Governador Plácido Castelo

Governador Plácido Castelo

O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará e inaugurado em 1973. É o maior e mais moderno estádio do estado do Ceará.

Sua capacidade oficial até antes da reforma iniciada em 2011 era de 60.326 pessoas e já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira de Futebol e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza.
História

Coube ao então Governador do Estado do Ceará Plácido Aderaldo Castelo dar início à construção de um Estádio Olímpico em Fortaleza. O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu a partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei do Futebol Cearense terminou com o placar em 0 a 0.

O estádio passou por diversas reformas sendo a mais recente em 2002, durante o governo de Tasso Jereissati. Com esta reforma o Castelão incorporou mais conforto e segurança para os espectadores, enquadrando-se nas normas internacionais da FIFA - Fédération Internationale de Football Association. A capacidade de público foi reduzida para 60.326 lugares, todos sentados.

O Castelão é um dos estádios brasileiros que foram eleitos para serem sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será realizada no Brasil. O projeto de reforma do estádio prevê a expansão de sua cobertura, que irá cobrir completamente todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e a aproximação da arquibancada inferior, em 16 metros, em relação ao campo. Com estas reformas, a capacidade do estádio passaria para 67.037.

O conceito do projeto é transformar o estádio Castelão em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico. A nova área terá um shopping, cinemas, restaurantes e um hotel.

Endereço

Avenida Alberto Craveiro, 2901, Fortaleza, CE, BR

Últimos jogos do Corinthians no estádio Castelão

Quais jogos você já viu no Castelão?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes