Elenco (com c) e algo a saber antes de 'fechar' com Tiago Nunes

Lucas Faraldo

Escrevendo sobre o Corinthians desde 2014

ver detalhes

Elenco (com c) e algo importante a saber antes de 'fechar' com Tiago Nunes

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

51 mil visualizações 171 comentários Comunicar erro

Elenco (com c) e algo importante a saber antes de 'fechar' com Tiago Nunes

Ainda que esforçado, Janderson não me parece solução para esse Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

A tal #FechadoComTiagoNunes faz sentido? O se faz! Mas é preciso jogar limpo com o torcedor. Um deles fez uma análise interessante e bem válida no fórum do Meu Timão (pra conferir clique aqui depois), sobre o treinador estar perdendo o controle do elenco diante de escalações e substituições questionáveis. Ainda assim, discordo em partes.

Tiago Nunes está sim testando demais pra quem "precisa" de resultados a curto prazo. Mas a questão é essa: precisa mesmo?

Libertadores já era, não adianta chorar mais, e Paulista, ainda que péssimo ser eliminado na fase de grupos (principalmente jogando tão mal em algumas partidas como nesse sábado), também não pode ser justificativa sã pra saída de um técnico com três meses de trabalho. Ainda mais depois de (lucidamente) bancá-lo pós-vexame contra o Guaraní-PAR. Aí é um Estadual que vai acabar com tudo e causar a volta à estaca zero?

O São Paulo evoluindo nas mãos de Fernando Diniz é bom exemplo, ainda que também tenha muito a melhorar.

Enfim... Mais vale quebrar a cara no primeiro semestre, TER PACIÊNCIA e chegar com mais certezas pra Brasileiro e Copa do Brasil do que ganhar um Paulista com futebol burocrático e nada mudar pra hora do vamo ver.

Mas é compreensível a irritação da torcida. Afinal, ela comprou a ideia vendida por todos de Luan craque bancado por patrocinadora, morte ao DNA defensivo (e morreu mesmo em rs), Libertadores, tetra inédito do Paulista...

Só acho mais honesta essa irritação ser direcionada a quem está há tempos no clube e consegue administrá-lo com menos transparência (e mostrando menos resultados) ano após ano. Mais uma vez: é preciso jogar limpo com a torcida.

Os principais clubes do Brasil fazem grandes compras e vendas toda temporada, reforçando cada vez mais seus elencos (com c, não com k). O Corinthians no mercado, por sua vez, é toda janela um Deus nos acuda – lembra a defesa nesse início do Tiago Nunes rs.

Especificamente pra 2020, a principal reclamação dos tempos de Carille (o tal ponta agudo driblador) foi justamente a única posição que o clube não reforçou. Quer dizer, trouxe Davó, que joga por ali, mas que não é bom o suficiente (e não é o garoto que tem culpa nisso). E mesmo quem vem jogando pelas pontas claramente também não é solução para um elenco que, mesmo menos badalado, tem pretensão de bater de frente com os principais times do país.

Sobre Davó e Elenko, vale dar uma conferida nesse vídeo curtinho

E sobre o alerta do torcedor aqui do Fórum, a respeito do risco de perda do controle do elenco, só acontecerá se os jogadores forem imaturos em meio a essa reformulação comandada por Tiago Nunes. A situação é oposta à do ano passado, quando o problema eram panelas. Hoje é justamente isso que o treinador parece tentar evitar.

(Mas, cá entre nós, ê joguinho feio depois de nove dias só treinando em?)

Veja mais em: Tiago Nunes, Diretoria do Corinthians, Elenco do Corinthians, Torcida do Corinthians e Campeonato Paulista.

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?