Injusto botar somente na conta de Mantuan

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Injusto botar somente na conta de Mantuan

Injusto botar somente na conta de Mantuan

Mateus Vital: tento no início da partida

Foto: Reprodução Premiere

1) É preciso dizer: injusto demais botar mais esta derrota somente na conta do menino Mantuan.

2) Depois de abrir o placar em Porto Alegre, logo no início da partida, com Mateus Vital, o Corinthians praticamente abdicou do jogo ofensivo. Concluiria novamente contra a meta colorada somente aos 30 do segundo tempo.

3) Lembrou aquele Corinthians que caiu diante do Atlético MG, semanas atrás, também nos minutos derradeiros da partida.

4) Como havia ocorrido contra o Millonarios, o Timão exibiu um inexplicável vazio diante de sua área, um vasto território entre os zagueiros e os volantes. É tarefa de correção para Osmar Loss.

5) As bolas rebatidas pela zaga alvinegra eram, quase sempre, oferecidas ao rebote dos donos da casa. Na maior parte do segundo tempo, foi um ataque contra defesa, com exceção dos lances em que Jadson e Mateus Vital levaram perigo à meta do Inter.

6) Paulo Roberto, desta vez, não repetiu a bela apresentação do jogo do ano passado, contra o Grêmio, na mesma capital gaúcha. Atrasado na cobertura e impreciso nos passes, foi envolvido pelos homens de criação do adversário.

7) O gol de empate saiu de um lance em que houve falha na cobertura de Mantuan, no flanco defensivo direito. A bola alçada sobre a área se ofereceu livre para o arremate de Leandro Damião. Depois disso, o arqueiro Walter salvou a equipe mosqueteira com o pé, em outro lance agudo na pequena área.

8) Sabemos como atua o Timão desde 2008. No entanto, ao jogo cauteloso precisa ser adicionada alguma inspiração, aquela sede de bola que vimos na última vitória diante do Palmeiras, em Itaquera.

9) Roger não se oferece como o pivô que procuramos desde a saída de Jô. Lento e confuso, raramente leva perigo à meta adversária. Junior Dutra, um tanto estabanado, parece mais efetivo.

10) Como a copiar o infeliz Karius, do Liverpool, Mantuan cometeu falha gravíssima, permitiu o gol de Rossi e saiu de campo aos prantos. Na memória da mídia e de parte da torcida, ficará como o responsável por mais esta derrota. É, no entanto, apenas uma peça de um time que errou muitos passes, atacou pouco e se deixou acuar pelo adversário. Que o nosso garoto levante a cabeça e supere este trauma.

Veja mais em: Guilherme Mantuan.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • 1000 caracteres restantes