Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Raio-x dos jogadores recém-promovidos da base: estatísticas e mapas completos

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.629º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/04/2021 às 02:11
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/860290/analise-dos-jogadores-da-base-recem-promovidos-temos-excelentes-atletas-sera-que-jogarao-fora Análise dos jogadores da base recém-promovidos: temos excelentes atletas, será que jogarão fora? Análise dos jogadores da base recém-promovidos: temos excelentes atletas, será que jogarão fora? O maior motivo para a base não ser valorizada é justamente a falta de 'propaganda' para os torcedores. Não há vídeos constantes desses jogadores, mapas de... meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/861576/analise-jogadores-da-base-recem-promovidos-ii-escalacoes-ideais Análise jogadores da base recém-promovidos II – Escalações ideais https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/860290/analise-dos-jogadores-da-base-recem-promovidos-temos-excelentes-atletas-sera-que-jogar meutimao.com.br meutimao.com.br

Ultimamente andei fazendo artigos sobre os jogadores da base recém-promovidos (links acima), mostrando o altíssimo nível de capacidade e polivalência que eles possuem. Mas as análises ainda eram muito parcas. Por mais que eu tivesse conseguido vídeos do SCCP Scouts – aliás bastante elucidativos – ainda era insuficiente em termos de detalhes. E a questão é que eu não encontrava nenhum mapa ou dados mais completos dos jogadores da base - até agora.

Obter esses mapas foi um alento para mim porque, quando se trata de provar a potencialidade dos jogadores, existe uma necessidade de mostrar as coisas de maneira palpável, para dar o devido tom de veracidade, coisa que muitos ditos jornalistas não o fazem, preferindo usar de métodos falastrões, fanfarronice e sensacionalismo para convencer o torcedor. Dados e mapas são de pouca monta para eles. A lógica e a racionalidade, para eles, é coisa de “grã-fino que gosta de se aparecer”. Isso tem um nome: chama-se antiintelectualismo e é justamente um dos tipos de preconceito que origina o negacionismo, que há quatro anos atrás era considerado apenas uma teoria.

Falo essas coisas porque isso é extremamente fomentado pelo alto escalão para que suas maquinações em relação a base fiquem no obscurantismo. Por isso um Zé Perneira Corneto (vulgo Neto!) é extremamente valorizado por essa gente: porque falastrões geralmente são encarados como possuindo a lei do mais forte – e basta ver no meio político o quanto a lei do mais forte tem obscurecido a lógica e a razão. Como torcedores, há o dever de combater esse gênero de tentativas de alienação – e por isso devem dar o devido valor aos mapas de calor e outros obtidos pelos analistas de desempenho e comentaristas que valorizam tais dados, porque informação é poder .

Os dados aqui apresentados são do site Instat.

CAUÊ

O nosso centroavante e vice-artilheiro da equipe com 7 gols no Brasileirão – e que o Coelho manteve como reserva por muito tempo – até o momento era uma dúvida entre os torcedores sobre o fato de ele realmente ser tão bom finalizador assim, mas o mapa com pontos (da temporada passada) e o mapa de finalizações mostram o nível de precisão dele.

Há um detalhe interessantíssimo sobre ele: comparando ele com o Marinho, que foi o artilheiro da temporada, vi que este, nas 34 partidas que jogou, fez 19 gols, enquanto Cauê, nas 29 partidas na temporada, fez 10 gols. Como podem ver, são números bem impressionantes para quem muitas vezes entrava como reserva por imposição direta de Coelho.

MATHEUS ARAÚJO

Como dito no primeiro artigo, ele é um meia-central ofensivo armador que faz a transição para meia-atacante e meia-esquerda. O que não sabia até olhar no Instats é que ele também faz a transição para a meia-direita – o que me agrada muitíssimo, pois assim anula a previsibilidade. E como podem ver no mapa de finalizações, ele possui forte presença de área: não à toa ele foi o artilheiro do Brasileirão ao lado de Vitinho.

Ao comparar ele com Arrascareta, que foi o melhor meia do Brasileirão, vemos que apesar de ter menos partidas do que ele (26 do Matheus contra 33 do flamenguista), ele tem 8 gols enquanto que Arrascareta tem 10, e ele realizaria 30 passes com 81% de precisão enquanto Arrascareta acertou 45, mas com 79% de precisão. Com números muito próximos deste, quem antes duvidava que Matheus Araújo era uma promessa – e vi muitos duvidarem – agora fica ao menos com uma coceira danada na cabeça diante dos dados.

