Venha fazer parte da KTO
x
Por que o Corinthians não pode deixar Bruno Méndez no banco
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Por que o Corinthians não pode deixar Bruno Méndez no banco

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

23 mil visualizações 74 comentários Comunicar erro

Por que o Corinthians não pode deixar Bruno Méndez no banco

Bruno Méndez foi o autor do gol da vitória contra o São Caetano neste domingo

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Mesmo sem convencer, o Corinthians vive nesse momento sua maior sequência invicta sob o comando de Vagner Mancini. E diferentemente da última vez que o clube atingiu sete jogos sem derrota, agora são poucos os motivos a se comemorar. É elogiável a rápida adaptação de Rodrigo Varanda ao time de cima. A segurança de Matheus Donelli, quando requisitado, também impressionou. Mas o protagonismo de Bruno Méndez, em mais de uma posição, é o que mais anima o corinthiano nesse breve período de Campeonato Paulista.

E é neste último fator que vou sustentar esse texto. O Corinthians não pode deixar de dar minutos a Bruno Méndez no Campeonato Paulista, principalmente levando em conta quem são os atuais titulares da defesa. E os motivos se sustentam dentro e fora do campo.

Em uma análise técnica, já é evidente que o uruguaio agrega mais que Gil quando enfrentam equipes mais fechadas (cenário comum do Paulistão). Sua capacidade de conduzir a bola, e quebrar linhas através de passes e lançamentos, são incomuns para um jogador de somente 21 anos. E é o melhor defensor da equipe quando se porta em linha alta, já que possui velocidade de sobra para superar atacantes de velocidade nos contra-ataques.

Essas virtudes do Bruno, que fique claro, não fazem de Gil um mau zagueiro, mas os transforma em jogadores de diferentes contextos. Protegendo a área, e nos embates físicos, o brasileiro ainda é consideravelmente melhor que o uruguaio. Natural, principalmente se considerarmos os 12 anos de diferença entre os dois.

Ou seja, dentro e fora de campo, o Corinthians precisa dar sequência ao Bruno Méndez no time titular. E o bom momento de um jovem precisa ser aproveitado ao máximo, como já fazem com Rodrigo Varanda e Mateus Vital.

Com Jemerson, o outro titular da defesa, a comparação há de ser feita de forma diferente. Em campo, os considero bastante parecidos, já que suas características são bastante parecidas. Ambos capazes de sair jogando com maestria e se recompor em velocidade.

Porém, fora de campo, não pode ser desconsiderada a saída quase iminente do Jemerson no meio do ano. Preteri-lo ao Bruno Méndez seria danoso aos cofres do clube, que deixaria de dar espaço para um jovem potencial, para dar vitrine a um zagueiro já experiente e em vias de deixar o elenco.

Veja mais em: Bruno Méndez, Gil e Jemerson.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?