Venha fazer parte da KTO
x
Tiago Nunes está certo. É hora de contestar o CIFUT
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Tiago Nunes está certo. É hora de contestar o CIFUT

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

17 mil visualizações 117 comentários Comunicar erro

Tiago Nunes está certo. É hora de contestar o CIFUT

Tiago Nunes demonstrou insatisfação com o CIFUT

Foto: Danilo Fernandes

O início de trabalho de Tiago Nunes é (justamente) recheado de críticas. Após o início fulminante na Florida Cup e na estreia do Paulistão, viu-se um time apático, incapaz de converter sua posse de bola em gols e que tem uma defesa frágil, responsável pelos 15 gols sofridos desde a pré-temporada.

No entanto, não estou aqui para condenar Tiago Nunes, como já fiz em outros textos.

Vim aqui elogiar uma declaração do treinador à BandSports, expondo que o CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol) alvinegro estava "sucateado". Responsável por analisar adversários e possíveis contratações, é realmente vergonhoso o papel do departamento nos últimos anos.

Jogou a "m" no ventilador. Tiago trouxe à tona um assunto extremamente delicado, e que levanta até teorias conspiratórias (ou não) contra a diretoria alvinegra. Os olheiros realmente "olharam" para Matheus Davó? Sabiam no que ele agregaria ao elenco principal? Dois meses após sua chegada, o atacante já foi "rebaixado" ao elenco sub-23. Prova de que ninguém sabia o que estava por vir.

Quando chegou ao Corinthians, Tiago Nunes pediu um relatório dos jogadores das categorias Sub-20 e Sub-23 para facilitar a integração dos atletas mais promissores à equipe principal. Esse documento não chegou até hoje nas mãos do treinador. Desacelerou o processo de subida de atletas promissores como Ruan, Xavier e Gabriel Pereira.

Outro momento tenebroso do CIFUT foi a eliminação para o Independiente del Valle na Copa Sul-Americana de 2019. Na ocasião, ficou nítido que Carille não tinha ideia do que estava por vir. Tomou um 2 a 0 dentro de casa mais do que merecido. Um vareio. Nunca tinha visto o Corinthians ser tão dominado dentro de sua própria casa como foi naquela situação.

Na volta, após o treinador ter um mínimo conhecimento sobre seu adversário, o Corinthians foi capaz de fazer um bom jogo. Quase levou a classificação. Imagina se o adversário tivesse sido bem estudado no jogo de ida?

Algumas das poucas gratas surpresas de 2020, como a dupla Cantillo e Camacho, não foram de iniciativa do CIFUT. Foram de mérito do treinador que soube fazer essa avaliação com os próprios olhos. Tiago Nunes já havia treinado Camacho e enfrentado Cantillo em outras ocasiões.

Busquei apenas ilustrar alguns momentos que demonstram a real importância de um bom sistema de análise de desempenho. Talvez seja hora dos analistas levarem seu trabalho a sério.

Para a ponta-esquerda, será que Yony González era a melhor opção?

Quantos "Cantillos" já não passaram despercebidos de nossos olheiros?

E quantos Richard(s), Douglas(s), Sornoza(s), Roger(s) e Jonathas(s) já não vieram jogar aqui sem terem sido avaliados?

É algo digno de preocupação.

Veja mais em: Tiago Nunes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?