Venha fazer parte da KTO
x
Escolher a Sul-Americana? Pior que perder, é o derrotismo antecipado
Ulisses Lopresti

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol.

ver detalhes

Escolher a Sul-Americana? Pior que perder, é o derrotismo antecipado

Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Opinião de Ulisses Lopresti

2.9 mil visualizações 60 comentários Comunicar erro

Escolher a Sul-Americana? Pior que perder, é o derrotismo antecipado

Foto do título do Timão em 2012

Foto: Daniel Augusto Jr.

O Brasileirão está acabando e o Timão tem um objetivo muito claro: A vaga na Libertadores. Quer dizer, pelo menos isso é o que o elenco e técnico falam, mas na torcida, há muitos que defendem a ideia de jogar a Sul-Americana. Faz sentido?

O Corinthians atualmente ocupa a oitava posição na tabela, e com a Copa do Brasil decidida entre Grêmio e Palmeiras, hoje estaria na Pré-Libertadores na próxima temporada. Sair da luta contra o Z-4 com uma vaga na mais importante competição do continente seria um lucro enorme em uma fraca temporada. Porém, há quem diga que devemos temer a competição e preferir a Sul-Americana.

Ok, a Sul-Americana agora tem um novo formato, premiação maior e tal.. Mas, Fiel, ainda não é uma Libertadores. O Corinthians tem que participar das maiores competições possíveis, isso é coerente com nosso tamanho e, principalmente, investimento. Nunca é certo dizer quão longe o time vai em uma competição, seja ele forte ou fraco, quem diria que o Santos chegaria na final nesse ano?

Como corinthianos, não devemos comprar a ideia de uma suposta incapacidade do time na maior competição do continente. “Ah, mas o time é fraco”, a Libertadores pode inclusive ser uma oportunidade de trazer reforços pontuais, ou, aprimorar essa equipe. Sinceramente, não acho que entramos como favoritos, óbvio que não, mas sei que somos capazes de vencer o Deportivo Lara e San Lorenzo.

Ser corinthiano é apoiar a equipe e almejar o melhor possível, não entendo o atual pragmatismo na forma de torcer. Somos o Corinthians, nossa camisa é pesada, para que comprar o discurso derrotista que nos empurram?

“E se perder na Pré-Libertadores de novo?”, ué, quem garante que seria campeão da Sul-Americana? Na real, que se for eliminado, acontece, derrotas em qualquer campeonato pode acontecer, e isso não vai manchar nossa história. O que na minha opinião mancha a história de um clube é nem participar das maiores competições possíveis, é aceitar, e pasmem, até torcer pela mediocridade.

Torço muito para que essas últimas rodadas reservem uma vaga na Libertadores para o Timão, vamos lembrar, o imponderável faz parte da nossa história.

Veja mais em: Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Por Ulisses Lopresti Figueiredo

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol

O que você achou do post do Ulisses Lopresti?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jeronimo

    Jeronimo 181 comentários

    @jeronimo.neto em

    Boa mlk... Fecha a casinha e já era

  • Foto do perfil de Adriano

    Ranking: 1805º

    Adriano 1157 comentários

    @adriano.souza24 em

    Jogar a Liberta pra tentar chegar longe...
    Jogar a Sula com chance grande de ganhar...

    Campeão da Sula leva boa grana.
    Campeão da Sula disputa Recopa.
    Copa Suruga no Japão.
    Ganha vaga na liberta seguinte.

    Nada nada com a Sula você ganha 3 títulos internacionais, Corinthians tem 4, saltaria pra 7.

    Sulamericana é bom negócio sim

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Isac

    Isac 101 comentários

    60º. @isachenrique em

    A camisa do Corinthians é pesada somente no cenário nacional, nossa história na Libertadores é simplesmente ridícula, o clube não tem tradição, isso é fato. E nesse momento trágico do clube, disputar a fase de grupos da Sulamericana é ter coragem de encarar a realidade.

    Ficar alimentando fantasias sobre a Libertadores só vai aumentar nosso histórico de vexames nessa competição!

    E ser campeão da Sulamericana é uma grande honra, River, Boca, SP e Inter já sabem disso há muito tempo

  • Foto do perfil de Aurimar

    Ranking: 2268º

    Aurimar 939 comentários

    59º. @aurimar.macedo em

    Há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há, há. Só rindo.

  • Foto do perfil de João Carlos

    Ranking: 6188º

    João 323 comentários

    58º. @joao.carlos.correia em

    Jogar a Copa Sul-Americana não é vergonhoso. Grandes clubes como Boca Juniors (duas vezes), River Plate e Inter-RS já venceram essa competição. Quem vence a Copa Sul-Americana joga a Libertadores, a Recopa Sul-Americana e a Levain Cup, torneio oficial organizado pela Conmebol e federação japonesa e que conta pontos para o ranking de clubes (além da grana que ganha).

    E mais: antigamente, em São Paulo, ninguém dava bola para a Copa do Brasil, mas bastou o Corinthians ganhar pela primeira vez (em 1995), para que os outros a considerassem importante. Tenho certeza que a mesma coisa vai acontecer se o Corinthians vencer a Copa Sul-Americana.

  • Foto do perfil de PAULO

    Ranking: 3218º

    Paulo 671 comentários

    57º. @paulo.cesar.dos.san7 em

    Tá certo temos que torcer pelo melhor do CORINGÃO, e o melhor do Corinthians não é ficar negando adversários, ou torneios, se tiver a oportunidade em disputar, que vá a disputa. Esses torcedores medrosos são a nova safra Nutella que não sabem ao certo o que é ser Corintiano, não sofreram de verdade. O Corinthians sempre bateu de frente com quem fosse na sua história, sempre se superando, calando a boca dos desacreditados (imprensa, e Antis) sempre foi assim "Contra tudo e contra todos" e hoje tem Corintiano que é contra o próprio time ou melhor se dizem Corintianos vai entender...

  • Foto do perfil de Markhal

    Ranking: 2528º

    Markhal 851 comentários

    56º. @markhal em

    Para o tamanho do Corinthians, Sulamericana é muito pouco. Não me contento com migalhas e acho que o torcedor do Corinthians também não.