O Instat encontrou similaridades de jogo do Matheus Araújo em Luan (Corinthians) ao nível de 100%, Carlos Sanchez (Santos) ao nível de 99%, Sissoko ao nível de 98%, Edenílson (Internacional) e Jean Mota (Santos), ambos com 96% de similaridades. Isso é importante para mostrar o nível de polivalência dele.

RODRIGO VARANDA

A descrição dele é que ele é um ponta direita que também atua como centroavante e meia atacante. Como dito no primeiro artigo, é um bom driblador e finalizador, e possui técnica muito apurada. O Instats encontrou similaridades de comportamento do Varanda entre Marcos Guilherme (Internacional) ao nível de 100%, Marquinhos Gabriel (Vasco) e Nikão (Athlético-PR), a quem o Corinthians queria contratar.

VITINHO

O capitão com 8 gols e 5 assistências é um meia-atacante que atua nas duas pontas e se firmou como meia-armador. Notem no mapa com pontos que ele realmente é muito móvel, e observem que ele realmente possui forte presença de área e chuta muitíssimo bem de fora da área. Ele é um excelente criador de jogadas, puxa o contra-ataque e é bom em cruzamentos de bola parada.

O Instat encontrou similaridades de jogo do Vitinho em Jean Mota (Santos) ao nível de 100%, e Luan (Corinthians). Daí podemos perceber o nível de excelência dele.

Gabriel PEREIRA

O Instat encontrou similaridades entre ele e Layonel Figueroa no nível de 100%, um jogador boliviano e forte promessa do país que certamente estará nas Olimpíadas. Armador externo pela direita que transiciona para o meio, finaliza bem de fora da área e possui forte presença de área.

LUÍS MANDACA

De tanto me pedirem, acabei achando a muito custo os dados do homem! Ele joga tanto de primeiro e segundo volante quanto como zagueiro e meia-central.

Desde 2019 até agora, em todas as 9 partidas jogadas (jogou mais ano passado), ele obteve 92% de acerto de passes, tomou apenas 1 amarelo e nenhum vermelho. Seu único defeito é que ele perde muitas bolas, mas em contrapartida é um excelente desarmador: ele perdeu 25 vezes a bola e 3 no próprio campo, mas recuperaria 43 vezes e 11 no campo adversário (parte disso se deve ao esquema retranqueiro que vem de anos na base). Das 100 disputas pela bola, ele tem 66% de precisão. Dessas, 60 foram na defesa (62% de precisão) e 40 em ataque (73% de precisão).

O Instat encontrou similaridades entre ele e alguns jogadores realmente notáveis: Marc Martin Lamti, o volante alemão da seleção e a nível de 100%, Oriol Busquets (Barcelona) com 93% e Diego López (Santos) com 92%. Satisfeitos agora?

ADSON

É o meia-central que atua como meia-atacante e falso 9. Além disso, segundo informa o Instat, ele também joga como meia-esquerda, mas podemos ver que ele é bem mais versátil do que isso. Possui excelente visão de jogo.

Catalogando ele desde 2019, descobri que em 42 jogos ele daria 1295 passes com 88% de precisão, e perderia apenas 163 vezes – uma média de domínio excelente para um meia.

Felipe Augusto

Infelizmente eu não consegui catalogar os gols desde 2019, quando ele fez aquelas quantidades de gols surreais, porque o Instat não cobre o sub-15. Ele, como disse no primeiro artigo, é a maior promessa depois do Cauê. Notem que a presença de área dele é muitíssimo forte, e a movimentação em campo dele é excelente.

Guilherme BIRO

Ele é um meia-esquerda mas que se firmou como lateral esquerdo. A multa rescisória para clubes do exterior é de poderosos 30 milhões de euros. De fato, ele tem excelente movimentação e aparece até pela Zona 14. Pode-se dizer com certeza que ele é uma versão aperfeiçoada de Daniel Alves.

CONCLUSÃO

São excelentes jogadores para serem desperdiçados. Agora só jogarão com mais frequência devido ao calendário apertado de jogos, mas os rapazes sem dúvida possuem qualidade de altíssimo nível. A recomendação para que eu corresse atrás dos dados de Mandaca valeu a pena: não esperava tamanha versatilidade dele. É um Ralf aperfeiçoado, sem exageros.

