Os recordistas de jogos seguidos pelo Timão

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Os recordistas de jogos seguidos pelo Timão

36 mil visualizações 27 comentários Comunicar erro

Os recordistas de jogos seguidos pelo Timão

Wladimir e Rivellino: mais jogos seguidos com a camisa do Corinthians

Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

Na semana passada, o meu particular amigo Zizzo Bettega, de Ribeirão Pires (SP), observou que o lateral-esquerdo Wladimir, que atuou no Corinthians de 1972 a 1985 e em 1987, “realmente merecia” ser o jogador com mais partidas (805) na história do clube: “Não tinha essa de chinelinho com o cara, não”. Eu então sugeri que Wladimir talvez fosse, também, o recordista em partidas seguidas pelo Timão, sem ser suspenso ou se machucar, e que se alguém fizesse essa pergunta eu responderia. O próprio Zizzo retrucou: “Tá perguntado, então, Celso”.

Faça como ele! A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

E o APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO traz uma novidade: o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Quais os jogadores com o maior número de partidas seguidas pelo Corinthians, sem se machucar nem cumprir suspensão?

Zizzo Bettega

@zizzo.bettega

Esse é outro recorde que pertence ao lateral-esquerdo Wladimir Rodrigues dos Santos, o Wladimir, também o jogador com mais partidas pelo clube (805), entre 1972 e 1985 e em 1987.

Expulso de campo na derrota por 2 a 1 para Ponte Preta, em 15 de março de 1981, pelo Brasileiro daquele ano (um dos únicos quatro cartões vermelhos que recebeu como jogador corinthiano), Wladimir não enfrentou o Bahia no fim de semana seguinte (Bahia 1 a 0, em 21/3/1981, no Pacaembu).

Depois disso, Wladimir entrou em campo nada menos que 161 vezes seguidas, sem uma única ausência, durante dois anos, um mês e 23 dias, de 28 de março de 1981 (derrota do Corinthians por 2 a 0 para o Santa Cruz, no Recife, pelo Brasileiro) a 21 de maio de 1983 (vitória por 1 a 0 sobre a Inter de Limeira, em São Paulo). Wladimir só não completou a 162ª partida, contra o São Bento, em Sorocaba (Corinthians 1 x 0, 12/6/1983), porque estava a serviço da Seleção Brasileira, que naquele mesmo dia empatou com o País de Gales por 1 a 1 em um amistoso em Cardiff.

Antes de Wladimir, o recordista do Corinthians em número de jogos seguidos era o eterno craque Roberto Rivellino, meia-esquerda que defendeu o clube de 1965 a 1974.

Rivellino

Rivellino também atingiu uma marca importante: 137 partidas seguidas, entre 22 de junho de 1965 (empate por 1 a 1 com o Água Verde, em um amistoso em Curitiba) e 17 de setembro de 1967 (vitória por 1 a 0 sobre a Ferroviária, no Parque São Jorge, pelo Campeonato Paulista).

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?