiências de sucesso das ligas europeias de futebol. Esses são alguns poucos exemplos importantes da nossa trajetória conjunta.

Acreditamos muito no futebol brasileiro e, por isso, nunca medimos esforços para desenvolvê-lo como um negócio lucrativo para todas as partes. Destinamos bilhões de reais aos direitos de transmissão todos os anos. Fora o alto investimento na promoção das competições, na contratação dos melhores profissionais para as transmissões e cobertura dos jogos e na implantação de tecnologia de ponta para entregar ao torcedor transmissão de alta qualidade nas diversas plataformas. Nenhuma outra empresa investe tanto, e com tanta consistência, no futebol nacional. Nossa esperança se amplia nesse novo momento em que o futebol aponta para uma maior união entre os clubes, algo que acreditamos ser fundamental para o melhor desenvolvimento do Campeonato Brasileiro.

Queremos aproveitar para reforçar e registrar aqui nosso entendimento de que a alteração na legislação trazida pelo projeto de lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, que dá ao time mandante os direitos de arena, caso seja esse o desejo de vocês clubes, poderia ser mais um passo nessa evolução. Um avanço no caminho de dar mais autonomia e flexibilidade, desde que respeitados os contratos já celebrados, em prol da segurança jurídica de todo o sistema. Inclusive apoiamos a negociação coletiva dos clubes por seus direitos de transmissão, como ocorre nas principais ligas do mundo (mesmo em países que adotam na legislação o sistema dos direitos do mandante) para assegurar que os clubes consigam maximizar seus ganhos, sem causar desequilíbrio no mercado.

Independentemente do modelo de negociação, a Globo manterá sua parceria histórica com os clubes, suas Federações e com o futebol brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento de todo o mercado e para o engrandecimento do espetáculo. Quem ganha são os torcedores de cada um de vocês, apaixonados por futebol, assim como nós.

Saudações esportivas.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Transmissão de jogos.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Regis Andrade
    Regis Andrade

    Claro a Lei vai ser ótima para Globo que vai gastar menos. Muitos clubes vão sofrer para arrecadar, inclusive os grandes que não terão mais os milhões garantidos na conta.

  • VALDECIR
    Valdecir Mendola #200

    Lerdo é o gato- essa Lei vai ser ótima para a globo e pessima para muitos times ai, com certeza ela vai pagar muito bem para o Corinthians e também pode tentar o Flamengo, e ai mais uns 03 timecos pronto esta com o pacote da audiência feito.

    E tem outra coisa se o Corinthians voltar a libetadores ela derruba o SBT, pois o mesmo não da audiência e é dura de assistir jogo lá.

    O Corinthians tem que aproveitar bem esse momento e amarrar um bom contrato e outra coisa pessoal a Globo sempre foi nossa parceira, queiram ou não sempre foram, acho que o Corinthians tem mesmo é que ficar na globo, e só amarra bem o contrato e ter um time bom, pois Corinthians ruim já tem IBOPE imagina a gente com um time bom, além de nós da FIEL teremos os ANTIS torcendo contra, vai ser bonito de ver

  • Publicidade

  • Todos os comentários (28)

    Ricardo
    Ricardo Kurama #549

    Quem der mais IBOPE ganhará mais! Essa é a tendência.

  • Marcos
    Marcos Jp

    GLOBOLIXO

  • Ricardo
    Ricardo Santos #915
    Tiraço no pé!
  • Leandro
    Leandro Silva #43

    Se adequaram à nova realidade. Têm contratos vigentes, mas já deu a largada pra começar a negociar os contratos futuros. Muitos clubes vão quebrar a cara nessa do streaming. O mercado vai se fragmentar e o torcedor que acha que vai ser vantagem seu clube estar livre do "monopólio" da Globo, no fim vai ter que pagar por diversos serviços de streaming, ou vai continuar buscando sites piratas - que têm sido constantemente derrubados. Para o Corinthians, renovar com a Globo sob novas circunstâncias, vai ser o melhor caminho. Realmente, nenhuma outra empresa investiu tanto no futebol brasileiro ao longo das décadas, e nem vai.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop