x
O que o Augusto Melo tem feito pelo Corinthians Feminino?
Maria Beatriz de Teves

Jornalista formada pelo Mackenzie. Apaixonada por esportes, futebol feminino e assuntos que promovem o debate em geral. No Meu Timão desde maio de 2022.

ver detalhes

O que o Augusto Melo tem feito pelo Corinthians Feminino?

5.2 mil visualizações 55 comentários Comunicar erro

O que o Augusto Melo tem feito pelo Corinthians Feminino?

O que Augusto Melo tem feito pelo Corinthians Feminino?

Foto: Staff Images Woman / CONMEBOL

Um desabafo sobre o Corinthians Feminino...

Por muito tempo, o Corinthians Feminino foi sinônimo de hegemonia no Brasil e na América do Sul. Dominava tudo, colecionava títulos e consolidava sua identidade como referência no futebol feminino. Mas, aos poucos, essa supremacia tem se desmanchado. A pergunta que fica é: por quê?

A resposta é múltipla. Não só perdemos peças fundamentais, como Arthur Elias e Cris Gambaré, mas também o cenário do futebol feminino mudou. Clubes que antes não investiam passaram a olhar para a modalidade com mais atenção – ainda que o necessário esteja longe de ser feito. Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e outros times começaram a se reforçar de forma mais agressiva, encurtando a distância para o Corinthians.

Mas o que me incomoda, e me faz escrever este desabafo, é a falta de carinho que a atual gestão tem demonstrado pelo futebol feminino do clube. A gestão anterior tinha muitos problemas, mas ao menos Duilio confiava em Cris Gambaré e dava a ela autonomia para conduzir o projeto. Agora, a impressão é de que estamos à deriva.

O que Augusto Melo tem feito pelo Corinthians Feminino? Alguém já o viu falar sobre a modalidade? Nem quando questionado ele se aprofunda no assunto. Que projetos ele tem para o time?

A estrutura é um reflexo dessa indiferença. O time profissional feminino treina no CT da base. O CT principal não pode ser compartilhado? Impossível que não haja um planejamento que permita o uso adequado pelos dois times. Enquanto isso, o Cruzeiro oferece estrutura de ponta, o Bragantino tem um CT e alojamento próprio para as jogadoras… E o Corinthians? Continua tratando o futebol feminino como um apêndice sem prioridade.

A falta de transparência financeira também pesa. Para onde foi o dinheiro da venda da Tarciane? E da Dani Arias, vai para onde? Por que todos os meses as atletas enfrentam atrasos nos direitos de imagem? Até agora, nem uma reforma básica no Parque São Jorge foi feita, uma promessa de campanha que já virou piada.

Sobre o time dentro de campo, Lucas Piccinato tem cometido erros, e as críticas são justas. Mas ele não é o maior dos culpados. Se não há confiança no projeto nem um planejamento adequado, não adianta cobrar apenas o técnico. Se a estrutura e o suporte não melhorarem, qualquer treinador que vier depois dele também estará fadado ao fracasso. Jogadoras importantes saíram de graça – isso é culpa do Piccinato? Claro que não.

Mas também existem erros dentro de campo...

E quando falamos da equipe, o cenário é preocupante. O Corinthians fez nove contratações na última janela, mas quem carrega o time são as veteranas. Se não fosse Vic, o time não reagiria. Se não fossem Tamires e Zanotti no último jogo, já era. Depender de atletas que estão perto dos 40 anos não é sustentável. O jogo contra o Bragantino foi sofrível, e só vimos um poder de reação nos últimos dez ou 15 minutos.

Piccinato, se há um plano para o time, ele precisa aparecer. Hoje, ninguém sabe qual é a base da equipe, qual o esquema mais confiável ou sequer quem são as titulares. Como cobrar um futebol consistente se não há entrosamento? Quando chegarem as fases decisivas, uma Libertadores e, quem sabe, um Mundial no próximo ano, o Corinthians vai estar pronto?

