A 'seleção' do Paulistão lembra a Copa de 2002

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

A 'seleção' do Paulistão lembra a Copa de 2002

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

5.4 mil visualizações 74 comentários Comunicar erro

A 'seleção' do Paulistão lembra a Copa de 2002

Campeão, Corinthians só teve dois jogadores na 'seleção' do Paulistão

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Lembram do pentacampeonato? Foi lindo, com a homenagem ao Dr. Sócrates, disputando o último jogo contra o Palmeiras, em 2011!!! Se quando falam em "penta" você lembra disso, tamo junto!!! Mas hoje quero que você lembre da quinta Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, em 2002.

A Seleção Brasileira fazia uma ótima campanha, a Alemanha também. Pela primeira vez na história as duas nações iriam se enfrentar numa Copa do Mundo, justo na final. Eram 7 títulos mundiais em jogo: 4 para o Brasil, 3 para a Alemanha.

Antes da partida começar, a comissão da Fifa já havia escolhido Oliver Kahn, o goleiro da seleção germânica, como o melhor jogador da Copa. Um puta erro. Ronaldo, o fenômeno, destruiu a final. Fez dois gols, um com uma ajudinha do próprio Kahn, que espalmou uma bola bem defensável para o meio da área. O Brasil conquistou o mundial e Ronaldo foi artilheiro da competição também, com oito gols em sete jogos. Ainda assim, o melhor jogador foi o goleiro que falhou na final.

Percebendo a cagada que fez, a Fifa resolveu mudar a estratégia, esperando a finalíssima antes de decidir a premiação e assim fez em todas as edições seguintes.

Agora, 16 anos depois, a FPF comete o mesmo erro lá da Copa de 2002. Campeonato Paulista de 2018, com a final entre Corinthians e Palmeiras, uma rivalidade de dois campeonatos mundiais em campo (ambos do Corinthians). A entidade que comanda o Paulistão definiu a "seleção" antes da decisão, escolhendo oito jogadores do Palmeiras e apenas dois do Timão, que viria a se sagrar campeão da competição.

Além disso, colocaram como melhor treinador o também palmeirense Roger Machado, que tinha o melhor elenco à disposição, mas foi derrotado novamente pela equipe de Fábio Carille. O "craque" do Paulistão também foi o goleiro do Palmeiras, sem comentários...

Fica a lição para os próximos anos, FPF: esperar um dia a mais não custa.

Veja mais em: Dérbi e Campeonato Paulista.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?