Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Brasil, o país dos árbitros celebridades

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Bigode

Ranking: 8.509º

Bigode 225 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/04/2024 às 23:56
Por Bigode Silva (@bigode-silva1)

No futebol brasileiro acontece uma coisa que com muita sinceridade, mesmo acompanhando diversos campeonatos do mundo inteiro eu não vejo acontecer em nenhum outro lugar, que é a criação desses árbitros celebridades. Isso simplesmente não existe em lugar nenhum, é bem verdade que temos árbitros famosos e figuras carimbadas em todas as ligas, mas árbitros celebridades? Influencers? Só no Brasil tem essa palhaçada.

Aqui no Brasil tem muitos, mas eu vou separar dois casos em específico que pra mim são os principais difusores da arbitragem midiática, na minha opinião os que mais gostam de aparecer e consequentemente as maiores celebridades da arbitragem: Klaus e Daronco.

O Daronco se destacou pela forma física, teve programa esportivo que perdia mais tempo falando do porte físico do cara do que do jogo em si, resultado? Criou uma celebridade, um ego gigante, um árbitro isento de erros, um homem que é uma divindade em campo, ninguém pode falar nada, sempre uma má vontade e arrogância dignas do personagem criado pela mídia.

O Klaus já vinha desde 2015 tentando virar celebridade também, mas só foi conseguir recentemente, mas como? Assim como o colega bombadinho, começou a frequentar podcasts , virou mais um árbitro popstar, mais um que acha que é o dono do jogo, o senhor do futebol, mais um poço de arrogância que se acha a lança da justiça, mas sabemos o quão é mal intencionado.

A verdade é que eles gostam disso, não é só no futebol, em qualquer profissão tem gente arrogante e que gosta de aparecer, o problema é que antes não tinha espaço pra isso, só que com a internet todo mundo vira celebridade, todo mundo vira garoto propaganda, fala meia dúzia de abobrinha e já tá lá na página principal do Youtube em destaque, repercute a semana todinha o que eles falam, e ainda óbvio ganham muitos seguidores.

Esse árbitro de hoje que a torcida já até conseguiu achar suas redes sociais pode até não ser um cara mal intencionado, mas a postura dele em campo já diz tudo, é mais um arrogante e com o ego nas nuvens, quer ser o próximo árbitro influencer e ir dar entrevista em podcast. Podem perceber que até a linguagem corporal é a igual à do Daronco, quer passar uma imagem de autoridade de que ele manda.

Tem solução? Tem, sim. Profissionalizar e impor regras mais rígidas pra esse pessoal, enquanto não for feito isso infelizmente vamos continuar com esses cenários de árbitros querem aparecer mais que jogadores em campo, árbitro “famoso” só existe no Brasil.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rafael Lw

Ranking: 7.630º

Rafael 272 posts

@rafael.baguedy em 15/04/2024 às 07:25

O problema do Brasil não é arbitragem é mal comportamento dos jogadores e técnicos. Só comparar o comportamento daqui com os melhores campeonatos europeus, coisa absurda a diferença. E não que lá eles eles não reclamam, é porque lá não param tanto o jogo para reclamar dos lances.

Em resumo, enquanto ficarem sempre e jogando a culpa na arbitragem e sempre jogar para não perder (maioria dos clubes aqui no BR) isso nunca vai mudar.

A própria torcida brasileira contribui para isso

Foto do perfil de Nicholas Moreno

Ranking: 8.966º

Nicholas 206 posts

@nicholas-moreno em 15/04/2024 às 09:33

Não é só questão de 'profissionalização da arbitragem'. Aliás, os árbitros não são profissionais aqui? Como é isso?

Porque em todo canto do mundo os árbitros podem ter outras profissões que não apenas a arbitragem.

Eu creio que falta uma gestão da arbitragem para padronizar as decisões e falta também a cultura de respeitar as decisões. Jogadores e treinadores bagunçam o espetáculo com simulações, reclamações, conflitos desnecessários.

Os árbitros tem sua parcela de culpa? Sim, e muita. Mas não é somente eles.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Improta 82

Improta 136 posts

@improta em 16/04/2024 às 12:55

O problema não é os apitadores serem celebridades, arbitragem ruim temos no Brasil desde sempre. Hoje todos são limitados, os famosos e os anônimos.

Nosso problema é a incompetência de quem gere o futebol, a dona CBF

Foto do perfil de Rogerio Sl Salgado

Ranking: 3.466º

Rogerio 868 posts

@rogerio.sidney.lima. em 16/04/2024 às 08:40

Ao meu ver, o problema não é o árbitro impor autoridade. Ele está em campo pra isso mesmo, é ele quem tem que pôr ordem na casa diante de 22 marmanjos o cercando mais uns 30 nos bancos de reservas, fora a pressão de milhares nas arquibancadas. O mal está na falta de critérios, na falta de isenção pra não se deixar levar por repercussões externas (positivas ou negativas), no mal preparo técnico, no péssimo uso do VAR aqui no Brasil e até no bizarro comportamento de atletas e comissões técnicas, algo visto somente aqui em terras tupiniquins, que reclamam de TODO E QUALQUER lance, tornando o futebol numa disputa de quem bate mais boca, quem é mais chiliquento e quem é mais machão em praticamente quase todos os 90 minutos - como se ganhar no grito fosse mais eficaz do que ganhar na bola.

Foto do perfil de Marcelo Osoares

Ranking: 2.856º

Marcelo 1.101 posts

@marcelo-osoares em 16/04/2024 às 00:49

Eu nem sabia que esses idiotas iam nessa imbecilidade que são os tais podcasts. Quem é vagabundo o suficiente para assistir ou ouvir podcast de nulidades falando bobagens?

Foto do perfil de Akinori Nishida

Ranking: 3.933º

Akinori 738 posts

@akinori.nishida em 15/04/2024 às 18:17

Bigode Silva, você já ouviu falar em Armando Marques? Árbitro 'que se acha', não é tão recente assim.

Publicidade

Foto do perfil de Fábio Silva

Ranking: 3.445º

Fábio 875 posts

@fabio.silva106 em 15/04/2024 às 14:39

O campeonato mal começou e já tá um amadorismo total!

Isso é uma vergonha! By Boris Casoy

Foto do perfil de Caique Silva

Ranking: 1.240º

Caique 2.572 posts

@caique.silva1 em 15/04/2024 às 14:34

Deveriam descontar do salário esse erros grosseiros dos árbitros

Aí eu queria ver como mudaria de figura as coisas

Foto do perfil de Pedro Victor Barbosa Mendes Gomes

Ranking: 3.808º

Pedro 770 posts

@pedro-victor-barbosa em 15/04/2024 às 14:22

Me lembro até hoje, no final de 2014 (quando Daronco foi convidado para ser um árbitro FIFA), o Jornal Nacional fez uma matéria sobre ele, e o tema principal foi ' o porte físico e os músculos do Daronco' 'Junior Cigano tem 48cm de altura de músculo, Daronco tem 44cm, braços de lutador de MMA'. E raríssimas vezes falou de seu desempenho em campo que o fez de sortar juiz FIFA. Kkkkkkkkkk.

Foto do perfil de Paulo Silva

Ranking: 1.156º

Paulo 2.738 posts

@paulo.silva105 em 15/04/2024 às 14:15

Mas os times favorecidos 'coincidentemente' são os mesmos...! Quando acontece ao contrário a indignação da imprensa 'isentona' é do tamanho do ego deles...!