Venha fazer parte da KTO
x
O erro de achar que o técnico era o único problema
Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

ver detalhes

O erro de achar que o técnico era o único problema

Coluna do Victor Farinelli

Opinião de Victor Farinelli

7.6 mil visualizações 48 comentários Comunicar erro

O erro de achar que o técnico era o único problema

Vagner Mancini mudou a perspectiva do time no Brasileirão, mas os problemas do clube como um todo requerem transformações maiores

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

A mudança de perspectiva para o Corinthians após a chegada de Vagner Mancini permite ao torcedor um final de ano com uma mistura louca de sentimentos: o alívio do rebaixamento já impossível, certa euforia porque a classificação à Libertadores é viável, e uma pitada de remorso, por imaginar que essa transformação, se ocorrida antes, permitiria sonhar com algum título nesta temporada.

O coração corinthiano aguenta tudo isso, mas não pode se enganar. Mancini está fazendo um grande trabalho e merece todos os nossos aplausos, mas seu sucesso não pode servir para esquecer que o clube Corinthians tem problemas sérios há muito tempo, e a crise recente, em parte era reflexo disso.

O trabalho de Mancini tem dois grandes méritos: isolar o elenco dos problemas institucionais do clube e conseguir montar, com as peças disponíveis, um time competitivo. Não é um time brilhante, e ele nem teve tempo pra fazer tanto. É um time que joga bem, e que é capaz de jogar de igual pra igual contra qualquer um no Brasil.

Não é o primeiro que obtêm resultado semelhante, e não quero, com isso, diminuir o trabalho do atual treinador. Pelo contrário, os que alcançaram tal façanha antes, no passado recente, foram Tite e Fábio Carille, que inclusive chegaram a ter equipes brilhantes quando o tempo permitiu desenvolver melhor seus trabalhos, e Mancini merece também esse tempo.

A questão é que tanto Tite quanto Carille fizeram grandes trabalhos e conquistaram títulos enquanto o Corinthians alimentava uma bola de neve de problemas: planejamento equivocado, contratações inexplicáveis, relações perigosas com empresários que prejudicam o clube, tudo isso gerando uma dívida que cresce e que se transforma em uma bomba de tempo que ninguém sabe se vai explodir no ano que vem ou dentro de cinco anos, mas vai acontecer.

Vez ou outra, esses problemas atingem o elenco. O elenco do Corinthians não é ruim, não deveria ter flertado com o rebaixamento como estava fazendo há cerca de dois meses. Se isso aconteceu é porque os problemas extracampo estavam influindo no trabalho.

Para que o sucesso de Vagner Mancini continue, que é o que queremos todos, precisamos que a administração de Duílio Monteiro Alves dê a ele três coisas, que juntas seriam a resolução desses problemas estruturais do clube: um planejamento coerente (temos um exemplo a ser seguido dentro de casa, que é a excelente gestão da equipe feminina); montagem de elenco com as peças que o treinador pedir, e não as empurradas por empresários com amizades dentro do clube; um plano para solucionar o problema da dívida a médio ou longo prazo, de forma a dar tranquilidade ao elenco.

Se isso não acontecer, esse sucesso atual terá prazo de validade. O treinador pode dar o melhor de si, mas uma hora os problemas, se não tratados, voltarão à tona. E aí já não é mais questão de competência.

Também é uma chance para Duílio mostrar que a sua não é uma mera continuação da gestão de Andrés Sanches, e que ele não só projeta um Corinthians vencedor para 2021, mas sim um clube capaz de manter essa pegada durante toda a década.

Veja mais em: Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Farinelli

Por Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

O que você achou do post do Victor Farinelli?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Frede

    Ranking: 1400º

    Frede 1438 comentários

    @frede.alves1 em

    Salários atrasados, campanha eleitoral, sem lateral esquerdo, 2 centroavantes contundidos, nenhum meia, chegada de cazares e otero, nenhum zagueiro reserva (foi preciso pegar o marlon no aviao).

    Mas depois que passa, ninguém nem lembra dos problemas.

  • Foto do perfil de Sidnei

    Ranking: 130º

    Sidnei 7603 comentários

    @sidnei.dos.santos em

    Concordo com tudo, ano quem vem, nesta semana ainda, vai ser tenso para todos nós, mas ao menos vamos ter um treinador de ótima qualidade, que já é grande coisa.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de ivan

    Ivan 81 comentários

    48º. @teophilo em
    Nos precisamos de um treinador cascudo de peso rodado na minha opinao poderia ser o vanderlei luxenburgo, ou o mano meneses deia silvinho fechar o ciclo e muito obrigado. Já difine logo o substituto dele pra iniciar a pre temporada. Com tudo arrumado
  • Foto do perfil de Aurimar

    Ranking: 2290º

    Aurimar 929 comentários

    47º. @aurimar.macedo em

    O Mancini foi a melhor coisa que aconteceu com o Corinthians depois do Carille. Torço para que ele fique ai por muitos anos, que ganhe muitos campeonatos e bata todos os records de treinadores. SOU FÃ DELE e dai.

  • Foto do perfil de Ronald

    Ranking: 479º

    Ronald 3360 comentários

    46º. @ronald.graff em

    O Maior erro foi insistir no Coelho..

    Que não sei nem o que tá fazendo no Corinthians...

  • Foto do perfil de AILTON

    Ranking: 2853º

    Ailton 757 comentários

    45º. @ailton.targino em

    Acho que um detalhe foi Crucial pela melhora do time, Salários em dia, que é obrigação da Diretoria, não adianta falar que não influencia, que sabemos que sim influencia e muito, ninguém trabalha satisfeito sem receber e quando esse atraso são de 4meses e constante pior ainda.

  • Foto do perfil de Salvador

    Ranking: 1910º

    Salvador 1097 comentários

    44º. @meutimao.com em

    Veja bem, logo, logo, Mancini será uma porcaria é só perder uns clássicos, porque o time é medíocre, mas tem que jogar como Corinthians porque foi assim que na última década com jogadores desconhecidos chegamos no ápice e não como porcaria e mulambeira.

    Comemorar superávit não é receita básica pra títulos, odiar uma direção ou um sistema administrativo também não, pelo contrário, só prejudica, então muita calma nesta hora.