Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A terceirização do sócio-torcedor

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Uriel

Ranking: 2.414º

Uriel 1.316 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/05/2015 às 23:21
Por Uriel Brandão (@coutinho88)

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Hugo Higa Gakiya

Hugo 1 post

@hugohg em 05/05/2015 às 11:21

Parabéns pelo belissimo texto! Bem inteligente e argumentado!

Foto do perfil de Ancelmo Silva

Ranking: 2.348º

Ancelmo 1.357 posts

@ancelmo.silva em 05/05/2015 às 11:17

Tenho duvidas de que o Internacional, tem o programa sócio torcedor mais bem sucedido do Brasil, quantidade não é sucesso garantido, tem vários infoque, quantidade, valor, rentabilidade, fidelidade, e por ai vão, será que é o melhor;

Foto do perfil de Rhuan Carlos Tavares Lourenço

Ranking: 4.032º

Rhuan 709 posts

@rhuan15 em 05/05/2015 às 11:01

Exatamente ainda mais que essa OMNI é péssima no que faz... Site lento e de interface primaria sem informações complementares e sem graça... Atendimento por telefone horrível quem já tentou falar com os atendentes sabe como é lamentável e sofrível... Esse grupo não merece gerir o sócio torcedor do Corinthians, ainda mais sendo os valores absurdo que eles lucram só ver o balanço e o rendimento do FT...

Foto do perfil de Lauro Oshiro

Ranking: 1.042º

Lauro 3.022 posts

@lauro.oshiro em 05/05/2015 às 11:00

A verdade é que o Corinthians nunca informou qual é o custo em parceria com a OMNI, teria que ser transparente...

Publicidade

Foto do perfil de Edgard Araujo

Ranking: 5.278º

Edgard 493 posts

@edgagaaraujo em 05/05/2015 às 10:52

Só de ver no boleto o nome da OMNI, já deu um nojo incrível, queria que tivesse CORINTHIANS ali

Foto do perfil de Thiago Jorge

Ranking: 1.385º

Thiago 2.301 posts

@thiagojorge em 05/05/2015 às 10:05

Concordo.

E pra mim chega ser um CRIME envolver o UOLIXO no fiel torcedor como vem sendo feito.

Enquanto o UOLIXO não sair do FT eu não o recomendo pra ninguém.

Pronto, podem tacar as pedras.

Foto do perfil de Lipe C

Ranking: 1.413º

Lipe 2.248 posts

@fepaz em 05/05/2015 às 10:02

ótimo tópico, parabéns!

Foto do perfil de José Luiz

Ranking: 1.211º

José 2.637 posts

@jos.luiz em 05/05/2015 às 09:54

Nos já comprovamos que não temos capacidade de administrar nada a não ser o clube, por isso entregarmos nas mãos de uma empresa especializada não é ruim, o fato de eles ganharem não nos prejudica, é melhor 80%de 100 doque 100%de 50, alias é o que deveríamos fazer com o Nr, com uma especializada já teria saido, vide os suinos, que tinha um campo reformado que sempre foi chamado de palestra (a muito mais tempo que a Arena do Corinthians é chamada de itaq...ão) e já foi realizado.