O Corinthians é um exemplo a ser seguido quando o assunto é esse
Opinião de Julia Raya
3.7 mil visualizações 10 comentários Comunicar erro
Desde o começo dos alertas de casos de coronavírus no Brasil, o Corinthians vem usando suas redes sociais para conscientizar os torcedores sobre a doença. A partir do momento que a quarentena foi decretada, o perfil oficial do clube passou a carregar um emoji de casa ao lado do nome "Corinthians", indicando que o clube também segue a quarentena - nesse ponto, o Corinthians não foi único; diversos outros também aderiram ao emoji.
No Twitter, além de postar eventuais novidades sobre o Corinthians e relembrar momentos da história do Timão, o que tem sido feito durante a pausa do futebol, o perfil do clube aderiu também a publicação de posts conscientizando sobre o Covid-19, passando orientações sobre como agir nesse momento e postando algumas matérias relevantes sobre o assunto.
Uma das campanhas promovidas pelo clube foi a de fazer intervenções em quadro famosos para chamar a atenção. Assim, o clube colocou máscaras em personagens de quadros históricos para ajudar a Fiel a lembrar de um dos cuidados mais importantes.
A Organização Mundial da Saúde [@WHO ] está reconsiderando o uso de máscaras no contexto de uma estratégia mais abrangente de combate ao coronavírus. Equipamentos feitos de forma caseira com tecidos como algodão não são ideais, mas podem ser usados por quem tiver dificuldade [+] pic.twitter.com/znVfTcpzXw
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 7, 2020
Intervimos em quadros famosos pra te lembrar de não relaxar as medidas preventivas contra o #coronavírus: #FicaEmCasa, proteja os mais velhos, lave bem as mãos sempre e, se puder, use máscaras descartáveis se precisar sair. (Futebol, 1936, Francisco Rebolo, @itaucultural) pic.twitter.com/kSASoxnYwd
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 10, 2020
Em homenagem ao nosso bimundial, hoje interviemos num famoso quadro japonês pra te lembrar de não afrouxar as medidas contra o coronavírus. O pior não passou. Juntos, mas isolados, vamos ganhar esse jogo!
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 11, 2020
Miyamoto Musashi (1846), Utagawa Kuniyoshi, @tobikan_en pic.twitter.com/5pYkNcrfIq
Além dessa, outra campanha foi promovida pelo perfil. Fotos de momentos importantes da história do clube foram postadas sem os principais personagens daqueles momentos, adotando uma linha de "E se ele não estivesse aqui?". Com isso, o clube faz alusão à falta que algumas pessoas podem fazer e, assim, orienta os torcedores a ficarem em casa, lembrando que o coronavírus pode matar.
E se o Cássio não estivesse ali? Já parou pra pensar como alguém pode fazer falta na nossa vida? Não relaxe as medidas preventivas contra o #coronavírus, ele mata. Lave as mão. proteja os mais velhos, fique em casa e use máscara. O pior ainda não passou. #FicaEmCasa pic.twitter.com/3fTYdsAApp
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 15, 2020
E se o Romarinho não desse aquela cavada? Já parou pra pensar como alguém pode fazer falta na nossa vida? Não relaxe medidas preventivas contra o #coronavírus. Ele mata. Fique em casa, lave as mãos, proteja os mais velhos e, se puder, use máscara. O pior não passou. #FicaEmCasa pic.twitter.com/1TNgjhzrGZ
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 17, 2020
E se a Fiel não tivesse invadido o Maracanã? Já parou pra pensar como alguém pode fazer falta na nossa vida? Não relaxe medidas preventivas contra o #coronavírus. Ele mata. Fique em casa, lave as mãos, proteja os mais velhos e se puder, use máscara. O pior não passou. #FicaEmCasa pic.twitter.com/n7IcG2jukf
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 17, 2020
Imagina se o @Ronaldo não tivesse entrado no Parque São Jorge em 2008. Você já parou pra pensar na falta que alguém pode fazer na sua vida? Não brinque com o #coronavírus, ele mata. Proteja a sua saúde a de quem você ama. O pior ainda não passou #FicaEmCasa #PrevençãoCorinthiana pic.twitter.com/Pbmc2ZGf9e
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) April 18, 2020
Em um momento de crise na saúde do Brasil (e do mundo), o Corinthians está prestando um serviço enorme à sociedade. Obviamente muito menor que os profissionais da saúde, mas também de grande importância.
O Brasil vive um momento delicado, não só sobre a saúde. Uma crise política também vem se instalado no país, o que piora a situação. Somadas às energias negativas que as informações também negativas sobre o coronavírus trazem, a situação política divide a população e desanima muita gente, fazendo com que algumas pessoas prefiram manter distância das informações veiculadas tanto na televisão quanto na internet. Com os posts breves, o Corinthians consegue ao menos conscientiza-las um pouco mais sobre a pandemia.
O Corinthians é um clube grande e com certeza conseguiu alcançar muitas pessoas com os posts que tem feito. Quando tudo isso passar, esse será mais um "movimento" corinthiano lembrado com muito orgulho, tal como a Democracia Corinthiana - que, inclusive, também foi trazida à tona recentemente após algumas pessoas pedirem intervenção militar no Brasil.
Cabe ressaltar que o Corinthians se mobiliza também fora das redes sociais. Além apoiar algumas causas e de vender máscaras personalizadas, o clube também disponibilizou a Arena para ser vir como ponto de apoio paras as autoridades de São Paulo.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts da Julia Raya
- Uma temporada que já apresenta uma evolução nítida e um saldo positivo
- Dói dizer, mas não dá para negar que Jô acertou - depois de muito errar
- 16 dias e o descaso da CBF com o Brasileirão Feminino
- A diretoria foi cega e isso pode custar a temporada do Corinthians
- O Corinthians fez da #Grazi200 um grande evento, como ela merece
- 4 de julho: um dia duplamente eterno