Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tite-Taka vs Tiki-Taka

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Eduardo

Eduardo 5 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/04/2015 às 08:24
Por Eduardo Borba (@dukae)

Bom dia a todos, gostaria de dar minha opinião e saber a de vocês a respeito do estilo de jogo atual do Corinthians...

Direto ao assunto, acredito que o futebol apresentado hoje pelo Corinthians (conhecido carinhosamente por Tite-Taka) é melhor que o famoso Tiki-Taka vitorioso do Barcelona!
Absurdo? Nem um pouco... Estava dando uma olhada em alguns vídeos esperando ver algo bonito como era lembrado o futebol do Barcelona de 2009 - 2011, e sinceramente eu não achei nada muito bom, e o motivo para isso é que acabei mal acostumado vendo os jogos do Corinthians desta temporada. Eu sei que é exagerado, mas se vocês analisarem o jogos do Barcelona, eles não eram tão objetivos como o Tite-Taka, não em questão de beleza, é muita bola lateral e reconstruções de jogadas possivelmente desnecessárias. Quem sou eu para questionar o futebol do Barcelona? Mas o ponto é, o Tite-Taka é muito mais eficiente, isso é FATO! Basta assistir aos jogos do Corinthians e ver um contra-ataque/ataque que desanima o adversário de tão desmontada que fica a defesa deles, podendo chamar totalmente de 'Mortal'.

Bom, isso não quer dizer que o Corinthians de hoje é melhor que aquele Barcelona, mas sim que (na minha opinião) tem um sistema de toque de bola e ofensivo melhor que o tão valorizado e vitorioso Tiki-Taka. Porém, um detalhe a ser levantado é o de que o Barcelona mantinha o estilo de jogo do início ao fim, o que é algo que por agora o Corinthians não consegue mas, como o Tite mesmo gosta de ressaltar, o time esta em construção ainda, então pode-se esperar que vá melhorar...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Felipe Lima Bezerra

Ranking: 1.680º

Felipe 1.941 posts

@felipelouco em 05/04/2015 às 10:52

Outra diferença, sem o Messi, o Barcelona virava um time comum, e o Corinthians do Tite, se um jogador considerado titular sai do time, o que entra da conta do recado, e o nível continua o mesmo!
Foto do perfil de Marcelo Franco

Ranking: 134º

Marcelo 11.855 posts

@marcelo.franco em 05/04/2015 às 11:29

O tike-taka tocavam a bola até o messi decidir em um lance individual.

Eu não gostava muito de ver porque era muito, mas muito toque sem objetividade alguma.

O Corinthians é muito pior que aquele barcelona tecnicamente. Nem se comparam os jogadores...

E a maneira de jogar é quase um filhote daquela, toca-se 3 vezes menos a bola, mas pelo menos decide-se mais rápido as jogadas.

As vezes você precisa dar a posse para o outro, para ele vir pra cima, você desarmar e pegá-los desarrumados.

E por fim, veja que somente contra o Danubio o time conseguiu impor esse estilo de toque com perfeição. Em outros jogos não chegamos perto daquilo que fizemos contra o Danubio.

Menos, então.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Heitor Aparicio

Heitor 184 posts

@heitor.costa em 09/04/2015 às 05:34

Sem comparação se aquele time jogasse contra o Corinthians na Arena um abraço, Coringão ganhava, kkkkkkkkk

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 06/04/2015 às 10:24

#7x1foipouco

Foto do perfil de Corinthians Minha Vida

Ranking: 117º

Corinthians 13.309 posts

@alyssonnunes em 06/04/2015 às 09:41

Na boa, vocês falam muita merda. O Tike-Taka era um esquema muito, mas muito sem objetividade, mas, altamente eficaz. A intenção do Tike-Taka do Barcelona era ter de 70 a 80% de posse de bola, mesmo nos jogos mais dificeis o Barcelona conseguia ter mais de 60% de posse de bola.

Ai vem uns caras falar aqui que só o Messi resolvia, pois não assistiram jogo do Barcelona mesmo, porque, logicamente o mais incisivo era o Messi, mas, a cara daquele time era Xavi e Iniesta, o que aqueles dois faziam em campo era brincadeira, o poder de toque deles era o que tornava possível ter uma posse de bola tão esmagadora.

E vale lembrar que o Tike-Taka não era só um sistema com pouca objetividade, quando eles envolviam o suficiente, começavam as infiltrações e jogadas mais ofensivas, e faziam vários golaços em jogadas brilhantes, sem contar, que defensivamente aquele time do Barça era muito bom também, marcavam a pressão de forma a recuperar rápido a bola, e estavam quase sempre melhor fisicamente, porque o adversário corria atrás da bola o jogo quase todo.

Ai me vem por nome no esquema do Tite de 'Tite-Taka', pelo amor de Deus, 'Tike-taka' significa que é um esquema de 'recebe e toca' a bola rapidamente, para assim manter a posse de bola, não tem como nomear do esquema do Tite assim, nosso time não é voltado tanto nos toques de bola, nossas maiores jogadas são dribles do Emerson, lançamentos do Jadson, movimentação do Renato Augusto, infiltrações do Elias, posicionamento do Guerrero, e a maioria dos nossos gols saem em uma dessas características de um desses jogadores, não tem nada a ver comparar com um esquema baseado em toques curtos e posse de bola.

Foto do perfil de Teotonio Corinthians

Ranking: 3.286º

Teotonio 931 posts

@teotoniocorinthians em 06/04/2015 às 00:00

Só conseguiu impor esse jogo contra times fracos e em casa, como Danubio e Once Caldas. Nem se compara as qualidades dos jogadores de Barcelona, acho que falta muito ainda, nego falando que é a nova seleção de 82, isso só atrapalha o trabalho e foco.

Publicidade

Foto do perfil de Fernanda Marques

Fernanda 30 posts

@fernanda.marques3 em 05/04/2015 às 23:34

Até eu que acompanho futebol a pouco tempo sei que aquele time do barcelona mudou o jeito de se ver o posicionamento tatico do futebol. E o cara qualquer comparar com o Corinthians de 20 jogos kkkkk

Foto do perfil de Bill Corleone

Ranking: 2.444º

Bill 1.295 posts

@bill.corleone em 05/04/2015 às 22:10

Acho exagero amigo. Mas não podemos nos subestimar.

O Corinthians poderia SIM jogar uma Champions League e chegar numas Quartas, Semis, hoje isso seria possível. São fatos, comparações e números.

O que eu acho é que com menos dinheiro, com um faturamento MUITO, mas MUITO modesto, comparado com os times da Europa, nosso Coringão tá fazendo um trabalho divino! Hoje, dentro de campo, somos superiores a Juventus-ITA, por exemplo.

Foto do perfil de Jedson Corintiano

Ranking: 622º

Jedson 4.604 posts

@jedson.santos em 05/04/2015 às 19:21

Foto do perfil de Daniel Oliveira Damazio

Ranking: 4.671º

Daniel 586 posts

@sanada em 05/04/2015 às 18:32

No jogo de hoje deu pra entender que não existe comparação com nosso time atual com o barcelona 2009-2011.