Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Doentes por futebol: Não, Tite não entregou o ouro

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Guilherme

Guilherme 56 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 10/05/2015 às 21:54
Por Guilherme Limas (@guilherme.limas)

Segue abaixo texto retirado do site Doentes por futebol, uma boa reflexão para os corinthianos!

Em abril, quando o Corinthians vivia seu melhor momento na temporada até então, Tite mostrou os “segredos táticos” do Timão em rede nacional. Na matéria exibida pelo Esporte Espetacular, o treinador falou um pouco mais sobre alguns comportamentos do seu time, deu exemplos com jogadas e explicou os motivos de tais ações.

Assisti a esta reportagem ao lado de um corintiano, o mais fanático que conheço. Enquanto ele via seu técnico falar sobre aspectos táticos do time, bradou: “Pô, Tite, vai entregar o ouro? Não entrega o ouro, não!” Achei a reação curiosa, mas, por conta do seu fanatismo, relevei. Porém, de lá para cá, o Corinthians venceu apenas um jogo e, passado pouco mais de um mês desde a “entregada” do treinador, muitos torcedores (e até jornalistas) pensam da mesma forma que o meu amigo corintiano.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Mas será mesmo que em um bate papo de 12 minutos um treinador entrega seu time assim? É óbvio que não. A queda de rendimento do Corinthians não tem nada a ver com a matéria exibida na TV Globo, nada.

Primeiro porque Tite não falou nada demais. É um tremendo exagero pensar que o jogo do Corinthians se resume apenas à compactação, triangulações, cruzamentos e contra-ataque. Conversando com o jornalista André Rocha, da ESPN, o treinador do Fluminense, Ricardo Drubscky, disse que aquilo mostrado pelo corintiano é “o mais banal da dinâmica ofensiva do Corinthians, não os movimentos mais complexos.”

E mesmo que fossem “os movimentos mais complexos”, já teriam sido descobertos pelos adversários há muito tempo. Existe um departamento nos clubes de futebol voltado apenas para a análise de desempenho, os scouts. Os responsáveis por isso dissecam cada detalhe do seu time e do adversário, de características de jogo (se baseando em estatísticas) até a distância percorrida em um período de tempo. Qualquer equipe de médio porte no Brasil conta com analistas de desempenho. Eles já sabiam de tudo o que Tite disse e muito mais.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Se no pior dos casos o clube não tiver um analista de desempenho, seu treinador tem livre acesso aos jogos do clube paulista na televisão ou internet para analisar quantas vezes quiser. São aspectos simples, facilmente identificáveis por um olhar mais atento e mostrados em diversas análises táticas. Na época, destaquei aqui que o treinador brasileiro não era nenhum revolucionário e que poderíamos ver o que foi mostrado no Esporte Espetacular em equipes médias da Europa.

O verdadeiro problema do Corinthians é crônico e ofensivo: propor o jogo. É um time reativo, que joga muito bem no erro do adversário, mas que tem muitas dificuldades quando precisa jogar, quando precisar tomar a iniciativa. É esse o grande desafio do treinador: evoluir ofensivamente sem perder a solidez defensiva característica, o tão falado equilíbrio. Não à toa, Tite se espelha em Carlo Ancelotti, que arma times seguros na defesa e efetivos no ataque. O comandante corintiano parecia estar no caminho certo para alcançar seu objetivo, até que a realidade do futebol brasileiro o apanhou.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Após TRÊS MESES de bola rolando, o Timão virou “Corinthians de Munique”, “Real Corinthians”. Walter Casagrande comparou o time de Tite a três equipes campeãs do mundo: o Flamengo de Zico, o São Paulo de Telê e o Milan de Arrigo Sacchi. Fabio Sormani foi além: disse que daria para a equipe corintiana ser campeã nacional na Itália e Inglaterra e que entraria na Liga dos Campeões para chegar entre os quatro melhores. Um exagero do tamanho da história de Tite no Corinthians.

Tite e Corinthians foram colocados no mais alto pedestal do futebol como o melhor time brasileiro dos últimos tempos. Isso em três meses de futebol. A empolgação com o trabalho apresentado pelos corintianos foi muito acima da média. Muito. Vale ressaltar que, na época, ele era sim o melhor time do Brasil, talvez até da América, mas não era para tanto. E quanto maior o pedestal, maior o tombo.

Vieram as derrotas e, de gênio da tática, Tite passou a ser o ingênuo treinador que entregou seu jogo em um canal de televisão. A crítica, porém, esquece da dificuldade ofensiva que o time carrega há um tempo, esquece dos problemas financeiros atravessados pelo clube, esquece, sobretudo, que se trata de futebol e deposita tudo nas costas do treinador. Daquele que continua apresentando aquilo que há de mais próximo com o futebol europeu aqui no Brasil.

