Venha fazer parte da KTO
x
Os delinquentes que tentam tomar de assalto o nosso Timão
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Os delinquentes que tentam tomar de assalto o nosso Timão

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

14 mil visualizações 728 comentários Comunicar erro

Os delinquentes que tentam tomar de assalto o nosso Timão

Gustavinho: craque nas quadras, exemplo de cidadania

Foto: Meu Timão

1) O Corinthians nasceu para ser o Time do Povo. Essa é nossa história e jamais será apagada, mesmo que meliantes dos mais diferentes tipos tentem, dia e noite, esta proeza.

2) Nosso clube nasceu dos trabalhadores, principalmente migrantes e imigrantes, em 1910, no Bom Retiro, para representar aqueles que eram excluídos pela sociedade dos magnatas das disputas do esporte bretão.

3) Surgimos de lavadeiras, carroceiros, operários têxteis, funcionários da ferrovia, enfermeiras, estudantes, barbeiros, alfaiates, costureiras. Buscávamos nossa merecida inclusão social por meio do esporte, seguindo o projeto dos grupos libertários que atuavam na capital paulista.

4) Nosso Corinthians é o de Battaglia, de Tatu, de Tuffy, dos que organizaram o jogo em favor do MUT, do remador Eremias, dos pioneiros Gaviões que levantavam contra todo e qualquer ditador, de Sócrates, de Wladimir, de Casão, de todos que se mobilizaram pela volta da democracia ao nosso país e, sim, do nosso querido Gustavinho, astro do basquete.

5) A camisa que este último exibiu na final da conquista da Liga Ouro, no ano passado, representa com honra a luta corinthianista por justiça, liberdade e, sobretudo, CIVILIDADE. É um protesto legítimo contra a solução criminosa para diferenças ideológicas.

6) Qual o problema com Marielle Franco? Ser negra? Ser mulher? Ser homossexual? Ou lutar por uma sociedade justa e de paz? Qual era o problema desta mulher do povo, que atendia e oferecia suporte às famílias de policiais ameaçados ou assassinados pelo crime? E o mesmo se aplica ao motorista Anderson. Descobrir quem mandou matar Marielle gera justiça também para a família deste trabalhador.

7) É assustador que, dentro do nosso Corinthians, elementos queiram "passar pano" para aqueles que a assassinaram? Pelo que se sabe, nosso clube não tem contrato de patrocínio com milicianos do Rio de Janeiro.

8) Portanto, fica a pergunta: são estes elementos "escudeiros" de quais reais interesses? Por qual motivo acuaram a diretoria e a obrigaram a conspurcar o Memorial?

9) Cabe também questionar a honra do presidente Andrés Sanchez e de sua diretoria, absolutamente fracos e covardes. Envergonham a nação corinthiana ao se renderem e cumprirem as exigências dos intolerantes.

10) Resta aqui um elogio ao ex-presidente Mario Gobbi, o primeiro a se levantar contra essa ignomínia. Infiltrado no nosso Corinthians, o bolsonarismo procura se apropriar de nosso clube. Que sejamos mais corinthianos e corinthianistas, e que possamos resistir a mais este avanço da maldade.

11) Por fim, é vergonhosa a falsa isenção. Os mesmos que se dizem indignados com a camiseta no memorial se calaram meses atrás quando um político penetra se imiscuiu na festa dos campeões paulistas de futebol.

Veja mais em: Parque São Jorge.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Henrique

    Henrique 141 comentários

    @henriqueprt em

    Quanto ao motorista que não tinha nada a ver e morreu junto, alguém ira defende lo? Pais hipócrita!

  • Foto do perfil de William

    William 104 comentários

    @wiilxavier em

    A questão é, o que Marielle tem haver com o Corinthians?

    Simples.

    NADA.

    Pode me chamar do que vocês quiserem não me incomodo, mais essa senhora não tem nada haver com a história do clube, foi uma homenagem que o atleta fez a ela porém a camisa realmente não deveria estar ali que fique com o atleta pela homenagem que fez ou vá a algum instituto dela.

    Abraços e Vai Corinthians

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 78 comentários

    353º. @luiz.ribas em

    Ótimo texto e concordo plenamente.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22960 comentários

    352º. @ramon.felipe1 em

    Virou bagunça.

  • Foto do perfil de Fabrício

    Ranking: 8219º

    Fabrício 219 comentários

    351º. @fabricio.s.gomes em

    Essa galerinha do 'Quem matou Marielle? ', defende bandidos, corruPTos que destruíram o Brasil, financiaram a ditadura sanguinária que a Venezuela vive nos dias de HOJE, acham que cadeia não resolve... Mas quer por que quer que os responsáveis pelo assassinato DELA (só dela) sejam presos (e com razão), ou seja, dá pra levar a sério? Rs

    Caso voltem com a camisa, temos que nos organizar pra exigir ao lado dela, outra com os dizeres 'Quem matou Celso Daniel e Toninho do PT? '. Assim, esse pessoal 'antifascista' e 'anti censura' não poderia exigir que a mesma fosse retirada, pois seria 'fascismo' e 'censura', o que esses grupos 'sabidamente' (irônia... Rs) lutam contra. Com ambas expostas, a democracia estaria sendo respeitada não é mesmo? Rs

    Não podemos deixar essa corja de zumbis vermelhos comunazifascistas disfarçados de 'democratas' tomarem conta do Corinthians!

  • Foto do perfil de Flavio

    Flavio 116 comentários

    350º. @flavio.roberto5 em

    Como faz pra negativar (soquinho pra baixo) essa matéria do colunista?

  • Foto do perfil de Marcos Flavio

    Marcos 200 comentários

    349º. @marcos.flavio.de.oli em

    Meu Timão desta vez vocês pisaram na merda querendo defender uma mulher que andava com pessoas de má influência e odiava a segurança do estado, tem sim que retirar não faz parte nenhuma do Corinthians se for dar uma homenagem que seja de jogadores, parem de ser da oposição de ignorância.