Meu Timão

Entrar

O início de gestão de Augusto Melo foi criticado por especialista

Danilo Fernandes / Meu Timão

2.9K 54

Críticas

Economista critica início de Augusto Melo no Corinthians: 'Começou gastando o que não deveria'

Por Pedro Mairton e Rodrigo Vessoni

visualizações 2.9K comentários 54 2

O início da gestão de Augusto Melo no Corinthians foi criticado pelo economista Cesar Grafietti, que concedeu entrevista exclusiva ao Meu Timão na última sexta-feira, no quadro Papo com Vessoni, no YouTube.

O especialista apontou o risco financeiro pelas contratações do Corinthians na primeira janela de transferências de 2024, além do fato do clube ter pagado as multas rescisórias da Pixbet, devido ao acordo com a Vaidebet, e também da demissão do técnico Mano Menezes, que somadas ultrapassam o valor de R$ 50 milhões.

“Quem garante que pagou menos com as contrações após as saídas? Gastou 130 milhões em contratações além do salário, essa é uma dívida perigosíssima que se não for paga vai para a Fifa, vai virar transfer ban, vai virar problema, essa não é a melhor forma de gerir, ainda mais para um clube que começa o ano com uma dívida de 1,2 bilhão de dívidas para pagar. Tem outros lados, novos contratos de publicidade, aumentou receitas, está se movimentando para trazer boas receitas. Tudo tem o lado bom e ruim, o lado ruim do contrato com a Vaidebet é que vai ter que pagar a multa para a Pixbet, aquele valor todo não é aquele valor todo. Já demitiu o Mano (Menezes), e tem um valor grande para pagar nele. Já começou gastando o que não deveria”, criticou Cesar Grafietti - confira a entrevista completa abaixo.

Maior patrocínio master do Brasil , o acordo entre Corinthians e Vaidebet tem alguns contrapontos na visão de Cesar Grafietti. Devido a empresa não ter tanto reconhecimento do mercado, o clube alvinegro tem dificuldades em solicitar a antecipação do dinheiro com bancos.

“Quando você faz alguns contratos, o clube de futebol precisa antecipar dinheiro o tempo todo porque no começo do ano você arrecada pouco, os Estaduais pagam um pouco menos, você começa a receber uma parte do Campeonato Brasileiro em dezembro (do ano anterior). Quando você faz um contrato com um parceiro que o mercado não conhece, fica mais difícil de antecipar esse dinheiro. O Corinthians fechou o contrato com a Vaidebet, mas quem conhece a Vaidebet ao ponto de ir lá e antecipar esse dinheiro? Você tem o risco de uma empresa de pagar ou não, isso pode acontecer com a Vaidebet ou qualquer outra empresa, como as Americanas que quebrou e era de capital aberto, não é um problema com a Vaidebet, é o problema do mercado não conhecer uma empresa que é sediada em Curaçao e o mercado não vai querer antecipar com esse risco”, analisou o economista, que ainda citou a negociação pelos direitos de transmissão como um exemplo.

Da mesma forma que o clube demora para assinar um contrato com a Globo, quando você precisa antecipar esse contrato, você bate no banco e o banco te antecipa na hora. Agora você vai assinar com a ‘Zezé TV’, como você vai antecipar esse dinheiro? Ninguém conhece e não antecipa. Pode até antecipar, mas os juros vão ser maiores, esse é outro ponto que precisa ser considerado quando você faz contratos com esses parceiros não tão tradicionais, você pode fazer, mas terá outras dificuldades”, exemplificou.

O Corinthians ainda negocia os direitos de transmissão para as próximas edições do Brasileirão. No entanto, o prazo dado por Augusto Melo para a concretização do negócio encerrou na última semana .

Interferência política

Cesar Grafietti acredita que a pressão no começo de temporada do Corinthians pode ter interferido no trabalho de Rozallah Santoro, atual diretor financeiro do clube. Segundo o economista, a busca por resultados imediatos por parte da diretoria se sobressaiu sobre a análise técnica de um especialista.

