Onde está o dinheiro do Corinthians?

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Onde está o dinheiro do Corinthians?

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

57 mil visualizações 240 comentários Comunicar erro

Onde está o dinheiro do Corinthians?

Torcida do Corinthians se pergunta onde foi parar o dinheiro do clube

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Não é novidade que o Corinthians é o clube de futebol que mais arrecada dinheiro no Brasil. São contratos milionários de televisão, patrocínio de camisa, patrocínios extras no uniforme, sócios-torcedores, marketing, venda de produtos licenciados, etc.

Então por que está tão endividado? Onde está o dinheiro? É a pergunta que mais ouvi nas últimas semanas pelos torcedores. Muito, claro, pelo fracasso nas recentes negociações de Leandro Banana, Jonas, Danilo e Dudu.

Conversei com diversas pessoas de dentro e fora do clube nos últimos dias e consegui examinar mais detalhadamente essa conta. E não foram poucas as despesas, necessárias e desnecessárias, que fizeram a situação chegar ao nível atual.

COMPRA DE JOGADORES

Segundo o diretor financeiro do Corinthians, Raul Correa da Silva, o atual elenco profissional de atletas custou aos cofres 120 MILHÕES DE REAIS. Nesta conta entram os 40 MILHÕES de Alexandre Pato, os 12 MILHÕES de Elias, entre outras grandes loucuras realizadas pela diretoria.

SALÁRIOS MILIONÁRIOS

A folha salarial do elenco profissional é de 13 MILHÕES DE REAIS. Destes, cerca de 10 milhões são salários e 3 milhões são direitos de imagem.

No balanço para 2015, estão previstos gastos totais de 117 MILHÕES DE REAIS em salários e 29 MILHÕES DE REAIS em direitos de imagens dos jogadores.

IMPOSTOS ATRASADOS

O clube sofre para regularizar a situação de impostos devidos desde 2007 por diversas administrações passadas. Ainda segundo o diretor financeiro do clube, a dívida total a ser paga é de 150 MILHÕES DE REAIS. Esta dívida será paga em diversas prestações durante 15 anos, correndo sobre ela, claro, juros sobre o valor original que era bem abaixo disto. São mais de 10 MILHÕES DE REAIS por ano.

OUTRAS DÍVIDAS

Além da dívida tributária citada acima, ainda há mais 150 MILHÕES DE REAIS em dívidas de gestões passadas, pagas também sempre com juros e correção.

PRÊMIOS POR TÍTULOS

Há ainda premiações atrasadas por títulos conquistados no passado. O prêmio em dinheiro pago ao técnico Tite pela conquista da Recopa Sulamericana de 2013, por exemplo, foi pago agora em Janeiro de 2015. Mano Menezes vai demorar ainda alguns meses para receber 1 MILHÃO E 200 MIL REAIS pela classificação da equipe à Libertadores 2015.

Só para o volante Ralf, o Corinthians deve cerca de 3 MILHÕES DE REAIS em premiações e luvas do passado.

ESTÁDIO

O Corinthians faturava em renda nos seus jogos em casa em 2013 cerca de 1 milhão e meio de reais por jogo. No Pacaembu, este dinheiro líquido ia para os cofres do clube, podendo ser usado pelo departamento de futebol.

Em 2014, com a estreia do estádio, a renda média aumentou para cerca de 2 milhões e meio de reais por jogo. Mas este dinheiro vai direto para o fundo responsável pelo pagamento da arena. NADA entra no caixa do futebol do clube. Isto gera uma perda de receita sem precedentes pelos próximos 10 ou 15 anos, dependendo do tempo de pagamento dos empréstimos.

São dois empréstimos realizados pelo clube para o pagamento de sua nova casa. 400 MILHÕES DE REAIS do BNDES e 350 MILHÕES DE REAIS de outros empréstimos, para fins como a remoção dos dutos da Petrobras e as obras solicitadas pela FIFA.

A conta vai começar a ser paga em 2015, e a primeira parcela, em Julho, será de 5 MILHÕES DE REAIS.

NAMING RIGHTS

O ex-presidente Andrés Sanchez ainda não conseguiu acertar a venda dos direitos do nome da nova Arena, algo que renderia ao fundo de investimento do estádio cerca de 400 milhões de reais em 20 anos, algo em torno de 1 milhão e meio de reais mensais. Mas este dinheiro também irá direto para o pagamento da Arena, sem passar pelo departamento de futebol.

ELEIÇÃO EM 7 DE FEVEREIRO

Além de todos estes gastos que dificultam a vida financeira do Corinthians para realizar as contratações e mesmo para tocar o dia a dia do clube, ainda há o fator eleitoral.

A disputa interna entre o atual mandatário, Mario Gobbi, e o candidato da situação à presidência, Roberto de Andrade, causa constrangimentos e confusões como aconteceram nas últimas negociações frustradas. Enquanto o candidato garante aos empresários/clubes que conseguirá realizar os pagamentos, a outra parte bloqueia o negócio alegando que há prioridades urgentes como o pagamento dos salários.

