Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Goiás x Corinthians - O que há de errado com o time?

Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.665º

Félix 593 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/09/2020 às 01:21
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Tiago Nunes não consegue implementar o que quer por casualidades de jogadores e por política - isso é fato. Quando ele joga contra um Fortaleza, o time é o melhor em campo com até os zagueiros indo ao ataque - eu avisei que Avelar era imprescindível nesse âmbito, mas dessa vez até Gil entrou na onda - e empatou por azar principalmente por Ruan Oliveira, Fagner e Gil errarem muito; mas não dá pra dizer o mesmo do São Paulo, que com falhas de meio-campo atacava um Corinthians que optou por jogar defensivamente e colocando meias velocistas para contra-atacar, coisa que nem de longe dá certo quando tem uma zaga consistente contra pontas. Sem falar nas substituições imprecisas - nesse jogo, Tiago Nunes é cem por cento culpado. Percebendo isso, ele tenta maneirar a situação contra um Goiás capenga que não há um torcedor, mesmo rival, que não tenha compaixão por todos os problemas que o clube passa - mas o jogo foi mais franco do que se imaginava. O que aconteceu?

TÁTICAS

Tiago Nunes, corretamente, recoloca Camacho como titular, que fez Cantillo jogar a melhor partida do ano. Mas no meio-campo ele coloca Luan centralizado, Ramiro e Gustavo Silva. A ideia é inteligente quando Ramiro é mais um marcador pelo lado direito enquanto exploram o ataque com Gustavo, que jogou muito ofensivamente no primeiro tempo, chegando a dar um passe perigoso que quase resultou em gol, mas errou muitos passes.

Mas a ideia deixa de ser inteligente por causa do Luan: como já expliquei mais de uma vez, ele não consegue jogar num esquema com ele sendo um meia isolado. Luan não tem nenhuma mobilidade pra isso. Por isso Araos é o jogador ideal: apensar de não jogar na posição, ele tem mais mobilidade.

Outra coisa ruim foi o Avelar não ter sido mais enfático no meio-campo por opção do treinador: ele poderia participar de jogadas com Luan e Cantillo, não muito diferente do que o São Paulo no Paulistão fazia - e que por isso foi a melhor equipe.

O ESTARRECEDOR foi o fato de o time todo errar muitos passes a ponto de Goiás criar diversos perigos - os dois times finalizaram 11 vezes, sendo 3 a gol do Goiás e 4 a gol do Corinthians! Parte disso foi dos meias serem desconexos e errarem muitos passes, mas os lareais não revuavam como deveriam, resultando nesses perigos todos.

AINDA ASSIM RAMIRO FOI O MELHOR EM CAMPO

Por que eu digo isso? Porque a interação entre ele e Fagner foi o que de fato resultou em um pouco de mobilidade: Ramiro precisa de um jogador com mobilidade para ele jogar. Ramiro sempre foi bom passador, desde que alguém jogue com ele, coisa que somente Fagner fez, como revela o mapa de calor acima. Contra o São Paulo, ele foi o mais polivalente porque se dependesse do Éderson e principalmente do Sidcley a coisa estava feia.

Ramiro, assim como Luan, precisa de suporte posicional de alguém. Tem do Fagner, mas não tem de absolutamente nenhum dos volantes - o que é OBRIGATÓRIO num 4-2-3-1. E isso não só com ele, mas com quem ocupou o lado direito. E quando Luan tentava fazer, a marcação inteligente do Goiás mordia a bola, provando a falha dele. Não que Luan tenha passado mal, pelo contrário - acertou 84% dos passes - mas se tornou previsível e marcável por falta de mobilidade.

O 365 Scores mostra que, dos 30 passes dados por Ramiro, 21 foram certos. De onde podemos concluir que Ramiro só joga bem se ele tiver mobilidade e tenha jogadores que faça o mesmo.

OUTROS ERROS

Camacho ter saído foi o pior erro: o time não rendeu em passes, que recuou por opção tática - covardia - e resultou no empate. Na crença errônea de que Ramiro era o culpado, o substituíram. O mesmo com Gustavo Silva, que deixou de ter apoio - que mal vinha tendo - depois que Camacho saiu. Ou seja, se o meio campo sofria com falta de mobilidade, piorou ainda mais.

PROVAS DE QUE PODE MELHORAR

Em outro artigo, disse que o meio-campo deve ser composto de Otero na esquerda, Araos no meio e Ramiro na direita. Quando Léo Natel, Araos e Otero entraram, incendiaram o jogo. Otero e Natel não erraram um passe. E Araos articulou muito bem, porque ele é de mobilidade.

Como eu disse no último artigo, Natel é um jogador que joga muito bem em jogos como esses. Mas não contra um Santos, por exemplo. Por isso Ramiro: porque junto com Araos e Otero, a mobilidade no meio-campo é forte, pincipalmente se Avelar e os volantes compactuarem. Jô agradecerá muito.

CONCLUSÃO

Contra o Palmeiras, deve ser Otero, Araos e Ramiro - ou um 4-1-4-1 com Otero na esquerda, Ramiro no centro, Araos e Natel. Teremos assim um meio-campo com mobilidade.

Os erros de hoje devem ficar como lição para que se compreenda o essencial num 4-2-3-1. Gustavo Silva pode render mais se alguém chegar nele: só ele correndo é um Jorge Henrique sem apoio. O mesmo com qualquer outro ponta.

