Ainda dá tempo de falar sobre ontem? Tem que dar

Lucas Faraldo

Escrevendo sobre o Corinthians desde 2014

ver detalhes

Ainda dá tempo de falar sobre ontem? Tem que dar

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

6.5 mil visualizações 233 comentários Comunicar erro

Ainda dá tempo de falar sobre ontem? Tem que dar

Estátua de Sócrates e bandeira pela democracia exibidas na Arena Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O ontem a que me refiro não é bem ontem. A coluna está sendo publicado na terça-feira dia 2 de abril de 2019. E faz referência a dois ontens distintos: domingo 31 de março também de 2019 e terça-feira 31 de março de 1964. Falar sobre o passado se faz necessário.

Primeiro que é impossível viver sem política. Já se faz necessário alertar. E política aqui não é defender partido A ou B. Política é o ato de viver em sociedade. A gente faz política da hora que manda uma mensagem de bom dia no grupo da família no WhatsApp à hora que debate na calada de uma quarta-feira à noite se Carille acertou ou não na escalação.

Segundo que o Corinthians é historicamente, goste o torcedor contemporâneo ou não, um clube de bandeira político-ideológica muito bem definida. E essa bandeira, cabe novamente enfatizar, não tem cor, símbolo ou legenda referente a qualquer partido. Mas é uma bandeira que flamula ventos democráticos desde sua fundação pela classe operária lá em 1910 até os dias atuais, com passagem relevantíssima pelos Anos de Chumbo através da Democracia Corinthiana com Sócrates, Wladimir, Casagrande & cia. na década de 80.

Seria fácil, assim, dizer que Corinthians e repressão jamais deveriam constar na mesma frase. Omitir-se diante de um debate que toma as ruas (e redes sociais) do país inteiro há dias seria, claro, a saída mais fácil. Mas não a saída suficiente. E o Corinthians soube disso.

O Corinthians tem é obrigação moral de se colocar numa mesma frase que a repressão. Numa frase de repúdio, claro. Ou em outras palavras: de clamor por democracia. Pelo direito de pensar, ter opinião, viver. Tudo isso sem ser torturado, sem ser assassinado pelo Estado.

É perverso fazer ode a um regime que, independentemente de resultados econômicos ou quaisquer outros, se baseou em violência da mais brutal contra crianças, mulheres e homens. E é lindo usar seu poder de influência e de alcance para reverberar contra. E foi o que o Corinthians fez: publicação nas redes sociais, estátua do Sócrates e bandeira em prol da democracia na Arena e até a pequena filha do goleiro Cássio em campo com a camisa da Democracia Corinthiana. Ali o Timão ganhou antes mesmo do apito de início do jogo.

Filha de Cássio foi a campo antes de Corinthians x Santos com camisa especial

Filha de Cássio, antes de Corinthians x Santos, com camisa especial

Reprodução/TV

Parabéns ao Corinthians. Parabéns também a Bahia e Vasco. Juntos, foram os únicos três clubes entre os 20 da Séria A do Campeonato Brasileiro que se manifestaram contra a Ditadura Militar no último domingo, aniversário de 55 anos do início do regime ditatorial.

Corinthians, Bahia e Vasco fizeram bonito assim como todos os grandes clubes da Argentina na semana anterior, quando se uniram em campanha contra o golpe militar de 1976, que fez aniversário no último dia 24. No país vizinho, é hoje motivo de desonra falar positivamente sobre o período ditatorial que sangrou a América Latina como um todo no século passado.

Em terras brasileiras, ainda é honroso e nobre para muitos. Incluindo o presidente atual.

Enquanto outros clubes Brasil afora sujam sua imagem dando camisetas e/ou associando suas cores (e até títulos) a quem não merece presente nem saudação, o Corinthians muito me orgulha. Assim como o Bahia. Assim como o Vasco. Assim como os argentinos. Assim como qualquer instituição ou povo que tenha aprendido com sua história. Aprender com o ontem é viver sem os mesmos erros hoje. E ter esperanças de um ainda melhor amanhã.

Veja mais em: História do Corinthians e Arena Corinthians.