Se serve de sugestão, guardem esses dados nos seus favoritos, pois é um trabalho que irá ampliar seus olhos para que se lembrem desses rapazes e de suas características com mais frequência, e como eu disse antes, informação é poder. Da minha parte, como disse antes, eu cobrarei a titularidade e o respeito a característica deles. Mancini pediu paciência pelos motivos físicos, ele está coberto de razão, mas a necessidade de adaptar o estilo em prol deles é alta. Quero crer que Mancini é capaz de fazer isso porque ele já o fez, por mais de uma vez, trocando jogadores de posição e exigindo mobilidade. Esses rapazes possuem isso de sobra, cabe lapidá-los.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Márcio Costa

Ranking: 201º

Márcio 9.585 posts

@marcio.rodrigo.costa em 11/04/2021 às 09:00

Excelente artigo, meu caro. Algo raro aqui. Apenas uma correção e uma sugestão.

Correção: você fez comparação do GP com o Figueroa, fazendo relação do boliviano com a Olimpíadas. A Bolívia não está nos jogos de Tóquio, portanto ficou estranho esse trecho.

Sugestão, complementar mais as análises com informações físicas. Acho que esse é um dos grandes pontos para todo jogador que vem da base, e com este grupo não é diferente.

De resto, está ótimo. Mais uma vez, parabéns!

Foto do perfil de Felipe Pimenta Dos Santos

Ranking: 1.581º

Felipe 2.057 posts

@fepimentas Apoiador em 11/04/2021 às 09:14

Os números provam basicamente o que sabíamos: todos eram bons jogadores na base. Resta agora saber se no profissional eles terão sucesso.

A transição da base e para o profissional não é fácil: o nível de exigência técnica e física é muito maior, o que gera descompasso de rendimento e adaptação.

Cauê, por exemplo, tem na base uma vantagem física gritante. Mas para o profissional ele é um frango, se depender de força e altura ele não vai ganhar uma bola. E foi o que ocorreu com eles em alguns jogos dos quais participou em minutos finais.

Os meias que subiram são talentosos, mas todos precisam ganhar massa. GP, num dos jogos que entrou, 'morreu' depois de dois piques, no estilo Pedrinho. A velocidade e o arranque dele, que na base parecia um foguete, apagou-se.

Em suma, todos eles já demonstram condições técnicas de serem jogadores de futebol. Agora é a hora de saber que conseguirão ser atletas profissionais de excelência. Se vão treinar no horário, cumprir determinações da fisiologia e da nutrição, se vão chegar cedo e sair tarde para se desenvolverem na plenitude etc.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Luan Cruz

Ranking: 2.005º

Luan 1.630 posts

@luanviny em 12/04/2021 às 23:46

ótimo post

Foto do perfil de Marcos Rezende

Ranking: 2.661º

Marcos 1.175 posts

@marcos.rezende1 em 12/04/2021 às 21:44

Parabéns pelo trabalho

Foto do perfil de Amaral Ric

Ranking: 1.343º

Amaral 2.370 posts

@amaral.ric em 12/04/2021 às 06:06

Parabéns, concordo

Foto do perfil de Kleysson S

Ranking: 1.175º

Kleysson 2.699 posts

@kleysson.s em 11/04/2021 às 22:32

Ótimo artigo, sei que é o meio estatístico que podemos ter como referência, mas não dá pra comparar com o profissional...o sarrafo é muito maior...prova disso Lulinha...

Mas ótimo artigo amigo

Publicidade

Foto do perfil de Filipe Pallazzi

Ranking: 432º

Filipe 6.016 posts

@filipe.pallazzi em 11/04/2021 às 22:25

Parabéns, só faltou fazer do Anthony que 3 outro jogador que também subiu da base

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.199º

Lucas 667 posts

@lucat em 11/04/2021 às 22:23

Pra mim o Matheus Araujo poderia jogar, ele ainda não tem físico, mas o garoto é monstro

Foto do perfil de Eduardo Calixto

Ranking: 4.838º

Eduardo 552 posts

@eduardo.calixto1 em 11/04/2021 às 22:21

Não acho que são diferenciados.

Mas se fizeram o feijão com o arroz, honrarem a camisa certamente vão despontar e gerar bons frutos para o time.

Mas não me iludo com essa gurizada não, precisamos lembrar que esses mesmos garotos não ganharam nada no sub-20 e, prefiro nem comentar no sub-23.

Foto do perfil de Carlos Cardoso

Carlos 11 posts

@carlos.cardoso5 em 11/04/2021 às 21:26

Artigo muito top, parabéns