Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians se explica
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians se explica

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

28 mil visualizações 78 comentários Comunicar erro

Corinthians se explica

Dois anos depois, Corinthians lança camisa com significado e tanto

Foto: Reprodução

A nova terceira camisa do Corinthians já é um sucesso de vendas mesmo antes de completar uma semana do lançamento. E o que mais chama atenção deste que vos escreve é a simplicidade por trás desse certeiro tiro da Nike: ele tem uma explicação.

Fornecedora esportiva do clube desde 2003, a multinacional parece enfim ter descoberto, uma década e meia depois, que é importante reconhecer... a importância do Corinthians!

Corinthians estreou novo uniforme nessa sexta-feira

Corinthians estreou novo uniforme nessa sexta-feira

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

2018 foi o ano em que a Nike lançou um uniforme do Corinthians dedicado à Democracia Corinthiana, um dos principais marcos futebolísticos da história do país. A fornecedora recebeu elogios - do mesmo jeito que foi criticada por conta da camiseta preta em homenagem (?) ao asfalto (??) da cidade de pedra (???) em que o clube está sediado.

No primeiro semestre já ficou muito bem externada a diferença de aprovação de uma camisa trabalhada em cima de uma motivação histórica do clube. E de outra não.

Nos últimos anos, diversas terceiras camisas do Corinthians foram feitas em cima de modelos "tabelados" da Nike distribuídos para os principais clubes do mundo com os quais a fornecedora trabalha. Em consequência, eram atribuídos significados dos mais aleatórios...

O auge da aleatoriedade foi visto no lançamento do modelo 2016/17. O modelo em degradê foi adotado naquela temporada por diversos clubes, como Barcelona, Manchester City e Roma. A justificativa da Nike para o azul do Timão? "O Corinthians não se explica".

Corinthians não se explica? E o Manchester City? Se explica?

Corinthians não se explica? E o Manchester City? Se explica?

Reprodução

Ora, é claro que o Corinthians se explica. O sucesso por trás da mais recente camisa em homenagem a Ayrton Senna é prova disso. O destaque dado ao autógrafo do ilustre corinthiano. O segredo das 41 vitórias em Grandes Prêmios guardado por trás das 41 listras horizontais. A referência às cores preta e dourada da histórica Lotus pilotada por ele...

Um clube com passado rico como o do Corinthians, com movimentos revolucionários em prol da democracia e com o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, não merece homenagens abaixo dessas bem-sucedidas feitas em 2018.

Por cada vez mais resgate histórico no uniforme do Corinthians. Vista essa camisa, Nike!

Confira um unboxing da nova camisa do Corinthians feito pelo Meu Timão

Veja mais em: Camisa do Corinthians e Ações de marketing.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Joslair

    Ranking: 484º

    Joslair 3332 comentários

    @joslair.mendes em

    Deveria fazer uma camisa em homenagem ao título brasileiro de 90.

  • Foto do perfil de Dejair

    Ranking: 500º

    Dejair 3260 comentários

    @dejair.antonio.bravi em

    Se tivesse jogado como Barriquelo não teria feito feio, pois este provou ser mais corintiano que o homenageado, parem com demagogia pois a única alusão do Senna como corintiano é esta foto da fórmula três e o Barriquelo demonstrou muitas vezes seu amor pelo Corinthians e apesar de ter protagonizado algumas fraquezas por ordem da Ferrari foi sim o quarto melhor brasileiro na história da fórmula 1.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de RODRIGO

    Ranking: 3953º

    Rodrigo 541 comentários

    48º. @rodrigon em

    Vamos ver as camisas das nova temporada pra ver se a Nike se tocou mesmo ou a camisa do Senna foi um fato isolado.

    Há muitos anos a Nike não lançava uma camisa que caiu nas graças de toda torcida.

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 5829º

    Thiago 345 comentários

    47º. @thiago1982 em

    O Brasileiro e sua mania em achar que tudo que vem de fora é melhor e que ao comparar-se com clubes europeus, é liquido e certo que o sucesso em vendas no BR será o mesmo. Ledo engano, antes de se lançar um produto, é necessário estar a cultura local, seus costumes, crenças...Embora muitos jovens não tenha acompanhado quem fora Senna, um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos, virou um grande mártir pelo fato de ter falecido em um GP e sempre ter enaltecido o amor a nação brasileira e ao Corinthians. Fica de lição Dona Nike, entenda a cultura, o amor do Corinthiano, o que representa essa nação;

    OBS.: Embora torcedor Santista na infância, passou da hora de Dr Sócrater receber uma justa homenagem com uma camiseta em seu nome, com gols históricos no telão da Arena, afinal, mais do que um excepcional jogador, foi crucial para a democracia desse país!

  • Foto do perfil de Airton

    Ranking: 1815º

    Airton 1146 comentários

    46º. @manieri em

    Esta certo que foi em homenagem ao piloto de primeira, mas se a homenagem fosse referente ao piloto Barrichello, o meme ia correr solto.

  • Foto do perfil de Lúcio

    Lúcio 116 comentários

    45º. @lucio.guimaraes1 em

    Pera lá, ainda teve a camisa laranja, que também tinha um motivo de existir: a homenagem ao Terrão. Ainda também teve a do Centenário... Pessoal tá sem memória hein

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    44º. @lipao88 em

    Boaa