Afinal, Corinthians na Libertadores 2025 é tão impossível assim?
Opinião de Matheus Scontre
7.6 mil visualizações 41 comentários Comunicar erro
Segundo dados divulgados pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Corinthians tem apenas 0,002% de chances de garantir uma vaga na Libertadores de 2025. No entanto, essa possibilidade é tão difícil de ser concretizada? Trago análises frias e, talvez, um pouco clubistas, mesmo sabendo que a briga ainda é para fugir, de vez, do Z4.
Até aqui, o Timão somou 38 pontos em 32 rodadas, o que o coloca na 13ª posição. Neste momento, a equipe alvinegra estaria muito distante do G6, zona de classificação para a Libertadores, que coloca quatro times de forma direta na fase de grupos e dois na fase preliminar. Este seleto grupo, porém, pode passar por aumento significativo e para isso acontecer é necessário que:
- Botafogo bata o Atlético-MG e conquiste a Libertadores. Situação esta que, na minha opinião, vai acontecer;
- Flamengo conquiste a Copa do Brasil em duelo contra o Atlético-MG. Com o resultado do primeiro jogo (3 a 1 para os cariocas), tem tudo para se concretizar;
- Cruzeiro vença o Racing na final da Sul-Americana. A parte mais difícil desta trinca e acho que não irá acontecer, restando apenas a torcida para os argentinos.
Atualmente, o Botafogo é o líder do Brasileirão, o Flamengo ocupa a quinta posição e o Cruzeiro é o oitavo. Se os três ganharem as competições citadas acima e permaneceram nas respectivas posições, o G6 viraria um G9, com o nono colocado no torneio nacional também indo para a Libertadores. Neste momento, o Vasco, com 43 pontos, seria o “sortudo” que herdaria a vaga.
O elenco comandado por Ramón Díaz tem cinco pontos a menos que o Vasco, o que torna muito possível, na minha opinião, a chegada do Corinthians na “sonhada” posição. Restam apenas seis jogos, sendo três dentro de casa e três fora.
- Vitória (fora): duelo mais complicado desta sequência. Muito bem treinado por Thiago Carpini e conta com a força da torcida. Pelo equilíbrio na tabela, acredito no empate;
- Cruzeiro (casa): totalmente focado na final da Sul-Americana. Jogo no feriado, casa cheia e três pontos na conta;
- Vasco (casa): mesmo sendo o atual nono colocado, clima é de férias por não estarem na briga contra o Z4. Fator casa vai fazer a diferença e novo triunfo à vista;
- Criciúma (fora): segundo embate mais complicado desta sequência. Briga contra o Z4 e costuma surpreender, mas não desta vez. Um ponto para cada lado;
- Bahia (casa): pensando em 2025 e com Rogério Ceni na corda bamba. Três pontos e sem sustos;
- Grêmio (fora): formas que as equipes entrarão na última rodada ainda é indefinida. Acredito num empate sem muitas emoções.
Sim, nesta projeção o Corinthians não perdeu nenhum jogo até o fim do campeonato. Seriam 12 pontos conquistados de 18 disputados, o que faria o clube alvinegro saltar para 50 pontos. Desta forma, os torcedores também teriam que secar os demais clubes que podem chegar até a nona colocação.
E aí, Fiel? Fiz uma projeção possível ou dei aquela exagerada?
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Matheus Scontre
- O principal acerto da diretoria do Corinthians foi vencer o 'resultadismo'
- O principal 'reforço' do Corinthians para 2025 já está no clube
- A arbitragem evitou que o 'baile' do Corinthians diante do rival fosse ainda maior
- Do 'acabou a farra' até o gol perdido de Garro: Corinthians paga caro por falhas individuais em 2024
- Frio e calculista: André Carrillo foi o tiro certeiro do Corinthians neste segundo semestre
- É hora de encerrar o vínculo com um nome que marcou história no Corinthians