Análise sobre Allan e o que esperar do jogador

Fala, galera!

O Corinthians está muito próximo de concretizar o empréstimo do volante Allan, do Flamengo, até o fim de 2026. Encontrei algumas análises sobre as características do jogador e resolvi fazer um resumo dos seus pontos positivos e negativos, e o que podemos esperar dele.

O Allan tem 28 anos, joga como primeiro volante e, apesar de não ter tido um bom desempenho no Flamengo, teve boas passagens pelo Fluminense (2019) e Atlético Mineiro (2020,2021,2022 e 2023).

Com relação às características do jogador, assisti duas análises em momentos distintos da carreira do atleta. Uma análise de 2021, quando Allan foi um dos principais primeiros volantes do Brasil (titular e campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético Mineiro) e outra análise mais recente, de 2026, comentando sobre seu desempenho de 2025 no Flamengo. Ambos vídeos estão no final do post, com suas devidas referências.

Abaixo, destaquei pontos positivos e negativos, analisando ambas passagens. Destaquei também pontos que divergiram nas análises, devido a queda de rendimento do jogador.

Pontos positivos:
Com bola:

- Boa movimentação para receber o passe da zaga/goleiro e iniciar a construção das jogadas. Pode jogar como um terceiro zagueiro nessa construção inicial.
- Tem bons domínios, progressão e boa condução de bola. É um volante que a bola não queima no pé.
- Bons passes longos verticais (rasteiros ou pelo alto), encontrando companheiros livres. Não é um volante que dá apenas passes burocráticos para o lado.

Sem bola:

- Boas coberturas defensivas (principalmente dos laterais). Importante no contexto do Corinthians, que joga com seus laterais mais avançados para poderem atacar.
- Boa leitura para interceptar passes no meio campo.

Pontos negativos:

- É um jogador baixo (1,72 m) e que ganha poucos duelos pelo alto, tanto em bolas longas quanto cruzamentos.
- Têm poucas chegadas ao ataque. Seus números na carreira mostram poucas finalizações ao gol, gols e assistências.
- Dificuldade em vencer duelos individuais (corpo a corpo). Na análise 2021, esse não era um ponto negativo do jogador. Porém, na análise de 2025, fica claro que ele teve uma queda de rendimento físico, o que pode explicar essa dificuldade.

Em seus anos de maior destaque (2019,2021 e 2022) disputou uma média de 50 jogos por temporada, trazendo muita movimentação e dinamismo no meio campo. Por ser primeiro volante (e pelos pontos destacados acima), fica claro que o jogador depende muito da parte física para apresentar um bom futebol, principalmente nos momentos sem a bola.
Seu histórico recente de lesões é algo que pode atrapalhar seu rendimento no clube.

Análise pessoal: É um bom jogador para compor elenco, dado o número de jogos da equipe na temporada, mas não acredito que, num primeiro momento, venha para ser titular.

E vocês? Acham que a contração vale a pena?

Fontes:
Rafa Scout - Análise de 2021 (enquanto atuava pelo Atlético Mineiro)

OWTV - Análise de 2025 (enquanto atuava pelo Flamengo em 2025)

Sofascore - Média de jogos por temporada do jogador
https://www.sofascore.com/pt/football/player/allan/828839#tab https://www.sofascore.com/pt/football/player/allan/828839#tab sofascore.com :career

Foto Allan - Jean Catuffe/Getty Images

315 pessoas visualizaram esse tópico - Denunciar tópico

Últimos tópicos respondidos

4 respostas

2000 caracteres restantes Monte seu time
  • Mais Opções
    Lucas #2.667

    Ele dev ser titular, com certeza te Mai? S saída de jogo que o Raniele, mas em combate ganho, verifiquei que a eficácia dele é muito menor que a do Raniele e Martinez, ou seja, defensivamente ele está atrás do Raniele, que acredito seria com quem ele dev briga por posição. Como segundo volante ele briga com Matheus Pereira e Carrillo, além de Bidon e o tal Marroquinho também poder jogar por lá.

    Pode ser que Dorival arme um tri me mais defensivo com Raniele, Alan, M Pereira e Bidon, e Carrillo que vive pessima fase vá para o banco. O Marroquino é uma incógnita.

    De modo geral na acho que o Alan muda o patamar do time mas certamente acrescenta, melhor que o Alison das trica.

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Sergio

    Imagine allan canhoto com ranielle destro. Dariam maior liberdade aos laterais de ambos lados, além do que abos são bons de saída de bola e passes longos, temos André como segundo volante(ainda para observar), reforçamos defesa e melhoramos saída de bola

  • Mais Opções
    Adonai #3.095

    Resumindo, é um anão de jardim que se acha volante. Com esse físico não vai arrumar nada mais.

  • Mais Opções
    Falcão #60

    Um bagre de jogador.

    1 gol na carreira, não dá assistências, não sabe fazer a transição e não marca. Chega de romantizar bagres aqui. Ele não tem nada de bom. Jogador lento para jogar à frente da área. Corinthians vai sofrer. O clube rasgou dinheiro

Confira mais tópicos do Fórum

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X