Criador do escudo do Corinthians fez revelação sobre o símbolo semanas antes de falecer
22 mil visualizações 78 comentários Reportar erro
Por Matheus Scontre e Danilo Augusto

Atual escudo do Corinthians foi criado por Orpheu Maia
Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians
Nesta quinta-feira, Orpheu Maia, responsável pelo atual escudo do Corinthians, morreu. Antes de falecer, o artista fez uma revelação interessante sobre o processo de criação do símbolo que o clube alvinegro carrega.
Na década de 80, a pedido de Vicente Matheus, então presidente do Timão, Orpheu Maia foi chamado para atualizar e modernizar o escudo do Corinthians, criado por Francisco Rebolo. O artista, corinthiano fanático, prontamente aceitou o convite.
Para iniciar seu desenho, Orpheu Maia foi buscar referências de tudo que envolve o clube. Por isso, São Jorge, padroeiro do Timão, foi o escolhido para a construção do escudo.
Segundo revelação do próprio artista, o desenho foi iniciado com o ponto de Ogum, associado a São Jorge na Umbanda, religião de matriz africana. Desta forma, o Corinthians, de fato, carrega seu santo padroeiro no peito.
No restante do desenho, Orpheu Maia decidiu atualizar o restante do escudo com a corda (boia), que forma o círculo, os remos e a âncora. O desenho do artista agradou a todos na época e, desde então, vem participando dos maiores momentos de glória da história do Timão.
Em um dos últimos capítulos da história entre Corinthians e Orpheu Maia, o artista esteve presente na inauguração da Semana de Arte Corinthiana, exposição que acontece no Parque São Jorge até o dia 23 de dezembro. Por lá, obras do corinthiano podem ser vistas pelos torcedores.
Além da modernização do escudo, Orpheu Maia prestou anos de serviço ao clube. O artista, inclusive, foi responsável por esculpir alguns dos bustos presentes no Parque São Jorge, além de retratar diversos presidentes da história alvinegra.