O que me preocupa não é apenas perder um título ou outro, mas sim perder a identidade que o Corinthians Feminino construiu com tanto esforço. O clube não pode se acomodar na história de glórias passadas. Futebol é sobre presente e futuro. O que estamos fazendo para garantir um futuro para as Brabas?

A resposta, por enquanto, não parece animadora.

Veja mais em: Corinthians Feminino, Diretoria do Corinthians e Augusto Melo.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Maria Beatriz de Teves Schreiber

Por Maria Beatriz de Teves Schreiber

Jornalista formada pelo Mackenzie. Apaixonada por esportes, futebol feminino e assuntos que promovem o debate em geral. No Meu Timão desde maio de 2022.

O que você achou do post do Maria Beatriz de Teves?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Francisco

    Francisco 54 comentários

    @miras em

    Eu concordo com o conteúdo pois já realizei criticas na mesma linha além do descaso falta de planejamento técnico, time não tem uma base definida para o boneco de Olinda dar padrão de jogo razão que vejo pela queda de produção de algumas jogadoras sito Tamires, Duda Sampaio, que parecem estarem fora do peso ideal, Paulinha não defende e nem cria nada pelo lado direito, Juliete falha demais, sem dizer que a Mariza não pode ser zagueira sem estatura para tal e erra tudo, quando sai jogando cada 10 passes erra 15! Toda bola cruzada na área em um Deus nos acuda veja o segundo gol do Bragantino, Arthur Elias sabedor dessa deficiência a convocou para a posição de volante

    As novas contratadas que não se acertam no esquema do técnico, atacantes de chutam 10 vezes e não conseguem fazer gol numa total demonstração de falta de treinamento e orientação de como chutar batem na bola sem noção estou vendo a salvação nas veteranas, Zanoti, vic, e a Tamires e Duda com um bom preparo físico

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 182º

    Carlos 6751 comentários

    @carlos.tadeu.stoduto em

    O dinheiro do feminino tem que ficar no feminino...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de joao

    Joao 28 comentários

    55º. @joao.joaquim.nascime em

    Chama o Artur Elias, não interessa...não tão jogando nada, Duda Sampaio olha para o lado e sorri...imagino o que ela pensa:onde vocês estão? Já sabem o que ela procura não é mesmo? !

  • Foto do perfil de Rafael Andrade

    Ranking: 2897º

    Rafael 846 comentários

    54º. @rafael.andrade33 em

    É que o futebol feminino não tem a mesma aceitação que o futebol masculino, e nunca terá...

  • Foto do perfil de Jota

    Ranking: 1076º

    Jota 1982 comentários

    53º. @jota-caio em

    O pior presidente de todos tempos acabou com masculino agora o feminino EA dívida do club está chegando 2.5 bilhões, rumo falência, impeachment já

  • Foto do perfil de Tacisio

    Tacisio 53 comentários

    52º. @tarcisiojj13 em

    Tomara que acabe! Não faz diferença nenhuma pra maior parte da torcida!

  • Foto do perfil de Fernandes

    Fernandes 131 comentários

    51º. @ka-fernandes em

    Elas são culpadas, mesmo estando no maior e melhor time feminino, parece que não está bom, toda hora é reclamações e desculpas, uma má vontade e uma perna danada, não sabendo lidar com mudanças.
    Infelizmente está parecendo que elas eram fechadas com a turma do Andrés, R&T e bando e deixaram o gostar de um lado tomar conta, tanto que várias jogadoras abandonaram o barco, mesmo se tentando por diversas vezes renovação.
    Essas coisas prejudicou e está ajudando no enfraquecimento do time.
    Elas não perceberam que essas coisas não é só ruim para time, é ruim para elas, é ruim para futebol feminino, uma vez que se perde uma referência de alto nível para o futebol feminino e demais times.