Venha fazer parte da KTO
x
Enfim, ar fresco em Itaquera
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Enfim, ar fresco em Itaquera

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

11 mil visualizações 42 comentários Comunicar erro

Enfim, ar fresco em Itaquera

Boselli: garra e efetividade

Foto: Reprodução TV

1) Depois de dias e mais dias de abafamento, nossa cidade viu o clima mudar. Ar fresco e chuvinha renovadora. Não foi diferente no Corinthians, onde o ar viciado pesava havia tempos. Nesta noite de quarta-feira, as primeiras brisas saudáveis da novidade sopraram sobre a equipe mosqueteira.

2) O crítico pessimista vai dizer: "ah, mas tomamos dois gols". Ora, mas não sofremos seis, somados os dois jogos anteriores? E, nesta jornada, marcamos três e encerramos um período tenebroso de anti-futebol, marcado por oito partidas sem vitória. Convém lembrar que o Fortaleza fez boa apresentação em Itaquera, exibindo um mix de qualidades técnicas e bom repertório tático.

3) O Corinthians mudou radicalmente? É óbvio que não! E o time, por cacoete, repete os defeitos cristalizados na gestão técnica finalizada após a derrota para o Flamengo. Há, no entanto, virtudes a serem exaltadas.

4) O time, enfim, subiu a marcação. Não foi o tempo inteiro nem com a perfeição coreográfica necessária. Mas subiu. E essa postura foi fundamental para a conquista dos três pontos.

5) Substituímos a marcação de espera pela marcação por pressão? Sim, por vezes. Não é fácil reeducar os jogadores para esse tipo de conduta em campo. Mas, aqui e ali, vimos homens de meio e volantes acossando o tricolor cearense que dominava a bola.

6) E as transições? Por vezes, ainda confusas, porque o Corinthians se viciou na lentidão e na linha defensiva recuada. Hoje, no entanto, com as subidas eventuais de um dos laterais, o time se improvisou na defesa tripla. Vai melhorar com o tempo.

7) Foi bom ver a energia de Coelho na lateral do campo. E também admirar a comemoração de bancada do exultante Urso, atleta que ainda tem muito a aprimorar.

8) Talvez o ex-treinador tivesse razão. Aquele time não era para Boselli. O goleador argentino, desta vez, fez ótima partida. Se há aproximação dos homens de meio, assistências qualificadas e compactação, ele arranja um jeito de meter para dentro. Vale ainda destacar a atuação de Pedrinho, finalmente pelo setor de meio da armação.

9) O Corinthians tem muito a melhorar? Sim! Os laterais que hoje entraram em campo não podem receber o selo de craques. Vital precisa apresentar-se mais ao jogo, largar o padrão dente-de-leite. Urso precisa recuperar a mobilidade. Gabriel precisa aprender a sair com a bola, sempre que necessário. Ramiro precisa reaprender a condução "box to box" que lhe rendeu tantos elogios no Grêmio, há dois anos. A intensidade na marcação não pode ser fugaz. É preciso constituir um padrão de constância, especialmente na retomada de bola.

10) No entanto, é preciso louvar uma alteração na postura. Os atletas tinham esta noite semblantes mais leves. O brilho retornou aos olhares. É bom ver o sorriso moleque de Janderson. Enfim, é sempre maravilhoso ver o nosso Timão voltar a vencer.

11) A gente critica, e bastante, a diretoria corinthiana. E ela tem responsabilidade, sim, pelo período de crise que vivemos. No entanto, vale o elogio à estrela amarela acima de nosso símbolo sagrado. Que a tenebrosa Noite dos Cristais jamais se repita. Que sejamos fiéis ao corinthianismo, aquele de 1910, valorizando a liberdade, a pluralidade e a concórdia entre os povos. Vai, Corinthians! A esperança sopra.

Veja mais em: Arena Corinthians, Campeonato Brasileiro e Mauro Boselli.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?