Jô: o corinthiano com maior intervalo de tempo entre um gol e outro

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Jô: o corintiano com maior intervalo de tempo entre um gol e outro

3.3 mil visualizações 36 comentários Comunicar erro

Jô: o corintiano com maior intervalo de tempo entre um gol e outro

Contra o São Bento, em Sorocaba, Jô voltou a marcar um gol pelo Corinthians após 11 anos, 5 meses e 7 dias

Foto: Daniel Augusto Junior/Agência Corinthians

Pelo Twitter, Paulo E. Paetzold pergunta se o Jô é o jogador com o maior intervalo de tempo entre um gol e outro pelo Corinthians.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar respondendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao clube, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Com o primeiro gol que marcou em sua volta, contra o São Bento, em Sorocaba, Jô se tornou o jogador com maior intervalo entre um gol e outro pelo @Corinthians ?

‏@PauloPaetzold

A resposta é... sim!

O gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Bento, em Sorocaba, na estreia no Campeonato Paulista, foi marcado por Jô, de pênalti, aos 10 minutos do segundo tempo, no dia 4 de fevereiro de 2017. Com isso, Jô alcança mais um recorde: voltou a marcar um gol pelo Timão depois de 11 anos, 5 meses e sete dias.

Antes, o último gol de Jô pelo Corinthians havia sido marcado no jogo Corinthians 3 x 3 Botafogo-RJ, em 28 de agosto de 2005, no Pacaembu, pelo Brasileiro daquele ano (que, aliás, o Corinthians faturou).

O recorde anterior, de 7 anos, 5 meses e 10 dias, pertencia a Casagrande. Antes de ir embora para jogar no Porto, de Portugal, ele havia marcado pela última vez com a camisa do Timão na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional, em Manaus (AM), pelo Brasileiro, em 26 de outubro de 1986. No retorno ao Corinthians, em 1994, Casagrande voltou a marcar em sua terceira partida: vitória por 3 a 1 sobre o CRB-AL, no Pacaembu, em 5 de abril de 1994, pela Copa do Brasil daquele ano.

Casagrande jogou no Corinthians de 1982 a 1994. Marcou 103 gols em 256 partidas (média de 0,40 por jogo). Até o gol marcado no jogo contra o São Bento, em Sorocaba, Jô tinha 19 gols em 110 jogos pelo Timão (média 0,17). Atualmente (até antes de Botafogo-SP x Corinthians, em Ribeirão Preto, primeiro jogo das quartas de final do Paulista deste ano), Jô tem 23 gols em 133 jogos pelo Timão (média de 0,17 por partida). Três deles foram marcados nos últimos clássicos, contra Palmeiras, Santos e São Paulo.

João Alves de Assis Silva, o Jô, nasceu em São Paulo, no dia 20 de março de 1987. Mas, para o futebol, ele nasceu mesmo no Parque São Jorge: tinha apenas 16 anos, 3 meses e 29 dias quando se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo com a camisa do Corinthians, para enfrentar o Guarani, pelo Campeonato Brasileiro (1 x 0, 19/7/2003).

Exatos 35 dias depois, em 24 de agosto daquele mesmo ano, Jô se tornou também o mais jovem a marcar um gol pelo Timão, na vitória por 3 x 1 sobre o Internacional-RS.

Sonho de consumo do futebol europeu desde os juniores (o Manchester United, da Inglaterra, queria levá-lo do Parque São Jorge antes mesmo de se profissionalizar), ele acabou indo para o CSKA Moscou, da Rússia. Passou por Manchester City e Everton, ambos da Inglaterra, e Galatassaray, da Turquia, antes de voltar ao Brasil, para defender Internacional-RS e Atlético-MG.

Em 2014, Jô disputou a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Passou pelo Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos, e pelo Jiangsu Suning, da China, antes de retornar ao Corinthians, aos 29 anos, no início de 2017.

Veja mais em: .

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?