Tamires, lateral-esquerda do Corinthians, virou tema de vestibular. A pergunta, aplicada em prova específica de medicina, fazia referência à lesão que tirou a jogadora da reta final dos Jogos Olímpicos de Paris e, consequentemente, da temporada regulamentar das Brabas. Em suas redes sociais, a jogadora instigou seus seguidores sobre a resposta e atualizou seu processo de recuperação.
“Recebi essa questão do vestibular da UNESP e bateu uma saudade de jogar!! Tô firme e forte na recuperação e quero saber de vocês... Quem sabe a resposta certa?”, publicou Tamires.
Apesar de citar a Universidade Estadual Paulista (Unesp) como fonte da pergunta, a questão apareceu na prova de medicina da FMABC. No caso, os avaliadores questionaram a aplicação prática da lesão da jogadora, pedindo aos vestibulandos que explicassem os efeitos da ruptura ligamentar. A pergunta foi:
“A seleção brasileira de futebol feminino teve uma enorme perda antes da semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 contra a Espanha. A lateral Tamires sofreu um rompimento ligamentar no tornozelo direito e ficou fora do restante da Olimpíada. A atleta Tamires afastou-se dos Jogos Olímpicos de Paris porque, na região do seu tornozelo direito, houve:
a) Perda da conexão entre os ossos.
b) Fratura de estruturas ósseas.
c) Ruptura entre músculos e ossos.
d) Lesão interna em músculos esqueléticos.
e) Fissura em meniscos das articulações.
Seguindo a literatura médica, os ligamentos do corpo humano são estruturas responsáveis pela união entre os ossos. Assim, a resposta certa para a questão que envolve a jogadora do Corinthians no vestibular seria a letra D.
Tamires está longe dos gramados desde os Jogos Olímpicos, quando a lesão ligamentar externa da sindesmose do tornozelo direito foi diagnosticada
. A jogadora precisou ser submetida a uma cirurgia, custeada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e já está na fase final de recuperação.
A expectativa é de que a lateral já esteja recuperada em janeiro para o início da pré-temporada.