Venha fazer parte da KTO
x
Cantillo jamais será o 'novo Paulinho'
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Cantillo jamais será o 'novo Paulinho'

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

38 mil visualizações 204 comentários Comunicar erro

Cantillo jamais será o novo Paulinho

Paulinho, o maior volante da história do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Não. Cantillo não será o novo Paulinho. Entenda como quiser.

Talvez, ao se deparar com esse título, seu impulso primário seja de me chamar de corneteiro por supostamente não acreditar em um sucesso como o de Paulinho para Cantillo. Essa coluna não seguirá nessa linha.

O principal propósito é diferenciá-los para evitar qualquer frustração com o colombiano.

O primeiro diferencial se dá por aqueles que os comandam ou comandaram. O talento de Paulinho foi incrivelmente potencializado pelo 4-2-3-1 que consagrou Tite em 2012. Nesse esquema, tornava-se essencial a chegada do segundo volante à área para fazer companhia ao centroavante nas finalizações. Não à toa, marcou 34 gols com a camisa alvinegra, e é o volante com mais gols na história da seleção brasileira.

Esse estilo consolidado por Paulinho ainda voltou a ter sucesso em outras oportunidades. Elias em 2008 e 2015, e Maycon em 2017 são grandes símbolos disso. Bruno Henrique, Júnior Urso e Araos foram tentativas com menos sucesso na posição.

Com a troca do "modus operandi" tático do Corinthians, o segundo volante passou a ter outras funções para exercer. Em um time que procura ter a bola a todo tempo, é essencial que os jogadores do meio-campo tenham mais qualidade com a bola no pé do que poder de finalização. Cantillo se encaixa perfeitamente nessa ideia. Viradas de jogo inteligentes, excelente capacidade de sair da zona de pressão, mas pouca presença na grande área para marcar gols ou dar assistências. Gérson e Bruno Guimarães são exemplos de sucesso da posição no Flamengo e no Athletico-PR respectivamente.

Como nos últimos 10 anos tivemos volantes que entregaram muitos gols, fico aflito que a torcida vá "queimar" Cantillo por não se encaixar nessa característica.

Portanto torcedor, peço a você que não espere que Cantillo seja como Paulinho, Elias ou Maycon. Temos um grande jogador nas mãos com grande capacidade de agregar em outras virtudes que não os gols.

Veja mais em: Victor Cantillo.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?