Venha fazer parte da KTO
x

Veja o que o Timão pode perder por sediar os Jogos Olímpicos na Arena

3.8 mil visualizações 68 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Arena Corinthians será palco do futebol nos Jogos Olímpicos 2016

Arena Corinthians será palco do futebol nos Jogos Olímpicos 2016

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Após sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians foi escolhida para representar o estado de São Paulo nos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão pelo estádio tem gerado amplos debates entre os torcedores alvinegros, que a exemplo do que ocorreu no Mundial, temem que o clube arque com os custos do overlay.

Em março, a prefeitura de São Paulo confirmou a Arena como uma das sedes do futebol da Olimpíada no Brasil. Serão dez partidas em sete datas – há ainda a possibilidade do estádio corinthiano receber a semifinal masculina e a final feminina. Caso a hipótese seja confirmada, o número de jogos no local passaria para 12.

Apesar da importância da competição em si, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, na última semana, que o calendário do Campeonato Brasileiro não sofrerá quaisquer reajustes durante o período do torneio olímpico - 3 a 21 de agosto. Sendo assim, os clubes da Série A terão de disputar cinco rodadas em meio ao cronograma do Comitê Rio 2016.

O Corinthians, por sua vez, terá ainda mais dificuldades. De acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional), o Timão terá te entregar a Arena no dia 19 de julho - 15 dias antes do início dos Jogos Olímpicos - para obras de adaptação. Ao todo, o clube do Parque São Jorge passaria oito rodadas do Brasileirão longe de Itaquera, local onde a equipe alvinegra mantém números invejáveis dentro e fora de campo.

Ainda assim, o cenário pode piorar caso o Corinthians chegue a uma possível final da Copa Libertadores da América. Em 2014, por exemplo, San Lorenzo-ARG e Nacional-PAR entraram em campo pelo título intercontinental somente em agosto. A decisão por adiar a decisão do campeonato aconteceu devido à Copa do Mundo, disputada entre 12 de junho e 13 de julho em solo brasileiro.

“Se tiver Olimpíadas em São Paulo, será um estádio só, que é a Arena do Corinthians. Isso já está confirmado. Está definido que o Corinthians não pagará nada. Quando falei com o Andrés Sanchez sobre a possibilidade de o Corinthians ceder o estádio, e ficou claro que ele poderia falar em nome do Corinthians, ele deixou claro que o Corinthians cede com muito prazer e honra, mas que não gastaria um centavo sequer com overlay”, contou o secretário de Esportes, Celso Jatene, ao GloboEsporte.com.

Ao todo, o Corinthians já mandou 44 partidas em seu estádio. São 31 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de mais de 77% dos pontos disputados. Neste Brasileirão, a equipe alvinegra sofreu apenas um revés em Itaquera, no clássico diante de seu arquirrival, Palmeiras. Sem o estádio corinthiano, o Timão voltará a utilizar o Pacaembu, local onde mandava seus jogos anteriormente.

Já no campo financeiro, o prejuízo não seria aquém. Nas últimas cinco partidas do Corinthians dentro da Arena, a média da renda bruta foi de R$ 2,2 milhões – valor três vezes superior à arrecadação obtida no Pacaembu, nos últimos cinco compromissos da equipe alvinegra no estádio municipal. Sendo assim, o clube deixaria de lucrar cerca de R$ 6 milhões durante os Jogos Olímpicos.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: