Venha fazer parte da KTO
x
Sobre os que adotam o Sk Sturm Graz no lugar do Corinthians
Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Sobre os que adotam o Sk Sturm Graz no lugar do Corinthians

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

9.3 mil visualizações 50 comentários Comunicar erro

Sobre os que adotam o Sk Sturm Graz no lugar do Corinthians

Elenco do Sk Sturm Graz

Foto: Reprodução

Vou falar de jogo de videogame. Para ser mais específico, de simuladores de futebol. Eu jogo Fifa, e só para isso eu ligo meu Playstation 4. Não tenho interesse em outros games, e essa situação existe há mais de uma década: ter videogame, quatro controles e um jogo. Ele basta. Há muitos que amam futebol e passam pela mesma situação.

Cada jogo desses licencia o uso de imagens individualmente com cada equipe profissional. A grande maioria dos clubes negocia com os dois games, mas não é o caso do Corinthians.

Desde 2014, o Corinthians tem exclusividade com o Pro Evolution Soccer. Em 2018, nosso clube inicialmente tentou fazer diferente: licenciar a imagem com os dois jogos e oferecer canais de comunicação (posts em redes sociais, basicamente) com exclusividade para apenas uma plataforma.

A Konami, interessada em manter vivo o simulador de futebol PES, fez uma oferta de exclusividade por dois anos. A ideia é que, se não houver Corinthians no Fifa, os fãs vão ter que comprar o PES. A diretoria do Corinthians aceitou tal oferta, aliada a um patrocínio na camisa.

Só que o PES é ruim se comparado ao Fifa. Aí não há exclusividade que segure a concorrência. Em 2018, as vendas do game Fifa somaram 32.5 milhões ao redor do mundo, enquanto o PES (Pro Evolution Soccer) vendeu 2.6 milhões de unidades.

No Fifa, popularizou online o modo FUT (Fifa Ultimate Team), em que você monta equipe, compra jogadores para o clube e disputa com outros jogadores. Tem jogadores atuais e até ídolos do passado, incluindo nosso Dr. Sócrates.

Sócrates no Fifa Ultimate Team

Dr. Sócrates no Fifa Ultimate Team

Reprodução

Na hora de montar o time, é necessário escolher um escudo para o clube. Acredito que 99% dos jogadores escolhem o símbolo do clube de coração, mas os corinthianos, não.

Sem a opção de ter o escudo e os jogadores do Timão, os corinthianos escolhem o símbolo do "Sk Sturm Graz". Trata-se de um clube tradicional do futebol austríaco, fundado em 1909. Em 110 anos de história, venceram três vezes a competição nacional na Áustria.

Você talvez esteja se perguntando: por quê?

Bom, a resposta está no símbolo. Já que não tem o símbolo do Corinthians, a galera vai no mais parecido mesmo.

Escudo do Sk Sturm Graz

Escudo do Sk Sturm Graz

Reprodução

Lembra nosso antigo símbolo, não?

Símbolo do Corinthians antigo

Símbolo do Corinthians antigo

Reprodução

Parece demais!

Entendo que o Corinthians pensa mais no curto prazo e faz do uso de imagens de jogos de videogame uma nova receita. Mas adoraria pode jogar com meu time também.

Abraços, e adiciona lá na PSN: maktuiu_br

Veja mais em: Videogame e Corinthians no e-Sports.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?