Minhas impressões sobre as novidades do Fiel Torcedor
Opinião de Danilo Augusto
3.9 mil visualizações 27 comentários Comunicar erro
Conforme anunciamos hoje, o Fiel Torcedor vai mudar em 2020. Com novos parceiros, mudanças no preço, o clube tenta se mover para não ficar para trás em sócios. Os números de associados vinham caindo nos últimos anos, até que o projeto "Por um futebol melhor" morreu e, desde então, não sabemos mais de muita coisa.
Fato é que o Corinthians se mexeu, mas as mudanças parecem fazer pouco efeito segundo os comentários da torcida no Meu Timão. Talvez pela desconfiança do passado com Omni; talvez pela má fase do time; talvez pela desconfiança nas contas do clube. Pode ser muita coisa. Então, vou listar o que eu acho que a torcida pensa. Trata-se somente da minha opinião, ok?
1) O anúncio de 40 parceiros do Fiel Torcedor ainda consiste naquela política da Ambev em tentar fazer um clube de descontos. E isso nunca foi prioridade ou motivação para alguém se tornar sócio do Corinthians ou de qualquer outro clube de futebol.
2) A torcida espera que os sócios do programa tenham direito de votar no presidente do clube, mas isso nunca vai acontecer enquanto quem está no poder continuar no poder. Assim, anunciar uma mudança no programa sem o direito a voto gera sempre uma decepção, como mostra o comentário mais curtido.
3) O fato de que em praticamente 100% dos jogos o setor oeste ficar com uma ocupação abaixo do restante do estádio indica que talvez não há um público tão grande que esteja disposto a gastar tanto dinheiro para ver os jogos do Corinthians.
4) Por não have transparência e objetivos de quanto dinheiro o Corinthians precisa e ganha com o programa, nenhum torcedor se sente ajudando o clube sendo sócio. A grande maioria só vira membro para comprar ingressos.
5) A falta de transparência sobre as dívidas da Arena também desmotivam. Seria legal se houvesse um informativo mensal do tipo: "a dívida do estádio é X, no último mês pagamos isso aqui e agora falta tanto dinheiro para quitarmos". Mais uma vez, falta clareza.
6) O BMG consegue a difícil proeza de gastar milhões de reais na camisa do Corinthians e ainda assim ser mal visto entre os corinthianos. Muito por conta da falta de transparência que houve no início da parceria. Estender o patrocínio para a Arena é uma tentativa natural, mas tardia na minha opinião.
7) Não deve mudar muita coisa no geral na questão de faturamento, número de sócios e engajamento do torcedor enquanto mudanças mais estruturais não forem feitas.
Bom, é isso. Bem pessimista, mas realista...
E o que vocês acham?
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Danilo Augusto