Como nasce uma torcida?

Bruno Teixeira Rolo

Mestrando em Gestão do Esporte, entende que o futebol vai além das quatro linhas e gosta de analisar o comportamento do torcedor e sua relação com o clube de coração.

ver detalhes

Como nasce uma torcida ?

96 mil visualizações 59 comentários Comunicar erro

Como nasce uma torcida ?

Comemoração do gol no clássico centenário

Foto: Bruno Teixeira Rolo

Fala Fiel, hoje estreio minha coluna aqui no portal Meu Timão, talvez vocês já tenham lido alguns textos meus por aqui, ou visto fotos que registro do Corinthians pelos locais por onde vou, mas agora é pra valer. Pretendo abordar questões que me fazem analisar e refletir que ocorrem com o Corinthians fora das quatro linhas, além de eventualmente trazer algumas fotos. E por que não começar com o que há de mais sagrado, nós torcedores apaixonados pelo maior clube do mundo. Conto com seus comentários, sugestões e críticas à coluna. Vamos lá !

Conversando com um colega advogado da área desportiva ele me fez a seguinte pergunta, você sabe a origem das torcidas organizadas?

Pensei, pensei e respondi errado. Ele me contou que as torcidas organizadas surgiram na Inglaterra na época que o futebol era totalmente amador, o que chamamos aqui de futebol de várzea.

Meu amigo disse que quando os times iam jogar contra os rivais em outro bairro ou cidade próxima sofriam emboscadas, eram hostilizados, ameaçados e até mesmo agredidos em questões de rivalidade extrema. E que a partir disto os amigos e familiares dos jogadores se reuniam para escoltar e proteger o time até o local da partida. Parece óbvio não?

Hoje o futebol no geral é profissional, não há ocorrências frequentes destas situações, mas a torcida ainda exerce um papel fundamental para o seu clube de coração. Durante os 90 minutos da partida o apoio é sagrado, a união é a fórmula, e o grito é o espírito do time.

Torcida do Corinthians durante o clássico centenário

Torcida fazendo a festa na arquibancada

No próximo sábado dia 04/03/17 a festa começará mais cedo às 13h, no Esquenta Fiel em um dos estacionamentos da Arena Corinthians. Garanta seu ingresso para esta experiência, combine com os amigos, faça a festa e curtam o Corinthians antes, durante e depois.

Vai Corinthians !

Acompanhe meu trabalho com as fotografias em: https://instagram.com/brunotrolo/

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Coluna do Bruno Teixeira Rolo

Por Bruno Teixeira Rolo

Mestrando em Gestão do Esporte, entende que o futebol vai além das quatro linhas e gosta de analisar o comportamento do torcedor e sua relação com o clube de coração.

O que você achou do post do Bruno Teixeira Rolo?