x
Fórum do Corinthians

Pontaria - Sofascore

Foto do perfil de Victor

Ranking: 2.062º

Victor 1.840 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/08/2024 às 11:18
Por Victor Morkoski (@victor.morkoski)

Vi o post falando sobre os gols perdidos (link abaixo), em que o Corinthians teria desperdiçado 27/35 de grandes chances criadas nos jogos, e estava pensando sobre os motivos. Naturalmente, a primeira coisa que se pensa é que está faltando pontaria, então fui checar no Sofascore, comparando os principais jogadores ofensivos do time (Atacantes + Garro e Coronado) contra os 20 maiores goleadores do Brasileirão até agora.

Olhei principalmente 3 dados: Conversão de gols (gols / total de chutes), precisão dos chutes (chutes na direção do gol / total de chutes) e eficiência dos chutes certos (gols / chutes na direção do gol), e os resultados foram:

CONVERSÃO DE GOLS

Corinthians teve uma conversão de gols de 6,9%, o que significam 14,5 chutes necessários para cada gol marcado. A média dos 20 maiores goleadores do campeonato é de 15,2%, ou 6,6 chutes por gol. Então os goleadores do Corinthians precisam em média de mais que o dobro de chutes para marcar. Então é só acertar mais no gol, certo?

PRECISÃO DE CHUTES

O Corinthians teve uma média de acerto de chutes (chutes em direção ao gol) de 35%, enquanto a média dos artilheiros é de 39,6%, não muito distante dos nossos atacantes, então o problema não está em colocar a bola na direção do gol, mas sim na...

EFICIÊNCIA DOS CHUTES

Grande problema do ataque do Corinthians, significa que o time leva pouco perigo com as finalizações, mesmo com elas indo em direção ao gol. O time marcou gol em 19,7% dos chutes que foram em direção ao gol, ou pouco menos de 1 a cada 5 finalizações certas, enquanto a média de comparação é de 38,4%, quase o dobro.

Não consegui mais informações para explicar o porque disso acontecer. Na minha visão, 3 fatores são provavelmente os mais relevantes, e têm que ser identificados e corrigidos pela comissão técnica:

- Qualidade da finalização: Não adianta chutar a bola no gol se ela vai sempre nas mãos do goleiro. Talvez tenha que melhorar a colocação dos chutes.

- Intensidade da finalização: Se tirar do goleiro mas ele tiver tempo pra fazer um café antes de ter que defender, não vai fazer gol nunca. Pode ser necessário trabalhar a força dos chutes mantendo a pontaria

- Situações de finalização: Chutar do meio do campo, com 3 defensores em cima, em cima do goleiro, etc. Não leva tanto perigo como um chute da entrada da área em que o cara tem tempo para ajeitar e mirar, ou uma bola na cara do gol com espaço para finalizar (dois dos jeitos que mais levamos gols, inclusive). Talvez alguns jogadores precisem melhorar posicionamento e tomada de decisão para se colocar em condições de finalizar com efetividade, ou o coletivo precise encaixar as maneiras de criar esses espaços para os outros jogadores.

Em resumo, o time sofre ofensivamente pois, apesar de finalizar bastante e chutar a bola na direção do gol, esses chutes não costumam levar perigo à meta adversária, e cabe agora à comissão e aos jogadores identificar os motivos e treinar muito para consertá-los o quanto antes.

Link do post que mencionei:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/1684056/sofascore-sobre-os-gols-perdidos Sofascore sobre os gols perdidos Sofascore sobre os gols perdidos Só vão fazer gol quando multar 10% do salário por gol perdido. meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Marco Antonio

    Stabile patético na entrevista

    Última resposta há 22 segundos por Daniel Santos Fernandes

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jota Sampaio

    Sou contra o Patrocínio de marca de prostituição

    Última resposta há 42 segundos por Baltazar Oswaldo Silva

    78respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Esse é o tópico mais visto na história desse site?

    Última resposta há 43 segundos por Lincoln Lins Guimarães

    54respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Isaac Sousa

    Armando Mendonça denunciado pelo MP!

    Última resposta há 57 segundos por Nelson 77

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Hugo Crosara

    Vendas nesse momento

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Santos Fernandes

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Geovani Silverio

    Daqui a pouco estaremos igual o Botafogo de tanto transferiram!

    Criado há 2 minutos por Geovani Silverio

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Ederson assinou com O United por 48 milhões de euros!

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Santos

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de André Guerrero

    O problema não é exatamente a Fatal Fans

    Última resposta há 2 minutos por André

    96respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cr7 Corinthiano

    Prostituição organizada é muito mais antiga e ética do que as casas de apostas

    Última resposta há 3 minutos por Renato F.

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de El Tranquillo

    O pior é que o Armandão nem nega que pegou os uniformes...

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Fantim

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Caixa Econômica e Naming Rights da Neo Quimica Arena

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Tadeu Stoduto

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Alexandro de Jesus

    Tiro no pé?

    Última resposta há 5 minutos por MARCELO BECHI

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lord Vinheteiro

    Expectativa:

    Última resposta há 6 minutos por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de XANDÃO POLEMICO

    Torcida de enzos fazendo vergonha novamente no Instagram do baka

    Última resposta há 7 minutos por Corneta .

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cyntia Bandeira Lino

    Hoje completo 47 anos de vida!

    Última resposta há 9 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    18respostas

    acessar o tópico