Venha fazer parte da KTO
x
Tevez jogou mais bola e teve mais identificação com o Corinthians do que Guerrero
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Tevez jogou mais bola e teve mais identificação com o Corinthians do que Guerrero

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

3.9 mil visualizações 51 comentários Comunicar erro

Tevez jogou mais bola e teve mais identificação com o Corinthians do que Guerrero

Tevez é um dos grandes ídolos recentes da torcida do Corinthians

Foto: Divulgação

Olá, amigos. Venho tocando um projeto paralelo aqui no Meu Timão e tenho aparecido pouco para escrever, mas vou aproveitar essa coluna para matar um pouco dessa saudade. Escrevo esse post motivado por um comentário do meu amigo Marco Bello, que considera Guerrero mais ídolo do que Tevez no Corinthians.

Como acho a concepção de mais "ídolo" muito pessoal e totalmente ligada a experiências individuais, ou seja, impossível de definir com precisão, vou explicar o que considero factual: Tevez jogou mais futebol e teve mais identificação com o Corinthians do que o peruano.

Antes que você comece a pensar e reclamar (se já o fez, calma): os dois saíram pelas portas dos fundos, com a imagem arranhada e uma relação que se desgastou bastante nos meses que antecederam a saída. Mesmo Tevez indo para fora do Brasil enquanto Guerrero foi para o Flamengo, acho que ambos se equivalem nesse sentido.

Para começar, os números: Tevez fez 46 gols em 78 partidas disputadas enquanto Guerrero anotou 54 em 130 duelos. Além de segundo atacante, enquanto o atleta hoje no Internacional era centroavante, Carlitos atuou em uma equipe muito inferior tecnicamente a todas que Guerrero teve ao seu dispor.

Um "mito" a se quebrar é o de que o Corinthians teve os "galácticos" em 2005. Quem viveu a época lembra, mas não custa nada relembrar quão deturpada é a ideia de que Mascherano, Carlos Alberto, Roger, Nilmar e Tevez atuaram juntos e formaram um grande time.

  1. Mascherano atuou em apenas sete jogos dos 48 daquela campanha. Chegou na metade do primeiro turno e machucou-se pouco depois, com uma fissura por stress. Voltou só em 2016
  2. Nilmar chegou com o segundo turno já começado. Ele estrou no jogo anulado contra o São Paulo, derrota por 3 a 2 no Morumbi.
  3. Carlos Alberto e Roger foram titulares juntos em apenas dois jogos daquele Brasileiro. No esquema de Márcio Bittencourt e Antonio Lopes, só um armador tinha espaço. Roger teve por um grande tempo e machucou-se há cerca de 15 jogos do fim. Carlos Alberto assumiu a titularidade e fechou bem o torneio.
  4. Sem as estrelas, o Corinthians era basicamente um amontoado de garotos, a maioria consolidada por Tite no ano anterior (Coelho, Betão, Bruno Octávio, Rosinei, Dinélson, Jô...) liderados por Tevez ao título.

Imprescindível naquela conquista, Tevez tem nessa cruzada heroica algo que Guerrero nunca teve nos três anos em que passou no Corinthians. O peruano, dono de excelente atuação contra o Chelsea, chegou em uma equipe já campeã continental somente porque Liedson, grande nome no Brasileiro de 2011, já não conseguia mais lidar com uma lesão no joelho e caiu drasticamente de produção.

Além do gol no Mundial, Guerrero teve boas participações, mas nunca foi imprescindível para o Corinthians. No seu melhor ano, a equipe ficou em quarto lugar no Brasileiro (2014). Em 2015, quando ainda parecia ser o melhor do time, deixou o Timão e, enquanto buscava se acertar no Flamengo, viu o Alvinegro ser campeão brasileiro com o futebol mais bonito da década.

Colocada a parte dentro do campo, vamos para o lado de fora. Tevez também foi maior (diria muito maior, mas vamos manter a calma) no trato com a torcida e no jeito que contagiou toda a cidade de São Paulo.

O paulistano que aqui vivia sabe que o "chapeuzinho do Tevez", uma obra peculiar que o fã de cumbia gostava de utilizar para ir a qualquer evento, poderia ser encontrado a cada esquina em que se procurasse. A cumbia do "Piola Vago", grupo musical formado por seus amigos, ficou famosa, assim como sua dancinha. Foi também o "boom" dos nomes nas camisas, ajudado pelo início de um marketing mais sério no Corinthians.

