[Wladimir] Começou o Brasileirão! Quais são os próximos passos do Corinthians?

Wladimir

Atleta que mais vestiu a camisa do Corinthians e recordista de jogos consecutivos pelo clube, com 163 partidas disputadas sem interrupção.

ver detalhes

Começou o Brasileirão! Quais são os próximos passos do Corinthians?

Começou o Brasileirão! Quais são os próximos passos do Corinthians?

Corinthians estreou contra a Chapecoense no final de semana passado

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

No último sábado nosso Timão deu início a mais um desafio, o Brasileirão.

Depois de começar o ano desacreditados, rotulados por alguns como a quarta força do futebol paulista, fomos capazes de provar o contrário.

Com empenho e dedicação conseguimos extrair de um elenco limitado, um time aguerrido e vitorioso.

A conquista do Campeonato Paulista mostrou a todos, uma vez mais, a capacidade de superação corinthiana. Mostrou como nosso time e nossa torcida, juntos, tem a capacidade inigualável de suportar as críticas e a pressão, para atropelar todos aqueles que ainda duvidam do espírito corinthiano.

Eu nunca duvidei, mas o campeonato Brasileiro é muito diferente do Estadual, mais longo, mais competitivo e muito mais difícil. A conquista do título paulista foi importante e eleva a moral do grupo, mas não será suficiente.

Para vencê-lo, ou mesmo se manter entre as seis forças nacionais, o que nos garante a classificação para a Libertadores, precisaremos de muito mais que um elenco unido e aguerrido. Será necessário a contratação de reforços, especialmente nos setores de criação e ataque.

A missão não é fácil, pois achar essas peças no mercado está cada vez mais complicado, ainda mais em um momento de “entressafra” do futebol brasileiro.

Vale ressaltar aqui que o Brasil precisa começar a pensar o futebol de uma outra maneira. Temos que começar a planejar hoje para colher os frutos amanhã.

A base é onde devemos focar os esforços para poder voltar a produzir “craques em série”, como costumávamos.

As contratações para o Campeonato Brasileiro são importantes para nos mantermos competitivos, mas precisamos trabalhar ainda mais a base para nos mantermos competitivos e vitoriosos em um horizonte de longo prazo.

No Paulista de 1977, apenas eu e o Zé Eduardo, fomos formados no Terrão. Em 2017, tínhamos 11 atletas revelados nas categorias de da base inscritos no campeonato.

É o início de uma mudança de cultura, mas ainda é pouco. Quantidade não é, necessariamente, qualidade. Não falo isso apenas do Corinthians, mas de todos os clubes brasileiros. Precisamos voltar a formar nossos atletas e investir na estrutura do nosso futebol para que eles se mantenham mais tempo aqui, almejando o futebol europeu depois de consolidados no Brasil.

Historicamente, o futebol é a expressão da nossa cultura e nós nos tornamos notáveis graças ao nosso futebol. Por isso, é nosso dever orientar e resgatar essa realidade, especialmente junto as novas gerações.

Pode parecer saudosismo, mas sou do tempo em que nosso futebol era exemplo para os demais e não o contrário.

Vamos com tudo que o desafio é gigante. Vai, Corinthians!

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Base do Corinthians.

Coluna do Wladimir Rodrigues dos Santos

Por Wladimir Rodrigues dos Santos

Atleta que mais vestiu a camisa do Corinthians e recordista de jogos consecutivos pelo clube, com 163 partidas disputadas sem interrupção.

O que você achou do post do Wladimir?

  • 1000 caracteres restantes