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Gabriel

    Gabriel 22 comentários

    por @guerreromilgrau

    Somos Corinthians! O time do povo
    Viva a Demokratia!

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 7º

    Junior 28783 comentários

    por @junior.peres4

    Show de bola

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luciano

    Luciano 23 comentários

    233º. por @luciano.gaubatz.borg

    "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia!" Muito orgulho do Corinthians, o time do povo!

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 17º

    Ramon 22592 comentários

    232º. por @ramon.felipe1

    Democracia sempre;

  • Foto do perfil de André

    André 42 comentários

    231º. por @andre.ferreira.de.qu

    Fonte? Aprender história com achimo e baseado no Olavo de Carvalho é complicado, me dê a referência sobre os factoides que tu escreveste.
    Até agora só li sobre a tal "implantação do comunismo no Brasil" mais a fonte da informação que é bom nada né.

  • Foto do perfil de William

    Ranking: 7887º

    William 116 comentários

    230º. por @william.abrante

    Qual frase decorada? Você não respondeu nenhuma cara.
    Eu só sou branco, sou pobre, eu trabalho, me chamar de boyzinho não vai me ofender velho. Tu tem que pensar que eu sou Corintiano como VOCÊ, não te conheço mas provavelmente você também pertence a mesma realidade que eu, então mano, não adianta ficar me chamando de boyzinho, junto o que sobra de 2 meses para SE DER ir na arena cara.
    Obs: Houve ditadura, eu nunca questionei isso, só tenho uma visão diferente de você mano, ninguém pensa igual.
    Ontem eu estava debatendo e etc.. Mas hoje percebi que é errado mano, não vale a pena ficar discutindo Politica aqui mano porque cada um tem sua opinião, temos que focar no nosso bem comum que é o coringão.
    Não vale a pena extender este tema que só vai segregar a fiel ao invés de unila.
    então forte abraço ai mano, até logo.

    Foto do perfil de João

    João 807 comentários

    03/04/2019 às 12h07 por @joao.oliveira43

    Que argumento? Você me fez um PEDIDO esdrúxulo, eu ainda te enviei um link.

    Vai você estudar em vez de ficar repetindo frase decorada mlk, C n sabe de nada. Quando somos brancos boyzinhos com carinha de nerd, só aprendemos a verdade sobre a VIDA REAL quando abrimos a mente pra visitál-la e paramos de repetir clichêzinho que os adultos da sua vida tanto repetiram na tua orelha.

    Não fico debatendo asneiras taa burras como defender que não houve ditadura. Porque tneho que trabalhar, então só entro aqui pra debater coringão msm, porque ai é a maioria no msm nível de lucidez sobre a REALIDADE

  • Foto do perfil de snaihtniroc

    Ranking: 3510º

    Snaihtniroc 336 comentários

    229º. por @snaihtniroc.atsiluap

    Claro, só vai saber sobre a história então quem viveu né, beleza. Você não acredita em biblia então né porque ninguém viveu nada daquilo

    Foto do perfil de Wilson

    Wilson 3786 comentários

    02/04/2019 às 18h20 por @wawawa

    Realmente, não adianta ficar discutindo com quem não viveu naquela época... E... Se acha expert na matéria.

  • Foto do perfil de snaihtniroc

    Ranking: 3510º

    Snaihtniroc 336 comentários

    228º. por @snaihtniroc.atsiluap

    Cara até entendo esse argumento mas acho que a economia é algo muito mais complexo que isso, onde especificamente você embasa que a liberação de crédito ao povo gerou a crise? Creio que existam diversos fatores, sofremos interferência internacional estratégica que visa atender certos interesses de grupos economicos. Por exemplo, a quem interessava a derrocada da Petrobras (maior empresa brasileira), pois, numericamente falando, a lava jato trouxe mais prejuízos a estatal do que a própria corrupção! Isso não é feito em nenhum lugar do mundo! É como dar um soco no rosto de uma criança para matar um mosquito, é.. Sabe não tem sentido. Enfim é apenas minha visão como paulistano e trabalhador da periferia

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 2799 comentários

    02/04/2019 às 18h50 por @lucas.ps.timao

    O governo Lula liberou muito crédito pra população, por isso teve uma ascensão, claramente isso ocorreu.

