Venha fazer parte da KTO
x
O Corinthians e o sofrimento que molda as tradições e glórias mil
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

O Corinthians e o sofrimento que molda as tradições e glórias mil

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

5.4 mil visualizações 35 comentários Comunicar erro

O Corinthians e o sofrimento que molda as tradições e glórias mil

Corinthians costuma levantar mais forte de um grande tombo

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

As horas passam, mas a dor segue aqui. A cada foto da final da Copa do Brasil, o torcedor do Corinthians lamenta um pênalti não marcado, um gol perdido ou uma cobrança ruim da marca da cal. É normal, vai demorar pra isso passar.

Apesar disso, esse gosto amargo não serve pra afastar o corinthiano. Ao contrário. Quanto mais se lamenta, mais se sente o que é ser da Fiel. O sofrimento é parte importante do que é o Time do Povo.

"Corinthiano, maloqueiro e SOFREDOR", afinal - e graças a Deus!

E junto dessa paixão que só cresce pelo clube, a chave também vai virando para alguns. Enfrentar o Flamengo de cabeça erguida e ficar a um detalhe do título enche o torcedor de orgulho. Para além disso, também é combustível para a esperança de dias melhores.

Nas redes sociais, isso fica claro entre a Fiel. Nas últimas horas, porém, deu para notar que os jogadores também se sentem assim.

A cada texto dolorido, uma projeção positiva do que está por vir. Todo mundo parece sentir uma energia diferente depois dessa derrota.

Motivos para acreditar nunca vão faltar. E o passado nos mostra isso.

O histórico título de 1977 vem um ano depois do dolorido vice para o Internacional após a invasão ao Maracanã na semifinal - um dos mais belos capítulos da história alvinegra.

Falando de Copa do Brasil, a última conquista do Corinthians no torneio foi em 2009. Na temporada anterior, derrota traumática para o Sport na grande decisão - que o Timão chegou mesmo estando na Série B na oportunidade, mostrando todo o peso de sua camisa.

Até mesmo a Libertadores veio da dor. Um ano antes de Alessandro erguer a taça continental, o time de Tite caiu para o Tolima na fase preliminar do torneio - e indo além, ninguém esquece a queda doída para o próprio Flamengo em 2010.

O Corinthians é assim. A paixão aumenta independente do resultado e as quedas viram força para algo maior.

Nas redes sociais, noto muitos adversários incomodados com a postura da Fiel. Tentam de toda forma deslegitimar o orgulho da torcida após o vice campeonato. Eles não entendem.

Para quem vê de fora, parece mentira. Os normais se escondem na derrota. Não vestem a camisa. Somem da internet. O corinthiano não.

No dia do sofrimento é o que o manto vira segunda pele. O "Vai, Corinthians!" na rua sai mais forte. O amor aumenta.

Não é romantizar a derrota. É romantizar o Corinthians. Nenhum resultado diminui essa paixão.

Por tudo isso, é bom ver que os jogadores também estão assim. Derrotados, abatidos, mas confiantes que o Timão vai voltar mais forte. E a história está para nos mostrar que há motivos para acreditar.

Sem o sofrimento, as tradições e glórias mil jamais teriam o mesmo sabor.

Que venha 2023.

Veja mais em: Copa do Brasil.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Timao

    Timao 4 comentários

    @timao.tv em

    Eu não consegui dormir direito na quarta feira e tive que aturar pessoas me zuando e eu estava pouco me f*dendo com as zoeiras

  • Foto do perfil de Richardson Nunes

    Richardson 13 comentários

    @richardson-nunes em

    Moro em Natal, Rio Grande do Norte. E por pura coincidência da vida, estava em São Paulo no dia 17, no dia do treino aberto. Havia conseguido os ingressos gratuitos para assistir o time de perto e ver pela primeira vez a fiel em peso dentro do nosso estádio. Já conhecia a Arena por aquele tour, mas a experiência nova foi totalmente diferente, falta um jogo agora. Vale lembrar que tive que alterar o voo que tinha para o Rio de Janeiro às 15 horas para ir ao treino. Depois de muito luta, consegui. Deixei malas no aeroporto e parti de metrô para Itaquera. Voltando em cima da hora para o novo voo. Loucura corintiana... O que não fazemos pelo nosso time.

    No Rio, todo o clima do jogo e de já ganhou dos flamenguistas fez eu viver a partida de um modo totalmente novo. Tudo de perto ficou ainda maior, mais intenso. Tentei ver o jogo no estádio mas era caríssimo. Fugia do meu orçamento.

    Fiquei na TV do hotel, sozinho na terra do adversário. Acreditei bastante, vi o silêncio que as ruas ficaram em todo o segundo tempo. Infelizmente por muito pouco não ficamos com a taça. Para os de fora que acreditavam que seria uma surra, uma surpresa. Para nós corintianos mais uma demonstração que nosso time é GIGANTESCO.

    E sim, desde a quarta feira, sem dormir bem, com o espírito machucado, não paro de pensar no meu time. No meu Corinthians, time do povo. É um fato que para nós o sentimento cresce no momento ruim, na dor. Que os outros busquem explicação e tentem cobrar o racional de nós. Não encontrarão, pois aqui tem um bando de loucos. Loucos pelo Corinthians.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Juliane Bauer

    Juliane 190 comentários

    35º. @juliane-bauer2 em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 1242º

    João 1597 comentários

    34º. @joaopaulosoueu em

    Ótimo texto. Na quinta-feira eu já era mais Corinthiano do que na quarta-feira. E vestir a camisa do Coringão, sempre com muito orgulho, faço quando perde, empata ou ganha. Não tem essa de esperar, de dar um tempo. Assim é o Corinthiano.

  • Foto do perfil de Danilo

    Ranking: 235ª

    Danilo 202 comentários

    33º. @danilo.daiane em

    Por isso sempre falamos que a fiel vive de Corinthians não de títulos...

  • Foto do perfil de Renato LU1Z

    Renato 28 comentários

    32º. @renato.lu1z em

    Parece que morreu alguém próximo, mas o orgulho é maior.

    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Sergio

    Sergio 1 comentário

    31º. @sergio.alves.jr em

    É assim mesmo. Em 2007, depois do final do jogo contra o Grêmio, eu sai na rua com a camisa do Corinthians.