Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não quis falar nada há um tempo atrás pra não comprar briga

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 343º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/03/2022 às 13:20
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

A taunsa sempre me cheirou mal.

Explico: a minha formação é em Direito e o campo que eu mais me dedico a estudar é o direito penal econômico. Em especial, o crime de lavagem de ativos (ou de dinheiro, como é mais conhecido). Inclusive, o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo para meu mestrado em direito econômico é nesse campo.

O que, basicamente, se entende por lavagem de ativos? Explicando de uma forma simples: a lavagem se dá quando você tenta converter bens, direitos ou valores provenientes de infração penal (crime ou contravenção), ou seja, que são ilícitos, em lícitos, ou, pelo menos, dá uma aparência lícita a esses ativos.

Você não ganha dinheiro quando lava. Pelo contrário. A lavagem é um gasto que o infrator tem para conseguir escapar ileso da prática criminosa. Então digamos que você ganhou 15 a 20 milhões de reais com tráfico de drogas. Você vai gastar uma parte desse valor com lavadores profissionais para que eles façam a conversão dos ativos em lícitos, compreendem? Se tiver alguém aqui que trabalhe com compliance, vai poder atestar o que falo.

O que isso tem a ver com a taunsa?

Vejam, um dos mercados que os traficantes e lavadores de dinheiro de uma forma geral adoram é o agronegócio. É relativamente 'simples' lavar dinheiro nesse mercado, se comparado a outros que impõem mais restrições.

É uma suspeita até bem simples: como uma empresa que ninguém conhecia antes, que ninguém conhece alguém que trabalhou lá... Movimenta tanto dinheiro? Isso torna uma empresa necessariamente ilegal ou envolvida com ilícitos? Não, mas é um ponto de muita desconfiança.

Não sei se tem alguém aqui do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Se tiver, essas pessoas podem atestar: traficantes adoram adquirir bens no agronegócio. Cabeças de gado, fazendas... De novo, é um mercado muito fácil de se lavar dinheiro.

Eu não vou entrar em aspectos mais técnicos pra não virar um texto cansativo e chato mas repito o que disse no título: da minha parte, a desconfiança existe desde o começo. Não falei nada antes porque seria massacrado aqui no fórum.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Atum Seco

Ranking: 95º

Atum 14.931 posts

@timao.loco.sanguibao em 01/04/2022 às 06:09

Belo tópico..o que me cheirou mal nem foi a Taunsa eu cai que nem pato, cheirou mal a história do paulinho que já estava contratado todos sabiam a 2 meses, eles chegaram do nada e só falavam de paulinho, agora descobrimos que o contrato deles nem e amarrado ao salário do paulo, e só repasse, ficou confuso isso..

Foto do perfil de Claudio Ferreira Santos

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

@claudiofsantos em 01/04/2022 às 01:22

Taunsa...Esquema do Andre$ $anchez endossada pelo Dubingo!

Foto do perfil de Giovani Ferreira Leite

Ranking: 4.618º

Giovani 597 posts

@dijho em 31/03/2022 às 16:22

Sou contador e trabalho com 95% dos meus clientes no agronegócios, vocês não tem a dimensão que esse pessoal possui, existe produtor rural que movimenta milhões com venda no mês, agora você imagina uma empresa que compra para revender para o exterior, sendo ela a terceira maior do Brasil, já ouvi muito falar na Taunsa, aqui em SP temos ainda Brasnica que é exportadora de banana, Mileide Alimentos exportadora de Palmito. Fato é que no Brasil existe modos de burlar os imposto de forma legal, essas empresas trabalham com várias outras empresas, para essa finalidade, muitas vezes estamos vendo duas empresas completamente distintas, que é do mesmo grupo. Por isso não posso afirmar se de fato é trambique ou é mesmo uma forma de ganhar nome no mercado

Foto do perfil de Vladimir Cibulskis

Ranking: 219º

Vladimir 9.266 posts

@vladimir.cibulskis em 31/03/2022 às 16:13

Nunca estudei direito, e o que me cheirou mal mesmo foi prorrogar antecipadamente os contratos dos decadentes Gil, Cássio e Fábio Santos. Não sei que nome se dá a isso.

Publicidade

Foto do perfil de Guilherme Ginjo

Ranking: 544º

Guilherme 5.143 posts

@guilherme.ginjo em 31/03/2022 às 16:01

Há tem um ponto importante. Quem quer lavar dinheiro, não dá calote, muito menos um calote midiático desse. Pelo simples fato, como você expos, o cara que precisa lavar dinheiro precisa gastar. As empresas de apostas que estão espalhadas nas camisas de clubes do mundo, não nos deixam mentir. Muito menos aqueles figurões que investem a fundo perdido, sobretudo na Inglaterra (o dinheiro do Kia é proibido aqui e celebrado lá). Então, infelizmente, a Taunse tende mais a ser uma picaretagem para aparecer, do que uma lavagem de dinheiro (pelo menos se pensarmos que seriam competentes para lavar o dinheiro)

Foto do perfil de Guilherme Ginjo

Ranking: 544º

Guilherme 5.143 posts

@guilherme.ginjo em 31/03/2022 às 15:55

Há uma lógica, no entanto (longe defender o agro - que acho que nem deveria existir já que pra mim comida não é mercadoria)... No entanto, nesse fazendão que é o Brasil, cada vez mais com a economia orientada para a exportação de material primário e grãos e alimentos, não é de se assustar que existam empresas de faturamento gigante apenas intermediando entre os grandes monocultores e o mercado estrangeiro. Não quero dizer que a Taunsa é isso ou aquilo, mas para ser um exportador de grão não precisa ter, de fato, um pé de soja, basta um escritório bem articulado.

Há um equívoco em pensar que se a Taunsa disse que atua no agro ela deveria ter fazendas, maquinário e etc. A economia está financeirizada, há tempos, e tá cheio de empresa com faturamento enorme, que não condiz com seu patrimônio, que nos diga Uber, Ifood e afins.

Da parte do Corinthians, se não se importou com a procedencia do dinheiro, espero que tenha se importando com as garantias de contrato, e ponto. Que sejam executadas as garantias se os valores não forem pagos

Foto do perfil de Joslair Mendes

Ranking: 779º

Joslair 3.873 posts

@joslair.mendes em 31/03/2022 às 15:37

Na compra de gado é a forma mais simples para se lavar dinheiro, se você comprar uma pequena quantidade por vez e deixar no estado onde comprou e não emitir nenhum documento está tudo ok.

Foto do perfil de Rafael Ch

Ranking: 256º

Rafael 8.417 posts

@rch05 em 31/03/2022 às 15:33

A empresa surgiu do nada, como a Klar, com um cara no mínimo suspeito como CEO, como a Klar, ninguém nunca ouviu falar...

A cara da gangue do Taxinha. Mais uma vergonha para a conta. Não à toa é tão difícil fazer com que as marcas grandes patrocinem o Corinthians. O retorno é gigante, a torcida é inigualável mas é tocado por um bando de quadrilheiros picaretas. Esse povo da NeoQuimica é maluco.