João Cláudio de Vasconcelos Machado

João Cláudio de Vasconcelos Machado

O Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como Machadão, é o principal e maior estádio de futebol da cidade do Natal e do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, ficando localizado na Avenida Prudente de Morais, 5121, bairro Lagoa Nova. É o estádio oficial do América de Natal e também do Alecrim Futebol Clube.

O estádio Machadão (juntamente com o ginásio Machadinho) tem a previsão de ser demolido até o final de julho de 2011, com vistas a construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Oficialmente, o recorde de público do estádio Machadão foi 53.320 pessoas, em 29 de novembro de 1972, no jogo ABC Futebol Clube 0 x 2 Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro. Porém, acredita-se que um jogo ABC e América de 1976, vencido pelo 'mais querido' por 3 x 0, tenha contado com um público de mais de 54.000 torcedores fanáticos.

Embora tenha sido projetado para receber 52 mil pessoas, ao longo dos anos a capacidade do Machadão foi reduzida para cerca de 23 mil, devido ao fechamento da chamada 'geral', à infiltrações em sua marquise e a outros danos estruturais. Alguns jogos do América-RN no Campeonato Brasileiro Série C de 2005 alcançaram público aproximado de 30 mil pessoas, o que gerou protestos de muitos engenheiros envolvidos com a obra, alegando que o estádio não aguentaria receber tal quantidade de torcedores, tendo em vista que a torcida fica mal distribuída no estádio (os locais de aglomeração das torcidas organizadas cheios de gente e outras partes parcialmente vazias).

Endereço

Av. Olinto Meira, Natal, RN, BR

Últimos jogos do Corinthians no estádio Machadão

Quais jogos você já viu no Machadão?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes