Venha fazer parte da KTO
x
Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.9 mil visualizações 65 comentários Comunicar erro

Sylvinho e a arte de desperdiçar pontos

Corinthians: mais dois pontos fundamentais perdidos

Foto: Reprodução Premiere

A impressão é de que o jogo teria o mesmo enredo da derrota para o São Paulo. Persistente na lentidão, na sonolência e no tiki-taka caranguejo, o time tomou o gol nos primeiros minutos. Falha de marcação de Gabriel e posicionamento equivocado de Fabio Santos.

Depois, aos poucos, o time equilibrou a partida e teve maior posse de bola. O onze alvinegro procurava ocupar mais a faixa central do campo, território que foi um deserto criativo na partida contra o Tricolor.

O elenco frágil e curto do Internacional não criava grandes chances de ampliar o placar. No segundo tempo, no entanto, Yuri Alberto mandou um bola no poste direito da meta corinthiana.

Aos 13 minutos, o técnico corinthiano promoveu duas mudanças. Saíram Vitinho e Gabriel, substituídos por Mosquito e Du Queiroz. O time ganhou musculatura, especialmente pelo meio, e logo conquistou o empate, em bela assistência de Gabriel Pereira para a conclusão de Giuliano.

Os donos da casa sentiram o baque e, logo em seguida, o Corinthians virou com Fábio Santos, cobrando pênalti sofrido por Roger Guedes.

Depois disso, no entanto, o Corinthians retraiu-se em demasia. Quando assume a vantagem, especialmente jogando fora de casa, é normal que qualquer time tome precauções defensivas. Não pode, contudo, abdicar do jogo e da posse de bola.

Nos 15 minutos finais, o time de Sylvinho cedeu dois terços da cancha ao Inter e se deixou encurralar na defesa. Já nos acréscimos, o treinador sacou Renato Augusto para a entrada de Jô.

Como o time havia desistido da ação ofensiva, pressupõe-se que a ideia é utilizar o atacante como mais um peça defensiva, concentrada na bola alta.

Aos 47 minutos, o plano de convidar o Inter para o campo de ataque "surtiu efeito". Aproveitando a negligência dos marcadores e o buraco à frente da linha de zaga, Gustavo Maia mandou a redonda para o fundo das redes.

Recuo sem posse de bola, descompactação de linhas e falha de Cássio levaram o time de Parque São Jorge a desperdiçar dois pontos e seguir atrás do rival gaúcho na tabela. O roteiro de erros se repete mais uma vez.

Veja mais em: Corinthians x Internacional.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?