Venha fazer parte da KTO
x
Ainda descobriremos a verdade sobre Victor Cantillo
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Ainda descobriremos a verdade sobre Victor Cantillo

Coluna do Luis Fabiani

Análise de Luis Fabiani

43 mil visualizações 114 comentários Comunicar erro

Ainda descobriremos a verdade sobre Victor Cantillo

Victor Cantillo na atividade da manhã desta quinta-feira no CT Dr. Joaquim Grava

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians parece encontrar um problema comum quando precisa propor o jogo ofensivamente. Contra Atlético-GO, pelo Brasileirão, e no jogo de volta contra o América-MG pela Copa do Brasil, o alvinegro teve mais a bola que seu adversário e não conseguiu terminar os 90 minutos sendo o time dominante e mais criativo.

Para provar que não estou mentindo, aqui estão os números das duas atuações citadas acima:

Corinthians controla o jogo na posse, mas tem quase 1/3 das finalizações do Atlético-GO

Corinthians controla o jogo na posse, mas tem quase 1/3 das finalizações do Atlético-GO

Sofascore

Estatísticas de América-MG x Corinthians pela Copa do Brasil

Estatísticas de América-MG x Corinthians pela Copa do Brasil

Sofascore

Para os técnicos e analistas, o nome disso é posse de bola estéril. E é justamente isso que tende a diminuir com a volta de Victor Cantillo ao time titular.

Em partidas como a do último sábado (derrota para o Atlético-MG por 2x1) eu entendo totalmente a opção por deixar o colombiano no banco. Exigiu-se mais intensidade e era sabido que o Corinthians teria menos a bola. Roni e Éderson, na minha opinião, tinham características mais condizentes com o jogo. Intensidade, bom poder de marcação e capacidade de pressionar o adversário na saída de bola,

Mas para a sequência do ano, nas partidas que o Corinthians tiver mais o controle da bola, Cantillo agrega muito mais que seus concorrentes. Justamente pela capacidade de tirar o Corinthians de trás e acionar os jogadores de frente, sem obrigar os meias a ficar tão longe do gol adversário.

O camisa 24 entrou na segunda etapa do confronto com os mineiros e já demonstrou na prática o argumento que usei acima. Não é de se esperar que Roni, Éderson ou Gabriel quebrem linhas como Cantillo faz no vídeo. Sem alguém com essa qualidade, Cazares possivelmente viria buscar a bola nos volantes e contribuiria com a posse de bola estéril presente nos últimos jogos.

Engana-se quem pensa que o colombiano "vive de lançamento". A principal característica do volante é a capacidade de tirar o Corinthians da defesa e levar para o ataque. E teria suas virtudes potencializadas se jogasse ao lado de outro volante com bom passe, como Xavier (o que aconteceu por somente 17 minutos).

Fico curioso para saber como seria o Corinthians com dois volantes construtores e um meia habilidoso. Fato é que as peças já temos.

A falta de sequência do colombiano no time titular não parece ser por premissas futebolísticas. Bola por bola, seria titular mais frequentemente. E espero que ainda vejamos muito de seu talento com a camisa 24 do Corinthians.

Como será que treina? Queria muito entender a falta de sequência do colombiano no time titular do Corinthians

Veja mais em: Victor Cantillo, Roni e Éderson.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Silas

    Silas 122 comentários

    @silas.de.oliveira.sa em

    Todos sabemos que nossa dupla de volantes titular deve ser XAVIER E CANTILLO.

    Os dois juntos é qualidade pura, Xavier marca bem e tem o passe melhor que Gabriel, Camacho e o horrível Ederson.

    Cantillo não marca tanto, porém pode evoluir nisso.

    Então o time ideal do Corinthians seria:

    Cássio
    Gil
    Jemersom
    Fagner
    Fábio Santos
    Xavier
    Cantillo
    Otero
    Cazares
    Luan e Jô.

    Se todos esses atletas jogarem em alto nível, podemos sonhar com um Corinthians competitivo.

  • Foto do perfil de Mauro

    Ranking: 8065º

    Mauro 223 comentários

    @mauro.alexandre.da.c em

    Enquanto o Cantillo não aumentar o seu poder de marcação, não vai jogar com o Mancini.
    No futebol de hoje é difícil o técnico colocar um meio campista que perdi todas as divididas, não briga pela segunda bola e ainda não sobe pra cabecear, não dá só pra jogar a bola nos pés.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de André

    Ranking: 2088º

    André 1011 comentários

    114º. @aluiz em

    Eu quero saber o de estão, os que compararam este jogador com o Paulinho? !
    Hasta hora, és una "enganacion"!

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1153º

    Andre 1665 comentários

    113º. @1989dasilva em

    Problema com CAntillo é que ele tem SERIOS problemas com posicionamento defensivo e para roubar bolas! Se enfrentamos um time que vai não marcar em cima, ele vai ter dificuldades para fazer a recomposição defensiva e proteger a linha de defesa! Agora se vamos enfrentar um time que vai nos contra-atacar, ele pode ajudar na articulação e armação de jogadas

    Pra mim o maior problema do time não é ali, mas sim nos lados do campo! Não chegamos ao fundo e não temos velocidade, pelos lados do campo

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 5014º

    Paulo 414 comentários

    112º. @paulo2 em

    O Cantillo poderia jogar como um meia estilo Ramiro, que sai mais para o jogo, ele tem um bom passe chuta bem de media distância, e sua melhor qualidade é o passe longo vertical com o Cazares jogando mais aberto acredito que até poderia entrar o Roni ou inverter o Ramiro com o Cantillo. Só n da pra ver o Ederson jogar como titular daqui a pouco emprestam o cara paga o salário dele pra ver ele destruir num time se menor expressão aqui ou até la de fora. E como li aqui n me venham com essa que ele é o Luan são lentos porque tivemos o zidanilo por anos tomando conta do meio campo sendo considerado lento

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 84º

    Antonio 9843 comentários

    111º. @antonio.godoy.junior em

    Concordo e pior ainda foi ver CANTILLO no banco no jogo em que precisamos agredir, atacar contra o América Mineiro mas não o time jogou com um punhado de volantes brucutus, Gabriel, XAVIER, RAMIRO, EDERSON, Camacho, e para completar um ataque com DAVÓ, MOSQUITO, EVERALDO, NATEL, ai é difícil de esperar algo diferente sim ele estava no banco não que era certeza de mudança mas que o time teria mais qualidade na condução de bola a sim teria

  • Foto do perfil de Elder

    Ranking: 4309º

    Elder 489 comentários

    110º. @pagosi em

    Até eu se tivesse na minha frente, Everaldo, Gustavo Mosquito, Léo Natel, Ramiro, Matheus Davó e Jonathan Cafu, iria priorizar a posse de bola estéril. O Mancini sabe que se tocar nestes caras, eles perdem a bola e permitem o contra-ataque adversário. Nossos jogadores de ataque não dão medo em nenhum adversário, não agridem, não são capazes de jogadas individuais e não decidem jogos... QUE FASE