Camisas do Corinthians: mais complicado do que parece

Teleco

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

ver detalhes

Camisas do Corinthians: mais complicado do que parece

Coluna do Teleco 1910

Opinião de Teleco

65 mil visualizações 218 comentários Comunicar erro

Camisas do Corinthians: mais complicado do que parece

Vazou aê...DSCLP

Foto: Desconhecido

A relação Corinthians-Nike é uma das mais longevas do futebol brasileiro. E isso tem um motivo: fornecer o material esportivo do Corinthians é muito, muito bom.

Conversei com duas pessoas: uma que trabalha com marketing esportivo - não é relacionada à Nike nem ao Corinthians - e conhece bem a empresa e clubes do futebol brasileiro; e outra que coordena os pedidos de uma rede de lojas.

Consultor de Marketing Esportivo

Como são escolhidas as camisas dos clubes?

A Nike elegeu dez principais clubes no mundo entre os que patrocina, baseado na visibilidade e vendas. Nas grandes ligas são Manchester City, Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus e Inter de Milão; na Turquia é o Galatasaray. Deste lado do Atlântico temos o Corinthians, o América do México e o Boca Juniors. O departamento de design para camisas de clubes de futebol (parte da divisão européia da Nike) escolhe um conceito que será usado em comum, digamos "cores cítricas", e tentam aplicar este conceito para todos os times deste grupo. A razão disso é mercadológica: mantendo uma unidade nos temas escolhidos, se ganha maior visibilidade nas vitrines das lojas e ajuda a vender mais como um todo.

Os clubes tem autonomia para escolher as camisas I e II (Nota: seria a branca e a listrada normalmente). A terceira camisa é sugerida pela Nike. O conceito "mundial" se aplica muito mais à camisa III que às demais, e também é a camisa que pode ser mais ousada. Se procura colocar um conceito ligada à história do clube e à torcida.

Terceira camisa de Barcelona, Manchester City e Inter de Milão. Parece familiar?

Quando as camisas são definidas?

As camisas costumam ser aprovadas entre fevereiro e março para o ano seguinte, quando o lançamento costuma ser em maio. A camisa III pode ser decidida até junho; também há a possibilidade do clube não lançar uma terceira camisa se preferir ou se não chegarem a um consenso. Uma grande dificuldade para definir as camisas é que não há como fazer uma pesquisa de mercado de qual camisa venderia melhor, pela questão do sigilo.

Por que as camisas sempre vazam? Quais são os problemas causados por isso?

A Nike sempre faz uma reunião com os seus principais clientes para mostrar os lançamentos e apresentar os materiais e cores. Normalmente apresentam protótipos bem próximos dos originais. E sempre tem aquele cliente que dá um jeito de fotografar e as imagens acabam circulando. Os clubes brasileiros não podem confirmar nunca se a camisa é aquela mesma, já que com a pirataria no Brasil em minutos já teriam camelôs com aquela camisa na frente do estádio. Confirmar ou não se a camisa será aquela é prerrogativa da Nike, como um mecanismo para se protegerem da pirataria. Sem isso, as camisas provavelmente seriam confirmadas sem qualquer problema, como é na Europa.

(fotos do desfile da Nike em Outubro de 2014)

Como é a Nike como parceira dos clubes?

A Nike é uma ótima parceira, ainda melhor para o Corinthians pela sua importância para a empresa. A Nike valoriza demais o Corinthians; lembre-se que o Flamengo também era parceiro deles e pediu um absurdo para a renovação, já que tinham proposta da Adidas. A empresa poderia cobrir, mas entre ficar com o Flamengo ou o Corinthians preferiu ficar com o Corinthians, mesmo tento que aumentar o valor do contrato. Os produtos do Corinthians são os mais vendidos no melhor mercado do país e vendiam muito mais que os do Flamengo, entre 20 e 30% a mais. Obviamente isto varia com a fase do time e a economia. O retorno de mídia do Corinthians também é imbatível, já que as mídias de São Paulo são muito mais impactantes que a do Rio de Janeiro, tanto em mercado como alcance. A Nike tem contrato com o Corinthians até 2025 e certamente cobrirá qualquer proposta de outro fornecedor de material esportivo. A companhia tem verbas de marketing exclusivas para o clube, e um exemplo disso é a loja que será aberta na Arena Corinthians, a maior loja da empresa em estádios no mundo.

Acho que muitas críticas dos torcedores à Nike vem mais de falta de informação sobre a empresa do que realmente merecidas.

Comprador de Rede de Lojas

Qual camisa do Corinthians é a que mais vende?

Sem dúvidas é a terceira. Os torcedores normalmente já tem camisas I e II de outros anos, e compram a terceira pela novidade, para só repor as "normais" a cada três anos. Normalmente quem compra todo ano não liga se sair do tradicional, ele quer algo diferente.

E na história, quais as mais vendidas?

A que mais vendeu foi a do centenário, com a grená de 2011 logo atrás. A azul vendeu muito bem e as camisas roxas vem a seguir. A cinza e a amarela foram um fiasco. Em suma, se a camisa III for bonita vende muito.

E as camisas tradicionais?

Quando a camisa II é listrada, costuma vender bem. 2013 vendeu muito bem e as deste ano estão vendendo bem também. A camisa I já é contrário, vende melhor quando é toda branca.

Coluna do Teleco 1910

Por Teleco 1910

@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

O que você achou do post do Teleco?