O recado que Gabigol e Carlos Miguel mandaram para Yuri Alberto
Opinião de Victor Godoy
18 mil visualizações 43 comentários Comunicar erro
Ontem à noite estava assistindo a uns cortes da entrevista de Gabriel Barbosa, o Gabigol, ao PodPah e uma fala em questão chamou minha atenção, principalmente pensando na situação atual envolvendo a permanência de Yuri Alberto no Corinthians.
"Minha carreira toda foi feita no Brasil. Não me arrependo em nada, zero. É melhor ficar aqui e brigar para ser campeão do que para ficar em décimo no (Campeonato) Inglês", disse o ex-atacante do Flamengo. Desconsiderando toda a passagem catastrófica do jogador pela Europa, ele está certo.
O futebol brasileiro em linhas gerais passa por um momento em que os jogadores querem ir cada vez mais cedo à Europa buscando um prestígio sem tanto sentido. Tem o plano de carreira de começar em um clube mediano para depois ir subindo de prateleira. Mas me parece algo muito mais financeiro do que esportivo de fato, uma vez que em termos de prestígio compensa mais permanecer no Brasil e ser campeão - seja do Brasileiro, da Copa do Brasil e/ou da Libertadores - do que ir para a Inglaterra disputar vaga na Conference League - terceira divisão dos campeonatos continentais - pelo sonho de disputar a Premier League. Além de se manter mais firmemente no radar da Seleção Brasileira.
Esse ponto precisa entrar na cabeça de Yuri Alberto quando a janela abrir e ele decidir se quer ou não seguir no Corinthians.
Assim trago o último personagem desta coluna: Carlos Miguel. O goleiro fez justamente esse movimento e até agora não engrenou no Nottingham Forest, da Inglaterra, onde tornou-se goleiro reserva e acumula uma única partida pela equipe. O jogador foi de possível convocado para a Seleção representando o Corinthians a reserva em um clube mediano inglês. Valeu a pena?
Nos últimos anos, Yuri Alberto foi especulado nos também ingleses Southampton e West Ham. O primeiro é lanterna da atual edição da liga doméstica, enquanto o segundo é o 14º colocado. O centroavante vai ter mais destaque atuando ao lado de Memphis Depay, de Lallana (do Southampton) ou de Bowen (do West Ham)? E claro, recebendo um salário astronômico que o futebol brasileiro proporciona, acima inclusive de países como Portugal e Espanha.
O que quero dizer é que uma possível saída de Yuri Alberto não é só péssima para o Corinthians como também é para o camisa 9. Vale muito mais permanecer no clube do Parque São Jorge possivelmente brigando por títulos em 2025 do que lutar para permanecer na primeira divisão em um país que ele nem domina o idioma.
Agora, torço para que Yuri Alberto mantenha sua palavra e fique no Corinthians em 2025 - ou se pensar em pedir para ser negociado, que leve em consideração os pontos destacados nesta coluna.
A quem não viu, a fala na íntegra de Gabigol
Essa visão do Gabigol é muito foda.
— Ryan (@ryanspfc7) December 9, 2024
"É melhor você ser campeão no Brasil, que ser top 10 do inglês"
Entende muito de futebol. pic.twitter.com/j46kwIYyua
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Victor Godoy
- O legado da Copinha de 2025 é maior no Corinthians que a de 2024
- Cinco jogadores do Corinthians para você ficar de olho na Copinha 2025
- A diretoria da base do Corinthians merece elogios por isso
- Esse nome tem tudo para brilhar no Corinthians em 2025 - mas, tem dois poréns
- Memphis Depay dá aula aos jogadores brasileiros em primeiros meses de Corinthians
- Uma outra visão sobre a eliminação do Corinthians da Sul-Americana