Meias com mobilidade pra flutuar no meio-campo, com volantes e zagueiros se infiltrando é a base do 4-2-3-1 que o Tiago Nunes precisa. E isso é imprescindível contra o Palmeiras. Avelar será imprescindível nessa partida, assim como foi na decisão, como também provei em outro artigo.

E por último, favor aderirem a campanha #footstatsdevolta! É o melhor site e app de estatística, não sei o que houve pra sumir! Tò me revirando pra achar buns dados aqui!

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Jônnathas Carvalho

Ranking: 265º

Jônnathas 8.288 posts

@jonnathas.carvalho em 03/09/2020 às 10:33

Quanta ilusão, vocês querem cair pra série B mesmo hein

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 03/09/2020 às 07:01

Pergunta: O que há de errado com o time?

Resposta: 4-2-3-1

Corinthians não tem no seu elenco, pontas em condicões de disputar uma Serie A de Campeonato Brasileiro. Jogadores que já jogaram por ali neste Br20 como Janderson, Leo Natel, Mosquito e Everaldo são piada de mal gosto.

Mas como o treinador insiste no esquema, sempre precisa escalar um deles e o time literalmente joga com 1 a menos todo jogo.

Solucão seria o técnico perceber isso e mudar o esquema, pra algum que não use pontas, como o 3-5-2 ou 4-4-2 por exemplo.

Foto do perfil de Fábio Júnior Bezerra Lima

Ranking: 1.859º

Fábio 1.777 posts

@fabio.junior.bezerra em 03/09/2020 às 06:24

Falta duas coisas:

Jogador com qualidade ofensiva

E pinga dinheiro na conta ajuda

Foto do perfil de Maurício Adriano Guimarães

Ranking: 233º

Maurício 9.000 posts

@mauricio.adriano.gui em 03/09/2020 às 05:36

Se o Tiago Nunes soubesse ler o jogo como você a gente não estaria nessa draga.

Publicidade

Foto do perfil de Vitor Silva

Ranking: 315º

Vitor 7.457 posts

@escrib em 03/09/2020 às 03:00

Voltamos a tocar bola para os lados, Luan segura a bola demais e perde no abafa. Não tem mais aqueles chutes a gol, Fagner está subindo pouco. Jô está sem ser municiado e quando recebe está muito bem marcado. Quando Camacho saiu o time perdeu o timing. Gabriel continua afoito e a saída de cantillo por cansaço deu uma parada na pressão que fazíamos no Goiás. Ainda bem que ganhamos, agora é botafogo.

Foto do perfil de Marcos Mahfuz

Ranking: 1.966º

Marcos 1.682 posts

@marcos.mahfuz em 03/09/2020 às 02:49

Primeiro, com a estatistica ou não, vendo o jogo pela otica de quem ve o jogo a olho nu, TN continua perdido, até por fazer 5 alterações em relação ao time que perdeu do SP, se você não sabe quem é o time titular(torcedor) que dirá os jogadores que precisam de treino para saber as características de cada um. Quanto as substituições, a começar pela entrada do Gabriel é pessima, porque nesse tipo de jogo é que ele fica perdido, sem saber o que fazer no meio. Ai quando eles empataram deu desespero nele que corrigiu algumas bobagens, mas só trocou o Luan que era nulo em campo aos 39 do segundo tempo, ou seja na última alteração. Duas menções honrosas de hoje, Piton e Otero (teve vontade e nessa fase que estamos tem que ser titular), Cantillo que enquanto teve folego é o ponto de desafogo no meio, quem sabe poderá ser adiantado no meio para ser o maestro desse time.

Foto do perfil de Paulo Henrique

Paulo 81 posts

@paulo.henrique520 em 03/09/2020 às 02:20

Análise perfeita mas pra mim, pra ter a mobilidade adequada, as linhas tem que ser próximas e se movimentarem defesa-ataque em bloco. Quando a bola está com os zagueiros, a linha ofensiva + meia fica longe, dessa forma:

Linha Att Luan VOL Linha Zg

Ou seja, o time fica muito espaçado e fácil de marcar, além de pouca chance de triangulações e passes rápidos pra sair bem ao ataque.

Foto do perfil de Andre Batagini

Ranking: 2.106º

Andre 1.559 posts

@batagini em 03/09/2020 às 01:46

Interessante a sua análise, realmente Ramiro e Luan tem que ter suporte posicional e quando o cantillo fez saiu o gol, quando Fagner subiu o Luan achou ele, quando o Luan tocava para o Gustavo ele sempre procurava a linha de fundo não tabelava, esse meio de campo fica pragmático, quando entra o Gabriel pronto matou o pouco de mobilidade na saída de bola, e recuou o time, mas o TN fez pior tirou o Cantillo e colocou Otero no lado errado mas repare como o Futebol do Luan cresceu quando ele viu que tinha alguém tabelando com ele no meio, foram só 15 minutos mas apareceram 5 jogadas trabalhadas, Quando TN coloca o Araos passamos a ter muita movimentação mas pouco cérebro, espero ver o Cantillo jogando com Otero pela esquerda e Luan centralizado e Araos ou Ramiro (já que você viu esse futebol que eu não vi) pela direita.