    O que acontece é que esses créditos um dia são cobrados e foi isso que ocorreu, chegou 2013 o País não se sustentava mais, devido a política exercida pelo governo Lula nos 8 anos de mandato e claro a corrupção.

    Os casos do mensalão e da lava jato contribuíram muito pra nos aproximar do fundo do poço, mas mesmo que isso não tivesse existido seria difícil o Brasil continuar caminhando sem tropeçar nas próprias pernas.

    O milagre econômico dos militares, o plano Nacional desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek e a política exercida pelo governo Lula tem muitas semelhanças.

    A principal delas é que a bomba não iria explodir no governo deles e sim no futuro. Os governos seguintes herdaram as dividas deixadas por essas gestões anteriores. Nos levando ao colapso nos anos 1980 e começo dos anos 1990 e deixando nosso País em uma situação delicada (não como antigamente, mas delicada) nos dias atuais.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 1453º

    João 807 comentários

    227º. por @joao.oliveira43

    Umbiguismo puro. Só existe sua famlia no país.
    Acorda pra vida mano.
    A sua primeira frase é o que faz tanta gente como você inverter a realidade.
    Tanto que agora a msm galerinha desse seu pensamento ridículo invertendo a história, hoje tá qrendo espalhar ideias ainda mais estupidas como Nazismo é de esquerda e até TERRA PLANA.

    Não vou ter paciencia mais não, porque aí já tem gente demais nisso, invadindo a liberdade dos outros e INVERTENDO A HISTÓRIA

    Foto do perfil de Rodrigo

    Rodrigo 1156 comentários

    02/04/2019 às 21h26 por @vamo.meu.povo

    Todo mundo acha a reposta que lhe interessa na internet, depende de quem escreve e lê. Não houve ditadura, houve regime militar, ditadura é korea, Venezuela...os preços daquela época a maioria está presa hoje pela lava jato, quem estava errado? Ninguém da minha família foi perseguido, vida normal.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 1453º

    João 807 comentários

    226º. por @joao.oliveira43

    Que argumento? Você me fez um PEDIDO esdrúxulo, eu ainda te enviei um link.

    Vai você estudar em vez de ficar repetindo frase decorada mlk, C n sabe de nada. Quando somos brancos boyzinhos com carinha de nerd, só aprendemos a verdade sobre a VIDA REAL quando abrimos a mente pra visitál-la e paramos de repetir clichêzinho que os adultos da sua vida tanto repetiram na tua orelha.

    Não fico debatendo asneiras taa burras como defender que não houve ditadura. Porque tneho que trabalhar, então só entro aqui pra debater coringão msm, porque ai é a maioria no msm nível de lucidez sobre a REALIDADE

    Foto do perfil de William

    William 116 comentários

    03/04/2019 às 08h38 por @william.abrante

    Sequestrar avião e roubar carga de caminhões não amedrontavam a população?
    Bom, pela forma que você esta falando, se você tiver mais de 15 eu fico surpreso, pois não rebate nenhum argumento...
    Forte abraço mano, e bora estudar para defender aquilo que a gente acredita.

  • Foto do perfil de Corneta

    Ranking: 3342º

    Corneta 356 comentários

    225º. por @cesinha77

    O Brasil é débil mental. Vive e acredita em mentiras. Ontem, hoje e sempre.
    Comprou a ideia da guerra fria e quis se inserir no contexto. Jamais esteve.
    Aqui não existe comunismo. Jamais.
    Capitalismo? Também não.
    Não somos desenvolvidos para nada. Aqui é correr atrás do almoço e ultimamente defender a mentira em qual acredita.
    Por falar em.mentiras...vc até citou igrejas, né? Então...

    Foto do perfil de Corneta

    Corneta 356 comentários

    02/04/2019 às 18h18 por @cesinha77

    Sempre os exemplos desses 2 pequenos países. Até quando?

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 15º

    Fabricio 23277 comentários

    224º. por @alemaoocz

    É isso aí.

    Foto do perfil de Gabriel

    Gabriel 22 comentários

    02/04/2019 às 10h34 por @guerreromilgrau

    Somos Corinthians! O time do povo
    Viva a Demokratia!