Na noite do último domingo, o Corinthians voltou a fazer uma partida inteira sem marcar gols pelo Brasileirão e interrompeu uma séria positiva fora de casa . O clube do Parque São Jorge foi derrotado por 1 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro , em Pernambuco. Somando todas as competições, havia dois meses (ou 11 jogos) que o ataque de Dorival Júnior não passava em branco.
Antes da partida contra os pernambucanos, a última vez que o Timão não conseguiu somar tentos no marcador foi diante do Cruzeiro. Na ocasião, no dia 23 de julho, o confronto era válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, as equipes ficaram com um empate zerado . Os comandados de Dorival não produziram nada na partida, mas, ao menos, seguraram o ímpeto do rival — os mineiros eram líderes naquele momento.
Depois dessa partida contra o Cruzeiro, o Corinthians disputou mais 11 jogos entre Copa do Brasil e Brasileirão antes de enfrentar o Sport. A equipe perdeu dois duelos, venceu outros seis e empatou por três vezes. Em todos esses duelos, o Timão conseguiu emplacar ao menos um gol, tendo feito mais de um em três deles. Veja abaixo a sequência:
- Fluminense 0 x 1 Corinthians - 13/09/2025 - Brasileirão 2025
- Corinthians 2 x 0 Athletico-PR - 10/09/2025 - Copa do Brasil 2025
- Corinthians 1 x 1 Palmeiras - 31/08/2025 - Brasileirão 2025
- Athletico-PR 0 x 1 Corinthians - 27/08/2025 - Copa do Brasil 2025
- Vasco da Gama 2 x 3 Corinthians - 24/08/2025 - Brasileirão 2025
- Corinthians 1 x 2 Bahia - 16/08/2025 - Brasileirão 2025
- Juventude 2 x 1 Corinthians - 11/08/2025 - Brasileirão 2025
- Palmeiras 0 x 2 Corinthians - 06/08/2025 - Copa do Brasil 2025
- Corinthians 1 x 1 Fortaleza - 03/08/2025 - Brasileirão 2025
- Corinthians 1 x 0 Palmeiras - 30/07/2025 - Copa do Brasil 2025
- Botafogo 1 x 1 Corinthians - 26/07/2025 - Brasileirão 2025
Dorival Júnior chego ao Corinthians com a missão de estancar o alto número de gols sofridos pela equipe no começo do ano. O treinador conseguiu o feito, inclusive, com uma melhora nítida na bola área. Porém, o ataque alvinegro também passou a ter maiores dificuldades para marcar gols.
Depois da pausa para o Mundial de Clubes, o técnico conseguiu corrigir o balanço e a equipe passou a produzir mais. Foram 16 jogos no período, com sete vitórias, cinco derrotas e quatro empates. Neste período, apenas três jogos estão registrados sem gols do Timão até aqui: os já mencionados duelos contra Sport e Cruzeiro; além da derrota para o São Paulo por 2 a 0 no Morumbis .
A melhora produtiva veio ainda em um momento de desafio para o treinador. A equipe do Corinthians sofre com desfalques importantes desde esta volta do futebol brasileiro após o torneio mundial. Yuri Alberto está disponível apenas há três jogos e ainda não marcou gols no período . Memphis sofreu um edema na coxa e desfalcou a equipe por dois duelos consecutivos . Assim como Garro, que teve uma lesão diagnosticada na panturrilha direita e ficará fora por um mês.
Fora isso, o treinador ainda não pôde contar com Gui Negão diante do Sport, pois o jovem atacante cumpria suspensão automática. Ele iniciou a partida com Yuri e Vitinho à frente, mas a dupla não rendeu. Quando chegava ao ataque, o Timão tina dificuldades para concluir as jogadas. No segundo tempo, Dorival arriscou Talles Magno ( que não marca há dez jogos ) e Romero (que não marca desde abril).