Foto: Agência Corinthians

Foto: Agência Corinthians

Em um país onde a cultura tática é fraca, essas reações contribuem ainda mais para o atraso do nosso futebol. A “renovação pós 7 a 1” passa pelo fortalecimento dos aspectos estratégicos do jogo e por um debate tático maior entre treinadores, jogadores, imprensa e torcedores. Tite fez isso, deu uma contribuição para iniciar o debate, mas foi pego pelos elementos que derrubam treinadores um atrás do outro no Brasil: imediatismo e resultado. Se os pênaltis contra o Palmeiras tivessem entrado, ou se Cássio não tivesse falhado no Paraguai, talvez não existisse essa crítica ao “ingênuo Tite”.

Depois dessa receptividade ruim, pode ser que outros treinadores fechem as portas para falar abertamente sobre seus conceitos táticos. Afinal, é o emprego dele que está em jogo. Isso só contribui para o atraso do futebol brasileiro, onde a corda sempre estoura no treinador. O homem que organiza os onze jogadores, quem mais entende daquilo que vemos todo fim de semana, não pode falar um pouco sobre isso. É um retrato de um futebol que ainda tem um longo caminho pela frente.

Link do artigo: http://doentesporfutebol.com.br/2015/05/nao-tite-nao-entregou-o-ouro/

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Urbson Santana

Urbson 192 posts

@urbson.santana em 11/05/2015 às 10:52

Não creio em muitas conquistas esse ano, mas ano que vem podem entregar as taças!

Foto do perfil de Pierri Soccol

Ranking: 5.943º

Pierri 412 posts

@soccol em 11/05/2015 às 10:46

Imediatismo. É tudo que o brasileiro pensa! Não é o fim do mundo ficar fora das decisões dos campeonatos, estamos com muita dívida, inclusive com jogadores, isso acaba jogando o time para baixo, não é culpa do Tite, parem de escolher sempre alguém para cristo e tenhamos paciência!

Foto do perfil de João Vitor

Ranking: 2.312º

João 1.386 posts

@jvrsccp em 11/05/2015 às 10:23

Pelo que eu li no texto ouve erros graves por parte de todos. Jornalistas que nos colocaram no topo do Mundo, entre os melhores da Europa. Ouve erros por parte dos jogadores, que se deixaram levar pelo tal imediatismo, que acharam que estavam por cima da carne seca, e o pior, ouve erros por parte de nós torcedores. Acredito que também temos uma parcela na culpa, pois muitos se deixaram levar pelo que os comentaristas diziam na TV, se empolgaram demais ao ponto de achar que jamais perderíamos um jogo na temporada, que se acharam no direito de zoar todos os outros rivais. Vimos pecados de todos os lados, ninguém manteve a humildade e agora estamos sofrendo, estamos tomando o tal chá de realidade. Com isso só posso dizer uma coisa, humildade sempre, independente do nosso time ser ou não ser o melhor do país, independente do que disser qualquer comentarista, vamos manter a humildade daqui pra frente.

Foto do perfil de Paulo H. Krüger

Ranking: 4.441º

Paulo 626 posts

@paulo.h.kruger em 11/05/2015 às 10:06

Eu gosto do Tite, a mídia cria um Tite. Livre arbítrio: escolha qual Tite quer acreditar.

Publicidade

Foto do perfil de Jose I

Ranking: 1.528º

Jose 2.112 posts

@stormnuken em 11/05/2015 às 09:27

Muito bom o texto.

Quebrou as pernas dos corneteiros imediatistas.

Foto do perfil de Ligia Goes

Ranking: 7º

Ligia 11.773 posts

@corinthianagoes em 11/05/2015 às 09:17

Querido Guilherme! Parabéns pela dissertação, perfeita. Me fez lembrar, um adágio muito conhecido. Faz 100, pois se fizer 99, não serve.É incrível, que ao mostramos humildade, ou sermos realmente humildes, para muitos estamos nos retratando como ingênuos. Quando se é praticamente obrigado dar uma resposta, que por sinal a pergunta as vezes já tenha sido elaborada, mas no exato momento, pode ser mudado uma virgula. Então se é tachado, que falou demais. Ai eu acredito que cada um sente o frio diferente na pele. Mas seja como for, a humildade tem que pairá sempre. É uma das coisas que sinto que os atletas deixam escapar. E, ao meu ver isso não é para ninguém. Beijos Mil!

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 316º

Marcos 7.382 posts

@valdemir em 11/05/2015 às 09:10

Senti a mesma coisa quando vi na TV Globo a reportagem, só que ai pensei:

Se ele está fazendo isso, não pode ser tão inocente, deve ter outras formações que ainda estão em sua manga...

Estou caindo do cavalo... E minha decepção aumenta a cada dia...

Foto do perfil de Gabriel Martins

Ranking: 131º

Gabriel 12.159 posts

@gabriel.martins6 em 11/05/2015 às 09:03

Muito bom