Pois é, torcedor, o Corinthians passa sim por muitas dificuldades. E basta estudar as finanças para se ter uma ideia do que vem pela frente nos próximos anos. Com a grandeza do clube, claro que vai se recuperar. Mas as pessoas que lá estão terão que ter a responsabilidade de não aumentar a dívida e ainda saciar a sede interminável de títulos que sempre existirá nas arquibancadas.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Samu

    Ranking: 41º

    Samu 12121 comentários

    por @samu.zlsp

    Sem novidades, dizer isso ai era melhor nem ter dito pois já estamos cansados de ver, é só ver os tópicos no fórum.
    Teria que levantar onde foi que o Corinthians tá perdendo suas receitas, ou seja, mutretas de todo o tipo com empresários.
    A grana que perdemos com Marquinhos, o pagamento de salários para jogadores ficarem emprestados a outros clubes ao invés de negociar em definitivo, festanças de aniversário do clube regadas a Roberto Carlos e por ai vai.

  • Foto do perfil de carlos

    Ranking: 286º

    Carlos 2925 comentários

    por @carlosmg

    O Andrés tem culpa também, gosta de criar dívidas e não pagar, ele tem a mania de dizer que o time tem que se endividar e rolar as dívidas, não é bem assim que se resolve as coisas, o clube pagou 50 milhões para a receita, se não todo mundo iria ser processado.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Julio

    Ranking: 10894º

    Julio 73 comentários

    232º. por @julio.wallace.correi

    Só tem uma forma de o Corinthians reverter essa história: É a Torcida Tomar na mão a responsabilidade de reerguer o time. Se cada um de nós, pudesse contribuir, de uma forma mais fácil (o Fiel Torcedor ainda é caro e Inacessível para muitos) nós poderíamos contribuir muito mais. Uma conta por baixo:

    Se tivessemos um plano em que cada um contribuísse com 8,50 por mês, no fim do ano seria pouco mais de R$100 que cada um contribuiria. No fim, ou por mês, ou por semana (dependendo da participação) seriam sorteados brindes para os participantes, além lógico da 'preferencia' pela compra de ingresso.

    Nessa conta, se houvesse o apoio de 1 milhão de torcedores teríamos 100 milhões para a quitação do estádio em um ano. Poderia ser com um valor ainda menor, por exemplo, R$5. Uma 'contribuição' quase que voluntária, que eu e muita gente participaria!

  • Foto do perfil de Alcides

    Ranking: 323º

    Alcides 2690 comentários

    231º. por @takano

    Uma parte do dinheiro do Corinthians está com os jogadores que ganham milhões e não justificam o que ganham! A outra parte, o futebol "business" do Gobbi engoliu!

  • Foto do perfil de Jose

    Jose 39 comentários

    230º. por @jose.fran.fran

    Diretoria todos querem tirar uma fatia do bolo

  • Foto do perfil de FABIANO

    Fabiano 36 comentários

    229º. por @bressan1

    Marco bello me informa a verdade tem algum patrocinador encaminhado para fechar com o Corinthians, falaram muito da fly emirates tem algum acerto já encaminhado me responde por favor

  • Foto do perfil de Gabriel

    Gabriel 43 comentários

    228º. por @gabriel.marcondes

    Salve nação a contar é simples, não gozamos que somos 40 milhões de corinthianos? Se 10% disso virasse fiel torcedor o clube viveria só do seus sócios. A conta é simples. 4milhoes x 160 plano mais barato do fiel = 640 milhões. Temos uma torcida, somos diferentes de qualquer time do mundo. Vai Corinthians

  • Foto do perfil de Manoel

    Manoel 42 comentários

    227º. por @nortista

    O Marco Bello é um jornalista confiável, e conhece muito bem os bastidores esportivos, além do que; toda a Empresa que pretende sempre estar em evolução, tem que ter uma administração séria e competente, para que a mesma não afunde em dívidas, vindo assim fechar as portas e prejudicar a vida de muitas pessoas trabalhadoras que dela dependem. Parabéns Marco Bello!

  • Foto do perfil de luiz

    Ranking: 227º

    Luiz 3310 comentários

    226º. por @luizcluz

    Gostei se isso for verdade que eu creio que sim. Estamos de olho nesses anfitrioes que estão ai no poder

  • Foto do perfil de Jedson

    Ranking: 881º

    Jedson 1244 comentários

    225º. por @jedson.santos

    Na minha conta é que não foi o dinheiro

  • Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 1823º

    Bruno 687 comentários

    224º. por @bruno.ferreira42

    Uma das maiores aberrações é o tal direito de imagem. Legislativo e Judiciário tinham que acabar com essa palhaçada que só serve para sonegar impostos.

  • Foto do perfil de Rodz

    Ranking: 654º

    Rodz 1559 comentários

    223º. por @rodzrds

    Impressionante como jornalista esportivo brasileiro não consegue nem montar uma tabela comparativa...

    É só colocar um número e eles se enrolam horrores.

    Quem não tem domínio de matemática básica não poderia ter diploma universitário.

    Abraços e vai Corinthians!