As camisas com "10" "Carlitos" nas costas lotaram os estádios em níveis absurdos. Vale lembrar que, mesmo aos 21 anos, Tevez já era campeão da Libertadores e presença constante em uma das melhores seleções da Argentina recentes. Fez ainda dupla com Messi em 2006, na Copa, subaproveitada por causa de uma lesão do canhoto.

Guerrero também teve sua idolatria, os tiros disparados com a mão na comemoração e o cabelo um pouco diferente do resto. Mas dividia atenção com vários outros nomes mais históricos do que ele no clube, como Cássio, Alessandro, Chicão, Paulinho, Danilo, Renato Augusto e Jadson. Era grande, mas era mais um entre vários grandes. Tevez era grande em um time que não tem ninguém próximo de si.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Laércio

    Ranking: 2032º

    Laércio 1041 comentários

    @laercio.tavares.guim em

    Olha minha opinião é a seguinte, Tevez jogou aqui 1 ano e meio, fez muitos gols, foi o melhor jogador disparado dakele BR-2005 e conquistou a Torcida pelo Garra e Determinação em campo que é a sua marca. Guerrero foi muito importante e conquistou mais Títulos do que o Tevez. Comparar os 2 tecnicamente é covardia com o Guerrero que basicamente, fazia a parede e ia bem no jg aéreo. Tevez com a bola no pé, chegando no auge de sua carreira fez chover em vários jogos...
    Considero Ídolo: Não, nenhum dos 2. Bons jogadores que representaram e honraram a camisa. Um saiu chutado pela Torcida (na verdade iria sair de qualquer jeito, essa que é a verdade...) e o outro tinha excelente proposta de renovação pra assinar com o Clube mas o Ego e a inveja (Pois o clube tinha contratado sem necessidade NENHUMA o Pato e gastou maior bala) fizeram com que o peruano desgraçado interrompesse sua linda trajetória no clube e pra mim isso tem importância, na forma como foi divulgada... Sem mais!

  • Foto do perfil de Fabio

    Ranking: 2524º

    Fabio 852 comentários

    @midrash em

    Concordo...

    Carlitos foi único.

    O cara carregava aquele time nas costas. O que o Tevez apanhou naquele campeonato foi um absurdo! Mas o argentino era um touro doido, quanto mais apanhava, mais corria.

    Uma coisa que nunca me esquecerei. Carlitos nunca, nunca desistia de nenhuma jogada e nunca, nunca cavava faltas. Ele apanhava e se levantava em seguida p continuar a jogada. Ele era o reflexo da torcida corintiana e a nos o idolatrávamos m mesmo.

    A matéria não citou mas Carlitos foi escolhido como melhor jogador do Brasileirão. Tevez inigualável

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de DIEGO

    Ranking: 4933º

    Diego 422 comentários

    51º. @di.oliveira13 em

    Romero jogou mais que Tevez e Guerreiro, mas os enzos não estão preparados pra essa conversa! Dica; só pegar os títulos de Romero e por na mesa

  • Foto do perfil de José

    Ranking: 4169º

    José 513 comentários

    50º. @spain28 em

    Ent? O, concordo.Tim? O sempre.

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 96º

    Mario 9435 comentários

    49º. @mario.kio.f em

    Tevez com certeza

  • Foto do perfil de João

    João 122 comentários

    48º. @joao.romeu.silva em

    O Tevez pode ter sido mais jogador pois quando jogou era mais jovem e tinha ideal de se transferir para Europa. Já o Guerrero era mais velho e estava vindo do futebol europeu possivelmente com um pé de meia já feito.
    Na minha opinião suas características eram diferentes do Guerrero, pois ele sempre foi aquele atacante nato, jogando enfiado e pelos lados. Já o Guerrero sempre foi aquele atacante mais enfiado, jogador de área o autêntico finalizador.

    Pra mim historicamente a passagem do Guerrero teve mais peso do que a do Tevez.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    47º. @alexandre.sccp1 em

    O que faltou ao TEVEZ foi ganhar uma Libertadores e um MUNDIAL pelo CORINTHIANS. Guerreiro ganhou o MUNDIAL fez história. Mas o TEVEZ é a cara do CORINTHIANS. ídolo ETERNO