Venha fazer parte da KTO
x
eSports: um projeto que deu certo no início, mas foi desmanchado e abandonado
Rafael Bianco

Rafael Bianco é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e apaixonado pelo Corinthians. Com paixão herdada pela família, acompanha o dia a dia do clube em busca de informações e números do Timão.

ver detalhes

eSports: um projeto que deu certo no início, mas foi desmanchado e abandonado

Coluna do Rafael Bianco

Opinião de Rafael Bianco

6.8 mil visualizações 75 comentários Comunicar erro

eSports: um projeto que deu certo no início, mas foi desmanchado e abandonado

Red Canids Corinthians enquanto ainda atuava pelo CBLoL, em 2018

Foto: Divulgação/Riot

Tem duas coisas que gosto de acompanhar e me inteirar sobre: Corinthians e Videogames. Neste segundo, sou apaixonado por alguns jogos multiplayer, em que vários jogadores disputam uma mesma partida, o que abre a possibilidade para a realização de campeonatos. É algo que já vem acontecendo a um bom tempo, e se popularizado mundialmente.

Em um último estudo divulgado no ano passado, o mundo dos games faturou cerca de US$ 91 bilhões somente em 2016, o que representa muito mais do que os outros dois principais ramos do entretenimento somados. O cinema e a música faturaram "apenas" US$ 53 bilhões juntos.

O mais importante na minha visão, porém, não é o dinheiro, e sim associar novos torcedores ao clube. Temos que admitir, o futebol não tem a mesma força do passado, principalmente aqui no Brasil, onde já encontramos diversos garotos que preferem torcer somente para times europeus, onde acabam se identificando muito mais. Assim como também existem jovens que torcem apenas para associações de eSports.

Isso abre uma possibilidade de interação muito grande. E aqui no Brasil o mercado já é bem consolidado.

O Corinthians até chegou a investir neste mercado em meados de 2017, quando anunciou a sua parceria com a Red Canids. Na época, o Timão disputou os campeonatos de League of Legends e Rainbow Six Siege, dois jogos que possuem uma grande popularidade no Brasil e campeonatos bem desenvolvidos.

A Red Canids Corinthians usava até mesmo o uniforme do Timão em 2017

A Red Canids Corinthians usava até o mesmo uniforme do Timão em 2017

Divulgação/Red Canids

Mesmo com alguns resultados interessantes, no entanto, a investida não foi pra frente, sendo desmanchada no início de 2018. Tudo por causa de um regulamento do Corinthians, que não permite que conselheiros tenham vínculo empresarial com o clube. Na oportunidade, parte da organização havia sido vendida justamente a um conselheiro do Timão, e por isso ele saiu da jogada.

O que mais me surpreende nesse intervalo de cerca de um ano, é que o Corinthians não se reaproximou do mercado. Pode até ser que faltaram oportunidades, mas quanto mais tempo ficar de fora, mais difícil será para se consolidar no futuro.

O Flamengo, por exemplo, é um time que criou a sua própria equipe em um momento parecido com o Corinthians, e nesse meio tempo conseguiu se tornar uma das mais fortes. No CBLoL em 2019, o clube carioca disputou lidera com folga depois de disputar 17 partidas e vencer 16. Vencendo o segundo split, no final do ano, eles ganham a chance de disputar até mesmo o mundial da modalidade.

Além do League of Legends, o próprio Rainbow Six Siege apresenta competições interessantes, mas tem diversos outros jogos na parada, como é o caso do Counter Strike: Global Offensive, Fortnite, Overwatch, Dota 2, Crossfire, e por aí vai...

Além destes ainda temos o FIFA, que vai até mesmo desenvolver uma Copa do Mundo agora, com precedentes para uma Liga super interessante aqui no Brasil. O problema é que ele fica um pouco mais distante, por causa da parceria do Timão com o PES, seu maior concorrente. E o Corinthians até participa do E-Brasileirão, mas ele é somente representado por um atleta, sem vínculo algum com ele.

Com projetos super interessantes em outros esportes, por que não se aproximar do mundo dos games novamente? Será que ainda veremos o Timão neste mercado um dia?

Veja mais em: Corinthians no e-Sports.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Bianco

Por Rafael Bianco

Rafael Bianco é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e apaixonado pelo Corinthians. Com paixão herdada pela família, acompanha o dia-a-dia do clube em busca de informações e números do Timão.

O que você achou do post do Rafael Bianco?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de JOAO

    Ranking: 643º

    Joao 2632 comentários

    @joaovitalfn em

    Os atletas da Red Canids de Hearthstone foram vice-campeões mundiais ano passado. Uma parceria que teria dado muito certo, mas que se perdeu.

  • Foto do perfil de fabrício

    Ranking: 1078º

    Fabrício 1786 comentários

    @fabriciofound em

    Tinha que montar uma equipe de Sonic, Street Of Rage, Golden Axe... Brincadeiras a parte, estou desinformado sobre games parei no mega drive...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de William

    William 200 comentários

    43º. @william.abrante em

    Continuação
    Mas não adianta patrocinar qualquer time ou montar qualquer timinho, o Corinthians tem a possibilidade de ser grande em tudo que disputa (por conta do tamanho gigantesco do clube). Já pensou se o Corinthians patrocina algum timaço dessa modalidade? Como o MIBR (Time do CS. Um timaço br e muito popular aqui, principalmente por conta do Fallen) Ou há imaginou montar um time com os melhores e mais populares profissionais do LOL? Com Dynquedo, brTT manajj e etc... O Corinthians ia ser um ÓTIMO time competitivo, iria ser o favorito e iria atrais MUITOS patrocínios E MUITA POPULARIDADE, fora que daria para ser campeão nacional e disputar seriamente o internacional com um time assim! O Corinthians tem como investir, só falta querer! É só dar um bom salário para esses profissionais e um bom suporte que já era!
    Corinthians tem potencial para investis NÃO SÓ no LOL, mas sim em vários outros! Só com 1 salário do Walter (que esta de saída) já daria pra investir e formar UM PUTA TIME!

  • Foto do perfil de William

    William 200 comentários

    42º. @william.abrante em

    Eu não gosto de League Of Legends, mas devo admitir que este jogo (e diversos outros) estão crescendo cada vez mais. O Corinthians deveria surfar nesta onda! O mudo eSports esta cada vez maior, outro dia vi milhares de pessoas reunidas para assistir uma final de uma competição de jogo virtual.
    Patrocinar um BOM time, ou até mesmo formar um bom time iria ser espetacular para o clube e eles ganhariam muita popularidade e também uma nova torcida (já que grande parte das pessoas que assistem campeonatos eSports não torcem muito para times de futebol)
    Mas não adianta patrocinar qualquer time ou montar qualquer timinho, o Corinthians tem a possibilidade de ser grande em tudo que disputa (por conta do tamanho gigantesco do clube). Já pensou se o Corinthians patrocina algum timaço dessa modalidade? Como o MIBR (Time do CS. Um timaço br e muito popular aqui, principalmente por conta do Fallen) Ou há imaginou montar um time com os melhores e mais populares profissionais do LOL? Com Dynquedo, brTT

  • Foto do perfil de Júnior

    Júnior 23 comentários

    41º. @junior.soares12 em

    Cara, eu torço para a red. Quando vi a parceria deles com o Corinthians, dei pulos de alegria, mas achei muito estranho a parceria. Porque não tinha camisas para vender, pouca informação e quando desfizeram a parceria achei mais estranho ainda. Já que a red vivia um ótimo momento.

  • Foto do perfil de Francisco

    Francisco 119 comentários

    40º. @francisco.roberto.co em

    I love Atari!

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 39º

    Fernando 19854 comentários

    39º. @fernando.zemetek em

    Faltou visão e, principalmente, parceria c/ especialistas em TI & GAMES.