Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Novo Cássio 2016

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Leo

Leo 18 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/12/2015 às 09:01
Por Leo Pereira (@leo.pereira4)

O Corinthians definiu seu modelo de jogo de forma clara no Campeonato Brasileiro. Para a Copa Libertadores e as demais competições do próximo ano, o objetivo é aprofundar esse estilo e fazer a equipe cada vez protagonista, com posse de bola. Para o 'Tite-taka' ser colocado em prática, ninguém terá que se adaptar tanto quanto o goleiro Cássio.

Nos últimos tempos, Tite passou a aproveitar o camisa 12 em treinamentos com bola em que, normalmente, atuam apenas os jogadores de linha. Um dos objetivos do preparador Mauri Lima é cada vez mais estimular Cássio a utilizar os pés e fazer com que ele participe da saída de bola desde a defesa.

Se agarrar a esse estilo foi uma necessidade do Corinthians desde a perda de Paolo Guerrero. Com o centroavante na frente ou até mesmo Danilo em situações eventuais, Cássio e os zagueiros se sentiam mais à vontade para recorrer à ligação direta, pelo alto. Mas, com Vagner Love, que é mais baixo, Tite e seus auxiliares diminuíram esse expediente. Com esse modelo de jogo definido na campanha do hexacampeonato, o objetivo agora é envolver ainda mais os goleiros e zagueiros à causa.

Ao UOL Esporte, Cássio explicou como se vê em 2016. 'O Tite conversou bastante com os goleiros e quer trabalhar mais com o pé. Nós fizemos gols saindo trabalhando a bola. Ele nos passou confiança (a jogar com os pés) e isso leva um tempo. No ano que vem, vamos trabalhar muito mais com o pé e dar menos 'chutão'. No Paulista, de repente, nem tanto, porque você pega estádios sem condições de trabalhar (a bola)', advertiu.

Preparador de goleiros do Corinthians há quase uma década, Mauri Lima explica a ideia que surgiu a partir de conversas com Tite. 'Uma ou duas vezes na semana, a gente encaixa os goleiros no trabalho de posse de bola da equipe por 10 ou 12 minutos. Quero que eles trabalhem com mais pressão, no campo reduzido, para que possam ter a tranquilidade de dominar, passar, olhar com condição de assimilar tudo mais rápido. Isso tem surtido efeito. Não é o fundamental, que é o trabalho com as mãos, mas tem que ter qualidade', explica.

Mauri, por outro lado, adverte que Cássio não é um goleiro capaz de fazer muitas intervenções fora da área. É verdade que o Corinthians irá aprofundar seu modelo de posse de bola desde a defesa, mas preferencialmente no campo de ataque. Com as linhas do time muito avançadas, os zagueiros não podem se distanciar do goleiro.

'Tem que manter uma média de posicionamento. Não adianta sair demais para cobrir, fazer linha de último homem para cobrir zagueiros. Ele vai dar o bote e pode não conseguir chegar. Às vezes um é mais veloz e outro é menos para fazer a cobertura. Temos que ter um padrão, com a possibilidade de sair da grande área e que não distancie tanto a defesa do goleiro. O Cássio tem sua agilidade e velocidade no gol, mas pelo tamanho, pela massa muscular que carrega, às vezes dificulta um pouco o trabalho de velocidade para um ponto mais longo', acrescenta Mauri Lima.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Marvily Costa

Ranking: 1.440º

Marvily 2.218 posts

@marvily.costa em 11/12/2015 às 20:20

Isso e bom

Foto do perfil de Corinthians Minha Vida

Ranking: 117º

Corinthians 13.310 posts

@alyssonnunes em 11/12/2015 às 12:58

O Tite vem mostrando que está lendo muito fórum na internet, porque já falavamos da dificuldade do Cássio em sair a bola a muito tempo.

Foto do perfil de Lucas Kenned

Ranking: 5.593º

Lucas 455 posts

@lucas.kenned em 11/12/2015 às 12:55

Que bom, parar com esses estouros e realmente jogar como times europeus.

Foto do perfil de Marcelo Fernando Magalhaes

Ranking: 291º

Marcelo 7.737 posts

@magalhaes44 em 11/12/2015 às 12:35

Esse é o time que está a frente de todos. No começo desse ano, tanto no Paulista como na Libertadores, o Time estava tentando sair jogando, mas isso requer treinamento, confiança dos zagueiros e goleiro.

E no fim do ano o time já fazia isso bem melhor. E tem que acreditar naquilo que Tite quer. Imagino que ano que vem tem que insitir mesmo e seremos taticamente melhores, diferentes e surpreendendo os adversários.

E nós temos que apoiar isso, mesmo caso ocorra erros. E como Tite disse, aprimorar a bola aérea defensiva. Essas são as duas coisas importantes ora melhorarem.

Rumo ao Bi da Liberta e TRi Mundial

Publicidade

Foto do perfil de Abner Rogerio

Ranking: 221º

Abner 9.164 posts

@bininho em 11/12/2015 às 12:30

Kkkk... Até o tiro de meta do Cássio é horrível!

Melhor ficar debaixo do gol mesmo que é onde ele está bem novamente!

Foto do perfil de Duga Shimizu

Ranking: 193º

Duga 9.790 posts

@duguinha2shae em 11/12/2015 às 11:30

Walter é melhor nesse quesito do que o Cássio...

Foto do perfil de João Lira

Ranking: 2.268º

João 1.420 posts

@joaolira em 11/12/2015 às 11:20

Olha...com Mano, Cássio e zagueiros saiam mais com a bola no pé, poucas ligações diretas. Até porque Mano deixou a de usar Guerrero como um pivô.

Mas é ótimo ver que estamos iniciando o estilo Corinthians de jogar.

Foto do perfil de Jedson Mauro

Jedson 169 posts

@j.mauro em 11/12/2015 às 11:14

Cássio melhorou e muito sua saída de bola!

Espero que seja assim em 2016, mas na Libertadores vai precisa do chutão pra luta pelo alto lá na frente,

Também e muita raca na Libertadores