Conhecendo o perfil do Rozallah (Santoro), ele deve estar tentando colocar um pouco de ordem na casa, mas ele está dentro de um ambiente político, onde o político acaba ultrapassando o viés técnico. ‘Ah, tem que contratar, o jornalista tá reclamando aqui, a torcida dizendo que o time tá mal, outro jornalista dizendo que o técnico tá mal e tem que mandar embora’”, iniciou.

Tudo que acontece em um ambiente político nervoso, muitas vezes ultrapassa o conhecimento técnico. Há sinais de melhora, mas há comportamentos tão complicados ou ruins como os de sempre, precisa de um equilíbrio. O Corinthians precisa parar e traçar um plano para um caminho para sair dessa situação e ir para uma melhor, fazer mais do mesmo não vai ter um resultado diferente e olhando os adversários sempre melhorando”, completou.

Confira a entrevista com Cesar Grafietti

Veja mais em: Augusto Melo, Dívida do Corinthians, Diretoria do Corinthians e Presidentes do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

54 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Pablo
    Pablo Rodrigues #4.349

    Onde estava esse tal economista quando a quadrilha R&T maquiava o balanço do clube hein? Por curiosidade mesmo sabe...

  • Ma
    Ma Vidrich #16
    Augusto Melo faz as mesmas coisas e espera resultados diferentes. E o pior que estava bem nitido que ele era um amador bravateiro.

    E vamos pensar nos administradores dos rivais:

    - Marcelo Teixeira pegou realmente terra arrasada e tornou o Santos competitivo. Ele é um empresário de sucessso (dono de mtu coisa em Santos) com experiência no mercado e no futebol

    - Cazares do São Paulo é do mercado, tem experiência no marketing da Record por anos e tem bom transito com vários executivos

    - Leila Pereira, bilhonária e empresária de sucesso. Sabe como administrar uma empresa de forma sustentavel e escolher/manter bons nomes para cada departamento

    Ai comparamos com o Augusto Melo e todos os outros amadores do cancer Renovação & Transparência. Nenhum deles têm uma carreira de sucesso ou respeito do mercado. Vivem de politicagem dentro do Parque São Jorge. Sem pessoas capacitadas no comando não tem como dar certo
  • Todos os comentários (54)

    JOAO
    Joao Mello #3.713

    Quando falei TIMAOOO EMPRESA, não falei SAF não, e sim SOCIEDADE COM AÇÕES EM BOLSA - S/A, para nós os verdadeiros corintianos serem donos do Timão, chega DE ratos.

    Chega de tirar grana do futebol profissional para sustentar sócios que ficam tomando caipirinhas na beira da piscina.

    Timão S/A é a melhor solução, na primeira integralização pagamos o estádio três vezes. SOMOS A FIEL! Isso ninguém tira.

  • Ediceu
    Ediceu Almeida #325

    O economista está correto, as instituições financeiras tem o processo de análise de risco e caso o Corinthians queira antecipar algum valor, vai pagar juros mais altos, por conta desses patrocínios desconhecidos.

    A saída é equalizar as despesas com as receitas mensais e não precisar da antecipação de valores, o que é quase impossível.

    Outra coisa que é muito estranha é a notícia que a arena está dando mais despesas do que receitas, alguma coisa está errada aí, por que o público se mantém grande em quase todos os jogos, então tem muito ingresso saindo "na faixa" para muita gente.

    Uma auditoria precisa ser realizada para saber onde está o rombo, por que a média de público é muito grande para pouca receita.

  • REGINALDO
    Reginaldo Medeiros #526

    Na verdade este sujeito é anti-corinthiano!

  • Reginaldo Guedes
    Reginaldo Guedes #2.467

    Entrevista com colocações bem típicas de quem torce para tudo dar errado.

    O triste é que quando os ladrões da R & T, estavam no poder, todos apoiavam e sequer discutiam os trambiques que eles faziam, vendendo nossas revelações a preços de banana estragadas e pagando valores absurdos a um centroavante que nem sabe dominar uma bola de futebol.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop