Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians

Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

16 mil visualizações 235 comentários Comunicar erro

Quem tem a cabeça em Liverpool não entende nada de Corinthians

Tá na cara que o Vítor ainda não entendeu muita coisa sobre o Corinthians

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Nem vou entrar na discussão do tamanho do Liverpool e da grandiosidade e importância histórica que tem o Sport Club Corinthians Paulista para a humanidade. São coisas incomparáveis e propósitos de existência incompatíveis.

Tá na cara que o Vítor ainda não entendeu muita coisa sobre o Corinthians, mesmo levando em conta as frases simpáticas acerca de nossa torcida.

Eu sei, a declaração infeliz sobre o Liverpool nem deveria alcançar tamanha importância. Mas levando em conta o que vem ocorrendo, acaba sendo sintomática. Porque o Corinthians não cabe nos gabaritos. Não tem aplicativo no tablet. Está distante do que o Vitor Pereira entende por futebol.

Pra começo de conversa, o português precisa entender que o Corinthians não tem muito a ver com futebol. Tem um pouco só de futebol. Ocasionalmente, disputa jogos de futebol. Mas o Corinthians é outra coisa. É, fundamentalmente, uma representação daquilo que somos.

Ou seja, não dá pra imaginar Corinthians que não ganha clássico. Não dá pra imaginar Corinthians que não ganha jogo grande. Não dá pra imaginar Corinthians que se aceita inferior. Não dá pra imaginar Corinthians sem grandeza. Não dá pra imaginar Corinthians sem valentia. Não dá pra pensar o Corinthians sem heroísmo.

O Corinthians pode viver até na desgraça, mas não sabe viver na irrelevância!

O Corinthians é força máxima. O Corinthians é sangue no olho. No Corinthians o bagulho é louco!

Vitor, esquece os tais times que você já treinou. Esqueça, por algum momento, os times que você deseja treinar no futuro, os seus objetivos de carreira.

Aqui é Corinthians, maluco!

Desejo muito que esse seja um ponto de virada. Que esse momento te traga algumas revelações. Que daqui algum tempo, eu esteja escrevendo um texto para lhe homenagear. Até porque ninguém nasce sabendo. Mais do que aprender, que você sinta em seu coração o que é o Corinthians.

Vou te explicar uma coisa. Você foi contratado a peso de ouro. Mas você não é nadinha de nada perto do Corinthians.

Você não é nada. Eu não sou nada. Os jogadores não são nada. O Liverpool então, nem sei quem é, meu filho.

Para o corinthiano, nada nessa vida pode ser maior do que o Corinthians. Não importa o que os outros digam. Não importa o que os outros pensem. Não importa o continente que estamos geograficamente localizados. Não importa a latitude nem a longitude. Não importa se jogamos em Itaquera, na Inglaterra, se a moeda é o real, a libra, o dólar, o euro.

Em resumo, esquece o resto. Tudo o que você aprendeu na sua vida, daqui por diante, não vai servir muita coisa se não aprender o que é o Corinthians de verdade.

Tudo isso que você aprendeu é bacana: tática, técnica, planejamento, gestão de pessoas, estatísticas. Mas, no Corinthians nada disso vai servir se não houver o coração.

O Corinthians não se poupa. No Corinthians somos 100% a cada segundo. Nós, corinthianos, não nos poupamos nunca, inclusive.

Não é que o Corinthians seja mais importante que o Liverpool, ou que seus conceitos e convicções sobre o futebol. O Corinthians é mais importante que tudo. Para nós, o Corinthians é nossa família, é nossa carreira, nosso emprego, nossa faculdade, nossa pátria, nossa religião, nosso tesão, nosso amor, a nossa vida! Não existe o Corinthians sem a vida da gente e não existe a nossa vida sem o Corinthians.

Acorda!

Aqui é Corinthians!

Veja mais em: Vítor Pereira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fábio

    Ranking: 96º

    Fábio 7765 comentários

    @fabiomcbaltz em

    Com todo o respeito ao intuito romântico no texto, mas devo lembrar que muita coisa é igualzinha em todo clube grande.

    Dá pra falar a mesma coisa do time inglês. Ou alguém acha que dá pra imaginar Liverpool sem ganhar clássico na PL, sendo inferior, sem ganhar jogo grande e tal?

    E na boa, ainda que o futebol da gente seja o melhor do mundo, os clássicos na Turquia são tão disputados quanto os daqui. Há quem diga que muito mais, inclusive.

    Vocês adularam o gringo quando ele chegou. Festejaram até a simples probabilidade dele chegar. O cara chegou dizendo que topou vir porque Duílio encheu o saco dele. Vitor é europeu. É assim que europeu olha pra América Latina. E a culpa disso é nossa! O viralatismo que permite isso é nosso!

    Tite sonha com Liverpool. Tite entende MUITO de Corinthians.

    Vamos parar com a baixa autoestima.

  • Foto do perfil de Andre Gomes

    Ranking: 9749º

    Andre 140 comentários

    @andre.gomes34 em

    Ainda dá tempo de apagar essas besteiras que tu escreveu

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 2330º

    Laercio 771 comentários

    235º. @laercio.tavares em

    Muito Bom Rafael Castilho! Com o tempo vais aprender o que e Corinthians!

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Laercio

    Ranking: 2330º

    Laercio 771 comentários

    234º. @laercio.tavares em

    A contratação do VP foi uma jogada no Ar que ele e bom treinador não se discute mas como todo bom Portuga um Asno de Teimoso! Entrega pontos mudando a Equipe a todo momento. Gosta de Correria, quanto ao falar do Liverpool e uma Comparacao Idiota! Sou Corinthiano desde 1957 e remava no RioTiete e frequentava as Catraias do Corinthians e sempre soube as escalações e decorava o time titular.

  • Foto do perfil de Arnaldo

    Ranking: 1258º

    Arnaldo 1305 comentários

    233º. @arnaldo.costa em

    é bonitinho e tal...

    Aaahh a gente não se poupa nunca...

    Mas se você botar jogadores de 35 anos pra jogar todo jogo todo mundo morre fisicamente e ai como fica?

    Mais uma vez... é bonitinho isso, mas a fisiologia vai se impor sobre o romantismo, a realidade se impõe, implacavel...

    Então, tem que poupar sim...

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 59º

    Marcos 12195 comentários

    232º. @marcos.marinho3 em

    A questão é, cada país tem seus times, sua torcida, sua rivalidade, tem que, respeitar onde está trabalhando, e ganhando seu salário.

  • Foto do perfil de Roberto

    Roberto 35 comentários

    231º. @roberto.sutt em

    Tá certo o vp, não disse nada demais, não instalem crise desnecessária, time e fraco, jogadores veteranos demais e jovens só agora sendo lancados pelo vp, ele faz o que pode, não tem como não achar que Palmeiras, galo e mengo hoje são bem superiores ai Corinthians

  • Foto do perfil de Ricardo Martimiano

    Ranking: 2460º

    Ricardo 737 comentários

    230º. @ricardo.martimiano1 em

    Matéria bem pobre

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 3792º

    Thiago 465 comentários

    229º. @thiago.firmino em

    Acho engraçado que esse papo do Liverpool ganhou uma grande proporção e só quem não sabe fazer uma simples interpretação de texto não entende o que ele quis dizer. A verdade é que nós iludimos com as contratações (um pouco culpa da mídia) a ponto de acharmos que com contratação de 4 ou 5 jogadores já seria suficiente para bater de frente com o galo, Flamengo ou os imundos. Comparem os elencos e é fácil botar que somos inferiores a eles, mas, claro que de grandeza não perdemos nada para eles. Então acho que devemos apoiar nosso time e acreditar, pois se pararmos para pensar nos últimos técnicos que passaram pelo Corinthians eles não tinham nem coragem de admitir que erraram, por exemplo, na escalação.

  • Foto do perfil de Nilson

    Nilson 22 comentários

    228º. @nilson.filho4 em

    Já vem esses imbecis querendo derrubar o técnico. Desse jeito o Corinthians vai ter um técnico por mês. Tudo de ruim que acontece é culpa do técnico. Vocês estão parecendo o Milton Neves, o Casagrande, o Neto. Só falam mal do Corinthians

x