[Celso Unzelte] Ralf: um dos muitos corinthianos que jamais foram expulsos

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Ralf: um dos muitos corinthianos que jamais foram expulsos

Ralf: um dos muitos corinthianos que jamais foram expulsos

Em 2015, Ralf recebeu placa e camisa comemorativas de seus 350 jogos. Chegaria a 352, sem jamais ser expulso

Foto: Daniel Augusto Junior / Agência Corinthians

O Alexandre (Lezinho) quer saber quais os jogadores do Corinthians que nunca foram expulsos de campo. E pergunta se o Ralf é um deles.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar respondendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao clube, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Queria saber quais jogadores do Corinthians nunca foram expulsos de campo. Ralf deve ser um deles.

Lezinho

@alexandress30

A esmagadora maioria dos jogadores que vestiram a camisa do Corinthians pelo menos uma vez na vida jamais foi expulsa de campo. Mais precisamente, 1.045 deles dentro de um universo de 1.374, o equivalente a 76% do total. Por isso, fica mais fácil fazer um ranking dos que foram expulsos mais vezes do que publicar a longa lista dos que nunca foram expulsos. Aguardo perguntas a respeito disso (e também palpites dos leitores dessa coluna sobre quem seriam os jogadores do Corinthians mais vezes expulsos em todos os tempos). Essa lista será publicada na próxima coluna.

De todos os 1.045 corinthianos que jamais foram expulsos, o caso mais recente — e certamente mais emblemático, pela posição em que joga — é mesmo o do volante Ralf. Nas 350 partidas que disputou pelo Timão entre 2010 e 2015 (com 190 vitórias, 98 empates e 64 derrotas, 8 gols marcados), Ralf da Silva Teles (*São Paulo, SP, 9/6/1984) nunca recebeu um cartão vermelho, desde que veio do Grêmio Barueri. E olha que ele era o protetor da defesa corinthiana, responsável pelo trabalho de destruição das jogadas dos adversários, nas vitoriosas campanhas dos títulos paulista (2013), brasileiros (2011 e 2015), da Libertadores (2012), do Mundial (2012) e da Recopa Sul-Americana (2013). Ralf formou duplas de volantes inesquecíveis, primeiro com Elias, depois com Paulinho e, por fim, novamente com Elias.

Ao longo do Brasileiro de 2015, Ralf chegou a perder a posição para Bruno Henrique, mas recuperou-a e completou 350 jogos com a camisa corinthiana justamente na noite da conquista do sexto título brasileiro da história do clube, no empate por 1 x 1 com o Vasco, em São Januário (19/11/2015).

No jogo seguinte, a inesquecível goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo, na Arena, com o Corinthians já campeão, Ralf recebeu das mãos do presidente Roberto de Andrade uma camisa com o número 350, em comemoração à marca que faz dele o 20º jogador com mais partidas pelo Timão em todos os tempos. No início de 2016, assim como outros destaques daquela vitoriosa campanha, Ralf também se transferiu para o futebol chinês, a fim de defender o Beijing Guoan, o mesmo time de Renato Augusto.

Veja mais em: Ralf.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?

  • 1000 caracteres restantes